Saiba o que é, sua importância e como produzir conteúdos evergreen

Você já ouviu falar em conteúdo evergreen? Saiba que se trata de uma estratégia repleta de benefícios para a sua empresa, atuando no direcionamento de tráfego e novos links, sem que o assunto se perca ao longo do tempo após sua publicação, continuando relevante e atual.

Essa estratégia inteligente e duradoura é superimportante, por isso é tão necessário entender o que é esse tipo de conteúdo e como ele funciona.

Para saber mais sobre o conteúdo evergreen, continue a leitura desse material atentamente. Esperamos que ele o ajude a ter cada vez mais conteúdos aproveitáveis e não datados. Vamos nessa!

Afinal, o que é um conteúdo evergreen?

Um conteúdo evergreen pode ser definido como um material elaborado para permanecer útil e relevante por muito tempo. Diferentemente dos conteúdos sazonais ou notícias, que carregam uma relevância temporária, o evergreen segue sempre sendo atual.

O nome evergreen, em tradução para o português, significa “perene”, ou seja, que permanece durante longo tempo.

Trata-se de uma estratégia bem valiosa para qualquer site ou blog que queira manter sua presença online consistente e atrair tráfego contínuo.

Entenda a importância de um conteúdo evergreen

O conteúdo evergreen é uma estratégia vital para o marketing de conteúdo. Além de gerar valor ao longo do tempo, atua na economia de recursos valiosos.

Entre seus diversos benefícios, destacam-se: a melhoria na classificação nos motores de busca, o aumento do engajamento do público e o fortalecimento da autoridade da marca.

Seja qual for o seu tipo de negócio e o seu público-alvo, a estratégia evergreen deve ser utilizada, atraindo mais tráfego e sustentando a sua presença digital de maneira constante e duradoura.

Alguns exemplos de conteúdos evergreen

Antes de tudo, é fundamental salientar que não se tem uma regra generalizada para a produção de conteúdos evergreen. É preciso apenas compreender que o conteúdo do material a ser consumido deve ser de interesse geral e permanente.

Acompanhe alguns exemplos:

  • Textos conceituais: apresentam a definição de um conceito. Muitas vezes, estes conteúdos são iniciados com termos como “O que é” ou “Saiba o que são”, atraindo bom volume de busca. Exemplo: “O que é uma agência de marketing digital”.
  • Conteúdos em listas: este tipo de conteúdo tem boa aceitação e possibilidade de agendamentos. Durante a leitura, o leitor se depara com um elenco de informações rápidas e importantes. Exemplo: “8 dicas para posicionar sua marca na internet”.
  • Textos curiosos: falar sobre curiosidades pode dar um up na etapa de entrada do funil, considerando que se trata de um conteúdo repleto de informações diferentes e relevantes sobre o tema escolhido. Exemplo: “Tudo o que você precisa saber sobre SEO local para empresas”.

Lembre-se de que estes são apenas exemplos. Cada conteúdo carrega suas vantagens e desvantagens, o que torna essencial uma escolha bem-feita do formato que mais se adapta com o seu nicho e com as necessidades do seu público-alvo.

Quer produzir conteúdos evergreen? Saiba quais as suas vantagens

O conteúdo evergreen pode ser uma excelente alternativa, facilitando na hora de posicionar a sua empresa nos buscadores e aumentando a sua visibilidade para os futuros clientes.

Mas, mesmo com tantas vantagens, é comum que se tenham dúvidas sobre apostar ou não nesse tipo de conteúdo. Por isso, separamos os principais benefícios presentes em um conteúdo evergreen. Confira:

Reforça a autoridade da sua marca

Um conteúdo evergreen completo e de qualidade gera mais credibilidade e autoridade. Assim, atrai e fideliza cada vez mais leitores, gerando compartilhamentos e estratégias orgânicas realizadas pelos próprios usuários, os quais, além de consumir, vão recomendar o material.

Auxilia links externos

Quanto maior a quantidade de textos relevantes, maiores as chances de eles serem vistos em outros sites. Com os links, pode-se alcançar audiência de outros blogs e sites, aumentando o tráfego e a autoridade do conteúdo.

Aumenta o seu tráfego no Google

Com estratégias de SEO de qualidade, o seu conteúdo vai ao encontro do que as pessoas estão buscando, sendo relevante o suficiente para aparecer nos primeiros resultados do Google.

Melhora a estratégia de marketing de conteúdo

As estratégias de marketing melhoram o fluxo de visitas e leads, e o evergreen otimiza ainda mais, já que se trata de conteúdos que podem ser reutilizados em campanhas futuras.

