Você sabe como os chatbots podem impactar a performance SEO do seu site?

Na busca pela autoridade online e garantir máxima visibilidade em mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yahoo, o investimento em técnicas de Search Engine Optimization deve ser mais do que considerado – e aliado a outras tendências de marketing digital.

Uma dessas inovações é o uso dos chat AI: inteligência artificial em chatbots. Esse avanço da tecnologia permite um atendimento mais ágil e com uma grande economia de recursos para as empresas bem como uma satisfatória experiência do cliente.

Já tem muita gente atenta para a relação entre SEO e chat AI e seus impactos no mercado, mas, como se trata de um tema ainda muito recente, muitas informações sobre esse assunto acabam sendo um tanto confusas e cheias de jargões técnicos.

Para ajudar você a compreender melhor tudo sobre a inteligência artificial em chatbots com as vantagens do investimento em SEO, a equipe Inside Digital preparou um conteúdo mais que especial – e supercompleto!

Confira abaixo nosso guia sobre o tema e tire todas as suas dúvidas.

Boa leitura!

O que é SEO?

Vamos começar conceituando as ferramentas principais para esse investimento no marketing digital?

Como citamos acima, SEO é a sigla em inglês para otimização de mecanismos de busca, que é uma forma de adaptar o conteúdo do seu site para que ele atraia mais visitantes dentro do seu nicho de mercado.

E como isso é feito? Por meio de um conteúdo de alta qualidade, com títulos estratégicos e bem escritos, além do uso de palavras-chave direcionadas – a receita perfeita para fazer o seu conteúdo ser relevante para o algoritmo das ferramentas de busca online.

Por que eu deveria me importar com SEO?

É importante ter em mente que o SEO oferece uma série de vantagens para o seu negócio.

A primeira delas, e talvez a mais atrativa, é a sua relação custo-benefício: os visitantes que acessam o seu site por meio de práticas SEO são os chamados visitantes orgânicos, que não demandam nenhum tipo de publicidade paga como investimento.

Logo, o dinheiro que a sua empresa gastaria com anúncios reduz muito, uma vez que o seu cliente encontra o seu conteúdo sem intermédio do Google Ads, por exemplo.

Ainda, o SEO traz uma série de outros benefícios para o seu negócio, como:

  • melhora a velocidade do seu site;
  • ajuda com a credibilidade da sua marca;
  • coloca você à frente dos seus concorrentes;
  • aumenta seus seguidores nas redes sociais;
  • contribui com o estabelecimento do reconhecimento da marca;
  • garante a compatibilidade do seu site com dispositivos móveis.

E o que são chatbots de Inteligência Artificial?

Aqui, estamos falando de softwares que, por intermédio de mensagens, analisam as informações fornecidas pelo usuário por meio da NLP, a técnica de Processamento da Linguagem Natural.

Nessas mensagens, o software de inteligência artificial, integrado ao chatbot, encontra padrões, que podem vir da fala ou da escrita do usuário, que levam a sugestões para o problema apresentado ali naquele chat.

Esse tipo de tecnologia está mais presente na sua rotina do que você imagina: certamente já abriu o seu aplicativo do banco, por exemplo, para solucionar alguma questão, e lidou com a solicitação por meio de um atendimento virtual.

Essa é a inteligência artificial facilitando o seu dia a dia!

Grandes nomes da prestação de serviços e do comércio online têm adotado ferramentas de inteligência artificial – e, antes de descobrir como essa evolução da tecnologia pode ajudar o seu negócio, que tal entender melhor do que se trata?

O que é Inteligência Artificial?

Também conhecida pela sua abreviação IA, a inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que trabalha o desenvolvimento de dispositivos tecnológicos de forma a torná-los próximos das capacidades humanas de raciocínio.

Basicamente, é uma forma de tornar ferramentas digitais o mais parecido com o cérebro humano – e a ciência tem conseguido grandes avanços nesse segmento.

É por meio dos estudos nessa área que atualmente muitas máquinas conseguem perceber situações e dar sugestões de soluções, ou até resolver os problemas de maneira independente.

Sim, o futuro chegou – e ele está bem aí, no atendimento virtual de uma loja, na sua Alexa, e em mais uma série de dispositivos e gadgets presentes no seu dia a dia.

Como posso usar chatbots de inteligência artificial na minha empresa?

Todos os ramos empresariais dos mais variados segmentos podem se beneficiar do uso de chatbot. Tanto os de serviço quanto os de comércio  já estão investindo nessa ferramenta.

A principal usabilidade desse recurso é por meio do relacionamento com o cliente: melhorando a sua relação com o seu público tirando dúvidas, realizando atendimentos e recebendo sugestões e reclamações.

