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O seu negócio trabalha a pós-venda de maneira efetiva? Não? Pois saiba que você está perdendo uma grande oportunidade então.
A parte que entra após a compra do consumidor é uma das mais importantes quando falamos de engajamento, fidelização e recompra.
Quer entender melhor sobre o pós-venda e saber como utilizá-lo em seu negócio? Então continue acompanhando e boa leitura!
O que é pós-venda?
Antes de mais nada, é importante entender o que é pós-venda.
Trata-se da etapa do processo de venda existente após a compra de um produto por um consumidor a fim de torná-lo cliente, ou, ainda, apenas continuar retendo o cliente, oferecendo a ele valor e continuar gerando ganhos para a marca.
Diferentemente do que muitos pensam, a jornada do consumidor NÃO TERMINA NA COMPRA!
É necessário desenvolver um planejamento para definir o que fazer com a clientela e torná-la cada vez mais rentável. Até porque, um cliente fiel é alguém que faz propaganda da sua marca, aumentando suas chances de obter ainda mais compradores.
Também é importante dizer que essa etapa não se limita ao SAC, o que não é verdade. O pós-venda precisa ser ativo, para que cada pessoa que adquiriu seu produto se sinta importante e valorizada pela sua marca, fazendo com que tenha o desejo de voltar a comprar de você.
Como usar o pós-venda de maneira efetiva em seu negócio
Utilizar o pós-venda em seu negócio não é tão simples quanto parece. Já existem diversas abordagens diferentes para tratar dessa etapa tão crucial. Dentre essas, vamos destacar algumas importantes!
Atualize o cliente sobre o status da compra
Se o seu negócio tem meios de venda além do varejo, essa estratégia será crucial para a fidelização da clientela.
Quando alguém compra um produto ou contrata um serviço por meio da internet ou telefone, a pessoa quer saber o que está acontecendo com sua compra.
Mantê-la atualizada sobre cada detalhe que está ocorrendo, minimiza problemas como ligações recorrentes, além de aumentar a confiança dele em seu negócio, já que ele pode conferir quando o item que comprou será entregue.
Fidelize, principalmente em datas comemorativas
Um momento decisivo para mostrar o quanto você se importa com seus clientes é na data de seus aniversários.
Aproveite essa ocasião e disponibilize um cupom de desconto, faça uma oferta exclusiva ou ofereça um combo único. Independentemente do que escolher, faça-o sentir que você se importa com ele.
Isso também vale para datas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras datas comemorativas.
Promoções exclusivas são ótimos meios de recompra
Quem não aproveita um bom desconto?
Incentive seus clientes a comprarem novamente com você, dando a eles benefícios exclusivos, como cupons de desconto, frete grátis, brindes e ofertas especiais.
Além disso, é extremamente interessante trabalhar com e-mail marketing para levar essas oportunidades para seus clientes. Fora que, por intermédio desses e-mails, ainda existe a possibilidade de tornar a abordagem ainda mais personalizada, o que a transformará em algo mais relevante para quem está recebendo.
Crie um programa de fidelidade
Uma maneira que não é tão popular aqui no Brasil, mas extremamente eficaz de se realizar no pós-venda é a criação de um programa de fidelidade.
Apesar de parecer “batido”, a criação desse tipo de projeto permite que, pela recompra, o seu cliente venha a obter cada vez mais vantagens.
As milhas, programa de fidelidade utilizado por algumas empresas de voos, são muito interessantes por possibilitar descontos em passagens domésticas baseado na sua última compra.
Peça o feedback do consumidor
Pedir o feedback do consumidor é fundamental para identificar as fraquezas do seu produto. Além disso, é por esse meio que você irá obter informações como, por exemplo, se a entrega ocorreu da maneira correta.
O feedback pode ser obtido por meio de pesquisas de satisfação e formulários únicos. Até mesmo opiniões dentro de redes sociais podem e devem ser consideradas opções para conseguir feedbacks.
Além disso, pode ser interessante disponibilizar uma sessão para Reviews no seu site. Faça a seleção de algumas opiniões positivas, e a credibilidade das palavras de compradores já engajados vai ajudar na decisão de compra de outra pessoa.
Trabalhar no pós-venda vai lhe garantir ainda mais vendas
Como podemos ver, o pós-venda é um meio poderoso de aumentar a recorrência de compra de seus clientes.
Além disso, quando bem trabalhado, ele permite um engajamento ainda maior com a marca, aumenta a confiança da pessoa no seu produto e faz o nome do seu negócio se tornar uma referência na área.
Com tantas vantagens, você não pode deixar de trabalhá-lo, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso trabalhar toda a parte de conversão do possível lead até a sua fidelização como cliente – algo que a Inside Digital é especialista. Quer saber como podemos ajudá-lo? Então, entre em contato agora mesmo!