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Vendas e Marketing são departamentos essenciais para qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Por isso, é muito importante que estejam em sincronia e ajam como aliadas para que o desempenho geral seja melhor.
Infelizmente, essa relação não costuma ser tão boa quanto deveria. Segundo um estudo, 87% das expressões utilizadas pelos setores de Marketing e Vendas para descrever um ao outro são de cunho negativo.
Dessa forma, pode não ser um tarefa fácil, mas encontrar um modo para que as duas equipes trabalhem juntas é fundamental para o aumento de seus lucros e, consequentemente, o sucesso de seus negócios.
De qualquer modo, é bom lembrar que a ação do time de Marketing afeta a do time de Vendas (e vice-versa). Simplificando, isso quer dizer que a adoção de estratégias de Marketing só irão gerar lucro se Vendas cuidar bem dessa relação com o cliente.
Um setor não pode substituir o outro, cada informação e decisão de uma equipe complementa a outra. Por isso não há necessidade de competitividade ou inimizades entre os funcionários de cada departamento. Pelo contrário, a relação deveria se estreitar.
E como integrar Vendas e Marketing, aproveitando seu trabalho em conjunto da melhor forma possível? Como unir todas as ações, conceitos e estratégias para um Inbound Marketing bem-sucedido? Daremos algumas dicas sobre isso a seguir!
1 – Tenha metas em comum
Ao definir objetivos comuns para as duas equipes, fica bem mais descomplicado propiciar a união do traçado de estratégias entre Vendas e Marketing.
No entanto, para que isso ocorra corretamente, é necessário se certificar de que os dois times estejam no mesmo barco com relação ao plano estratégico de marketing e seus desenrolamentos.
2 – Impulsione a troca de ideias
Realizar reuniões entre as duas equipes é muito importante, tanto para esclarecer o andamento de processos e projetos quanto para trocar ideias, informações e feedbacks. É bom que essas reuniões ocorram todas as semanas, mesmo que não sejam longas.
É essencial que um setor compreenda o outro em suas dificuldades, passos, dúvidas, etc. Para estabelecer um laço mais estreito, o ideal é que cada membro de Vendas e Marketing entenda e se identifique com a experiência profissional do outro.
3 – Utilize ferramentas de integração
Um dos melhores investimentos que as empresas podem fazer hoje em dia está na tecnologia. Existem diversos sistemas integrados perfeitos para organização, planejamento, comunicação e controle de equipes.
O software ERP online (Planejamento de Recursos Empresariais) do Gestão Click é um exemplo disso. Você tem os setores disponíveis em um único local, pode acessá-los de qualquer dispositivo e ainda possui a segurança da criptografia de dados.
Como gestor, você não precisa saber tanto de tecnologia ou aplicativos modernos para utilizar o ERP. Ele é bem didático, simples e prático. Ideal para quem quer acompanhar todos os setores da empresa sem muitas complicações.
4 – Não se esqueça dos relatórios
Todas as ações e troca de informações precisam ser contínuas. Por exemplo, quando a equipe de Marketing conseguir atrair e qualificar os leads, ela precisa notificar e detalhar os acontecimentos ao time de Vendas.
A mesma coisa precisa ocorrer com Vendas. Se o setor for capaz de fechar uma compra ou se ocorrer algum problema com relação a isso, precisa relatar ao Marketing, para que ele saiba se necessita criar novas estratégias ou manter as atuais.
Esse é mais um bom motivo para que exista um sistema no qual seja possível que a equipes publiquem e visualizem os relatórios e os feedbacks contínuos diários, o que é essencial para que essa parceria seja bem-sucedida.
5 – Invista no Marketing Digital
Já mencionamos o Inbound Marketing, uma forma de atrair clientes de forma voluntária com conteúdos relevantes e originais. Está cada dia mais comum que as empresas utilizem o marketing digital e de conteúdo para aumentarem as vendas, afinal, milhões de pessoas usam a internet diariamente.
Por isso mesmo algumas sabiamente investem na contratação de agências especializadas porque, além da experiência e da segurança, elas também sabem lidar bem com o time de Vendas.
A Inside Digital é uma agência de marketing digital com uma equipe pronta para suprir suas necessidades. Eles oferecem consultoria e treinamento, desenvolvem sites, lidam com SEO, produzem conteúdo e ainda gerenciam redes sociais.
Portanto, são uma ótima opção para quem quer investir pesado nesse mercado pensando em divulgar sua marca e expandir seu negócio. Não deixe de investir no que é melhor para a sua empresa!