Veja algumas das funcionalidades dos chat AI nas empresas:

  • efetivação de pedidos;
  • automatização de vendas;
  • reunir opiniões e dados para pesquisas;
  • realização de agendamentos ou reservas;
  • compartilhamento de informações entre a equipe da empresa;
  • sugestão e divulgação de lançamentos de produtos ou serviços ao público-alvo.

Já pensou em contar com a tecnologia para facilitar todos esses processos? Agora você pode!

E como o chat AI se relaciona com o SEO?

A conexão entre SEO e chat AI é mais próxima do que você imagina – e, agora que você já compreende os dois conceitos, fica mais fácil entender essa relação.

Primeiro, a inteligência artificial já impacta o SEO por meio dos mecanismos de busca, o assunto principal do Search Engine Optimization.

Os buscadores online fazem uso de ferramentas de inteligência artificial para grande parte do seu processamento de consultas, coletando e verificando dados de acordo com a intenção de busca do usuário.

Assim, as ferramentas de pesquisa online conseguem prever, de forma mais eficaz e por meio da inteligência artificial, resultados que sejam mais compatíveis com as necessidades de busca do público, oferecendo respostas mais aderentes e satisfatórias.

Ainda, a inteligência artificial contribui para a melhora de uma das principais desvantagens do SEO: a de que o investimento demora meses, às vezes anos, para apresentar resultados oficialmente visíveis.

Logo, integrar SEO e chat AI contribui, primeiramente, para o tempo de permanência do usuário no seu site, já que seu público não vai precisar fazer buscas infinitas e infrutíferas no site para achar a informação ou produto desejado, uma vez que a inteligência artificial ajuda nesse processo.

Você também pode programar o chat AI para responder às dúvidas dos seus clientes, trazendo respostas rápidas que diminuam a rejeição do seu público no website e atestando a relevância da sua página web para os mecanismos de busca.

O SEO no chat AI também melhora a experiência do usuário, oferecendo respostas ágeis e assertivas de forma online, satisfazendo a relação do cliente com a sua marca, o que impulsiona as indicações, que levam ao tráfego orgânico, que levam a mais clientes – é tudo um ciclo!

Ainda, uma outra relação interessante entre SEO e chat AI é a das avaliações dos usuários: a classificação de um site pela experiência do cliente é um fator importantíssimo para o ranqueamento do site, e cliente satisfeitos com atendimentos AI são clientes que avaliam bem a marca.

Assim, se essas vantagens ainda não são o suficiente, pense no funcionamento 24 horas que o chatbot proporciona para o seu site. O seu cliente pode tirar dúvidas e resolver questões a hora que quiser, sem a demanda de um atendimento humanizado como nas lojas físicas.

Como implementar um chatbot no meu site?

Seja para ajudar com as suas práticas de SEO ou para promover um melhor atendimento ao seu público, a verdade é que contar com um chatbot é um investimento que vale muito a pena.

Porém, o que precisa ser feito para que a sua empresa conte com essa tecnologia?

Você pode contratar uma equipe de programadores para elaborar o seu próprio chatbot em linguagem python, ou por meio da contratação de uma plataforma que ofereça esse serviço.

Para que o chatbot do seu site performe bem e contribua, também, para os seus resultados em SEO, você também vai precisar:

  • definir bem o propósito do seu chatbot;
  • construir uma boa base de dados de atendimento ao cliente;
  • configurar as principais consultas que serão feitas ao bot do site;
  • personalizar com a cara do seu negócio e realizar uma série de testes.

Como aplicar a Inteligência Artificial na estratégia de SEO da sua empresa?

Citado ao longo do artigo, o chat AI traz uma série de vantagens que, quando em parceria com SEO, pode ser muito vantajoso para o seu negócio.

Veja de que forma a inteligência artificial trabalha bem com as práticas de SEO:

  • experiência do usuário, otimizando a navegação do site e estando disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • fidelização de clientes por meio de recomendações e sugestões que usam como base a navegação do cliente, sintetizada pela inteligência artificial;
  • algoritmos que estudam o comportamento de consumo e oferecem anúncios e ofertas que podem ser atualizados em tempo real;
  • otimização de pesquisa por voz, que é um recurso que tem ganhado cada vez mais adeptos no mundo virtual, e que tem grande peso no SEO de um site, independentemente do seu segmento.

Quer conhecer mais práticas de marketing digital que vão ajudar a alavancar o crescimento do seu negócio? Confira as soluções da Inside Digital para a sua empresa clicando aqui!

Conclusão

Agora você já tem um guia completo que destaca a importância da parceria entre SEO e chat AI!

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