Quantas vezes você já logou no Facebook com a intenção de apenas verificar rapidamente o Feed de notícias e se deparou com um teste? Curioso, você acaba clicando nesse link e é direcionado para um questionário que será, em seguida, compartilhado no Facebook, causando também a curiosidade em uma parte de seus amigos para fazer o mesmo. Essa é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas pelo BuzzFeed.

O BuzzFeed tornou-se a força mais dominante quando se trata de geração de conteúdo viral junto a melhores engajamentos e posições nos buscadores.  Por exemplo, em 2014 o site disparou no tráfego social, mostrando-se ser 5 vezes maior do que o tráfego conquistado nas buscas. Entre as estratégias básicas se destacam o foco exclusivo em engajar a audiência por meio de links customizados, em vez de robôs.

Mas, o que é exatamente BuzzFeed? Não é apenas o site que cria questionários e partes de imagens de animais adoráveis? Sim e não. Na verdade, é um site que lida com uma ampla gama de tarefas. Ao longo desse conteúdo será possível entender melhor sobre esse site e ainda conhecer 10 maneiras de obter tráfego com o BuzzFeed. Vamos lá!

Afinal, o que é o BuzzFeed?

O BuzzFeed pode ser definido como a principal empresa da era da informação social, sendo focada de forma intensa na produção de conteúdos que sejam virais, originais e de alta qualidade – tudo isso de forma expansiva para os mais variados assuntos. Contudo, a distribuição desses conteúdos é capaz de separar o que está acontecendo na internet e assim conectar pessoas em tempo real com o que está em alta no momento.

Ele pode abordar uma cultura pop, onde os visitantes podem votar nos artigos usando emblemas como “LOL”, “win”, “OMG”, “bonito”, “inútil”, “FAIL”, “WTF”. Porém, tudo sem deixar de ser um site de notícias sério com artigos detalhados e editados pelos melhores profissionais do mercado. Em suma, é uma organização onde os gastos são destinados à produção de conteúdos virais e também relevantes.

A empresa norte-americana de mídia de notícias, fundada em 2006 na cidade de Nova Iorque por Jonah Peretti, reúne milhares de visitantes todos os meses, sendo uma verdadeira campanha social de notícias. O site é uma mistura de matérias jornalísticas junto a temáticas políticas e sociais e, claro, postagens de entretenimento.

Desde 2019 o BuzzFeed vem passando por mudanças globais, onde o foco em conteúdos diferentes vem tomando forma. No Brasil, foram reduzidos 40% do quadro de funcionários, o que diminuiu em 50% as postagens e conteúdos. Atualmente você encontra no site diversas postagens, como receitas do Tasty Demais, notícias, zueiras, listas, tudo sobre celebridades e filmes, além dos testes que todo mundo ama.

Saiba se o BuzzFeed é um site confiável 

Desde o seu surgimento, o BuzzFeed tem a ideia de mudar a forma de transmitir notícia, e,  por essa razão, as matérias são divididas em listas divertidas de curiosidades e assuntos mais sérios. O site leva em consideração, no momento de dar a notícia, apenas textos com pretensões informativas e verídicas. Com base em análises, são excluídos blogs de opiniões, sites institucionais e notícias com títulos enganosos – tudo para evitar matérias falsas dentro da plataforma.

É comum que surjam dúvidas sobre determinado assunto e se de fato o site é confiável. A boa notícia é que o próprio Google disponibiliza uma ferramenta para identificar fake news em seu motor de busca. Portanto, quando encontrar uma notícia suspeita, acesse o Google Notícias e digite a chamada na barra de buscas, assim será possível identificar outras publicações com as mesmas informações.

Na hora de saber se o BuzzFeed é ou não confiável, é importante entender melhor alguns dados, como o tempo que a empresa está no mercado, a reputação em relação à experiência dos clientes e, não menos importante, os domínios que terminam com “.com.br” que são os mais populares e seguros.

Para que fique tranquilo, o BuzzFeed está registrado há 20 anos e possui selo de segurança https ou SSL, sendo registrado pela empresa Amazon que dá validade até 05/03/2023. Esse selo de segurança é requisito mínimo para os dias de hoje a fim de auxiliar na hora de descobrir se o site é ou não confiável.

10 maneiras de obter tráfego com o BuzzFeed

1. Realize testes periodicamente

Acredite, não há esforços para ter sucesso com os conteúdos publicados pelo BuzzFeed. Não existe grupo de 5 ou 6 pessoas ”lounging’‘ ao redor de um conteúdo e reunindo imagens de animais que eles assumem que nós instintivamente vamos clicar. Na verdade, há uma fórmula no lugar: R = βz .

O “R” significa a quantidade de tráfego que o post vai chegar, o “z” é o número de pessoas que realmente vê o post, e “β” é a probabilidade de o post se tornar viral. Certamente, isso parece óbvio para qualquer pessoa que criou o conteúdo em algum ponto. A maioria de nós está ciente de que um post vai se espalhar como um incêndio por causa da quantidade de lugares que tenha sido vinculado.