Mais valor para os leitores

Os leitores têm acesso a informações úteis e validadas por muito tempo, considerando que os conteúdos continuam educando de forma contínua sempre que o texto for acessado.

Focar conteúdos evergreen torna seu site mais ativo e duradouro, gerando benefícios para a sua marca em longo prazo e valor contínuo para a sua audiência.

Dicas para escrever bons conteúdos evergreen

Os conteúdos evergreen podem ser artigos, posts e demais materiais que permanecem relevantes e úteis ao longo do tempo. Mas, para serem bons textos, algumas dicas podem ser úteis. Confira só:

  1. Tenha uma estrutura clara e organizada: explique, de forma breve, o que será abordado ao longo da leitura, dividindo os conteúdos por subtítulos claros. Procure resumir os pontos importantes, oferecendo uma chamada para a ação sempre que necessário.
  1. Escreva para o seu público-alvo: aposte em linguagem acessível e adequada para o seu público e aborde problemas comuns enfrentados por ele com soluções práticas.
  1. Utilize bons recursos visuais: é importante ter imagens, gráficos e demais recursos para complementar o texto. Se possível, invista em vídeos – além de enriquecerem o conteúdo, eles promovem uma alternativa de aprendizado visual.
  1. Considere os feedbacks: eles servem para que os seus leitores deem sua opinião, sendo útil para identificar oportunidades de melhoria e de ajustes do material sempre que necessário.

Seguindo essas dicas, é possível criar conteúdos evergreen capazes de continuar atraindo e beneficiando leitores por muito mais tempo.

Aprenda a criar conteúdos evergreen

Siga estas etapas para criar o seu conteúdo:

Escolha o tópico

Para iniciar, é preciso escolher um tópico que tenha características relevantes e atemporais. Um conteúdo atemporal faz com que as pessoas consumam no futuro, sendo relevante por mais tempo.

Evite conteúdos embasados em eventos da atualidade, pois eles podem “perder a validade” rapidamente. Foque assuntos universais, que não sairão de moda tão cedo, mesmo com as constantes mudanças.

Empregue boas palavras-chave

As palavras-chave são termos utilizados pelos usuários para pesquisarem algo nos mecanismos de busca. Isso quer dizer que, quando uma busca for realizada, ela será direcionada ao seu conteúdo, mas, para isso, estratégias de SEO devem ser utilizadas.

Ferramentas como o Google Keyword Planner e Google Trends podem ajudar no momento das buscas.

Entenda o SEO On-page e o SEO Off-page

Depois de definir as palavras-chave e o tema dos conteúdos, é hora de pensar na otimização para os mecanismos de busca, os quais são divididos em SEO On-page e Off-page.

SEO On-page: é toda a estrutura interna do conteúdo (como títulos, metadescrições e resumos) responsável por fazer com que o texto seja encontrado logo nos primeiros resultados nos buscadores da internet.

SEO Off-page: construído com base na qualidade do conteúdo, fazendo com que ele seja reconhecido por outros sites por meio dos backlinks (links de outros criadores).

São dois termos que podem certificar que o conteúdo apresentado é realmente evergreen, tendo relevância da sua elaboração e podendo ser localizado logo na primeira página e posição do Google.

Atente-se à linguagem

É fundamental ter cuidado com a linguagem utilizada e os exemplos que serão empregados ao longo do conteúdo. Sejam vídeos, posts para redes sociais ou artigos para blog, tudo precisa ser atemporal.

Procure evitar termos como “ontem” ou “hoje”, pois são palavras que tiram a atualidade do texto, não tendo sentido quando acessado meses depois.

Além dessas dicas, outros cuidados devem ser considerados, tudo para que o seu conteúdo evergreen seja relevante:

  • crie um bom título – ele precisa ser atraente, interessante e chamativo, sempre por dentro das práticas de SEO;
  • inclua imagens, gráficos e complementos que sejam interessantes ao ponto de tornar o conteúdo mais rico;
  • use e abuse dos links internos ao longo do conteúdo;
  • a URL precisa ser direta, curta e bem simples;
  • faça uma boa divulgação do conteúdo, para que ele seja linkado em outros posts e, consequentemente, mais acessado.

Por último, os conteúdos evergreen devem ser atualizados. Mesmo que escritos com muita atenção para que não fique datado, algo pode mudar depois de um certo tempo.

Entenda que a experiência do usuário deve ser única. Sendo assim, garanta que as informações estarão sempre corretas e atualizadas.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido esclarecedor, ajudando-o a conhecer e compreender o que é um conteúdo evergreen.

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