Enquanto a sorte é certamente um fator, o BuzzFeed investe uma quantidade razoável de recursos para tentar descobrir a fórmula do sucesso. E, a melhor maneira de fazer isso é experimentando as técnicas dos testes A / B e analytics, muito utilizados no marketing de conteúdo. Você deve estar se perguntando como o Buzzfeed usa o teste A / B em suas análises, certo?

De acordo com a Wired (UK), o BuzzFeed usa uma máquina que analisa cada parte do conteúdo que eles publicam. Essas peças têm o seu próprio painel permitindo que a equipe analise a forma em que o conteúdo se tornou viral, comparando as “visões sementes” do site para os escaláveis “visões sociais.”

Compreender onde seu público está vindo e o tipo de conteúdo que eles estão compartilhando pode ajudar a prever como aumentar o tráfego para o seu site e todos os seus canais de mídia social. Assim, a melhor maneira de fazer isso é por meio de testes compulsivamente.

2. Tenha objetivos em longo prazo

Até o final de 2013, BuzzFeed estava tendo um número recorde de visitantes por mês. Em novembro, por exemplo, teve mais de 130 milhões de visitantes únicos, o que foi um surpreendente 350 por cento em termos homólogos. Também não deve ser surpreendente que a maioria das referências vieram do Facebook. Embora para muitos de nós, que pensamos que o BuzzFeed veio do nada, é fato que tudo demandou muito planejamento e tempo.

Dois anos depois, em 2015, o BuzzFeed mostrou que eles podem ser uma dessas empresas que estão construindo o futuro com base em metas em longo prazo. Eles perceberam as vantagens e urgência da utilização de plataformas como o Facebook, por exemplo.

O dono do site acredita que o foco baseado em longo prazo acaba sendo mais produtivo do que as chamadas “métricas de vaidade de curto prazo.” Isso quer dizer que não devemos nos preocupar com o número de “curtir” que o seu conteúdo teve ou não. Os erros servem para aprender e fazer ajustes necessários. Motivos esses que fizeram o site ser tão popular e conhecido ainda em 2022.

3. O compartilhamento das pessoas é importante

Como regra geral, as pessoas estão compartilhando mais informações onde o elemento humano se faz presente. Quando algo que é interpessoal é apresentado, essas pessoas começam a ter um diálogo interno.

Por exemplo, um teste sobre relacionamento é capaz de fazer com que os casais passem a realizá-lo e compartilhar, tudo na intenção de mostrar os resultados com o parceiro e incentivar mais pessoas a fazerem. Mesmo não concordando com as respostas, o número de compartilhamentos irá subir absurdamente em um curto período de tempo. 

No entanto, tudo aquilo que for publicado com a intenção de gerar tráfego deve ser autêntico, confiável e chamar a atenção das pessoas. 

4. Aposte em conteúdos curtos

O conteúdo deve ser curto e os vídeos, por exemplo, devem ser de aproximadamente 30 segundos. Isso porque a maioria das pessoas não têm a atenção ou tempo para assistir a um longo clipe de 5 minutos. O mesmo poderia ser dito sobre as imagens e artigos escritos, mesmo que esta peça seja um pouco mais longa.

No geral, as pessoas vivem na correria do dia a dia e querem ir direto ao ponto principal e importante do conteúdo. Isso explica porque os GIFs são virais e muito compartilháveis, tendo em vista que eles capturam emoções ou apresentam informações em um formato rápido.

5. Crie grupos

As pessoas querem conteúdos onde possam se envolver e opinar sobre o tema, e não apenas consumir. E é justamente pela interação que os testes encontrados no Facebook,  criados pelo BuzzFeed, são tão populares e que as pessoas querem interagir, divertir-se e fazer com que a sua rede queira o mesmo. 

Mas, nem tudo são diversões e jogos. Outra parte da construção de um grupo se baseia na reação e comentários dessas pessoas, permitindo que opiniões sobre o conteúdo sejam dadas. Quando isso acontece, as chances de ter mais tráfego e até mesmo uma página maior aumentam, afinal, os comentários têm um enorme poder de influência. 

6. Pense nas visitas

Alguma vez você já clicou em uma página porque não havia uma lista que chamou a sua atenção e ficou por um tempo passando inúmeras páginas de conteúdo? Certamente você se cansou e desistiu de procurar, não é mesmo? Esse ato definitivamente não aumentou o tráfego.

Quando a página conta com uma organização em listas, por exemplo, é possível aumentar ainda mais a quantidade de visualizações nas páginas do seu site. Isso porque não será preciso olhar várias e várias páginas. As pessoas costumam compartilhar aquilo que chama a atenção e é encontrado com facilidade.

7. Publique o que as pessoas querem ver

A melhor maneira de aumentar o seu tráfego é ter outras pessoas compartilhando seus conteúdos. Isso porque a rede de contatos dela terá acesso e também vai compartilhar, fazendo com que mais e mais pessoas tenham acesso ao conteúdo e compartilhem cada vez mais, tornando-o viral e bem conhecido. 

Sempre que uma pessoa faz o compartilhamento de algum conteúdo, automaticamente ela está colocando o nome da sua marca em jogo. Afinal, se o conteúdo for vergonhoso e constrangedor, ele não será passado adiante. Então, se quiser alcançar grandes massas, foque em conteúdos relevantes e que possam ser compartilhados por todos, sem que ocorram problemas. 

8. Listas e imagens não saem de moda

As pessoas são atraídas para as listas por várias razões, e a principal delas é o fato da organização e praticidade em encontrar algo, tendo em vista a correria diária e a falta de tempo. Além disso, as listas podem ser úteis na hora de nos auxiliar a lembrar de coisas. Por fim, ela pode ser, e é, de grande utilidade para inúmeras pessoas. Quando BuzzFeed publicou uma lista como “15 fatos surpreendentes”, por exemplo, todos aqueles que se interessaram pelo assunto tiveram maior interesse em entender mais sobre o conteúdo. 

Já as imagens, por exemplo, atuam com a função de mostrar o conteúdo de uma forma rápida e breve para aqueles que não querem ter o trabalho de ler ou assistir algo. Isso faz com que as imagens tenham mais chances de se tornarem viral.

9. A segurança do site é importante

As armadilhas presentes na internet são comuns e estão fazendo vítimas cada vez mais. Por esse motivo, o BuzzFeed tem uma política de não-haters que deve ser abraçada por mais pessoas. Por exemplo, quando o BuzzFeed faz uma publicação, espera-se que milhares de pessoas acessem e compartilhem o conteúdo. É aí que entra a proteção – uma forma de garantir que os acessos serão seguros.

Os internautas buscam por conteúdos contra hackers ou programas maliciosos que possam ler ou modificar qualquer tipo de informação. Isso garante a integridade dos dados inseridos ou trocados entre os sistemas, auxiliando ainda no aumento de tráfego. 

10. Tenha resultados com as manchetes de conteúdo

Estatísticas mostraram que, 8 em cada 10 pessoas vão ler a cópia manchete, porém, somente 2 darão continuidade à leitura completa do texto.

Sendo assim, para gerar resultados com o auxílio das manchetes de conteúdo, tenha títulos atraentes, cativantes e criativos, onde a chamada dê a impressão de ação. Dessa forma, você estará melhorando as chances do conteúdo ser lido por mais pessoas, fazendo com que aquelas que gostarem e se identificarem, automaticamente o compartilhem.

Aprenda a fazer seu próprio BuzzFeed

Sabemos que o principal objetivo do BuzzFeed é produzir conteúdos propagados e misturar as publicações. Mas, você sabe como fazer isso? Não se preocupe, pois iremos ensinar o que você deve fazer nessa plataforma. 

A primeira coisa a ser feita é criar uma conta e começar a escrever sua matéria ou notícia no BuzzFeed Post, momento em que você escolhe a forma como deseja organizar esses conteúdos, podendo ser em lista, quiz ou texto corrido.

Todos os posts necessitam de um título e descrição, portanto capriche na escrita. É importante focar em algo divertido ou que chame a atenção do leitor para ler o seu conteúdo. Aproveite para incluir itens diferentes, como imagens, vídeos, links, GIFs ou redes sociais. 

Depois de pronto, você pode utilizar esse post para obter tráfego, e, para isso, você precisará do URL dele, encontrado na aba links no seu perfil BuzzFeed. Caso precise atualizar o seu post ou mudar algo, é possível editá-lo e deixá-lo da forma desejada.

A partir do momento que você cria sua conta no BuzzFeed, todos os editores passam a ver seus conteúdos, podendo promovê-los caso gostem. Essa promoção é conhecida por Cat Power, uma oportunidade de sugerir 1 conteúdo por dia para a plataforma. Quanto mais conteúdos foram aceitos e promovidos pela equipe, mais serão as oportunidades de sugerir novos posts.

Tráfego do site BuzzFeed

Como percebemos ao longo de todo o conteúdo, as listas fazem sucesso entre os sites, podendo ser de qualquer segmento, desde que estejam no formato de tópicos acompanhadas de frases chamativas. Essas listas prendem a atenção dos leitores que buscam textos rápidos e alternativos. O site BuzzFeed é um dos maiores fenômenos da web, responsável pela viralização das listas de todos os tipos.

Atualmente existem aproximadamente mil sites recebendo tráfegos do BuzzFeed por meio  de desktop ao longo de todo o mundo. Com base nos dados de junho de 2022, divulgados pela Similarweb, o tráfego do site teve um aumento de 12,24% em relação ao mês de maio, tendo o Brasil como país principal.

Os interesses do público também mudaram, revelando detalhes importantes sobre as preferências do momento, que dão espaço às publicações de notícias e mídias, incluindo educação e demais opções sobre tecnologia.

Quando o assunto é o tráfego das redes sociais, o Facebook domina com 51,57%, sendo uma das maiores oportunidades para engajar o público. Com cerca de 3,3 milhões de visitas mensais, é possível perceber que o BuzzFeed é realmente um potente gerador de tráfego.

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