Muito se discute, hoje, a importância da inclusão e diversidade. Apesar de ser um fato de que elas devem estar presentes principalmente na sua estratégia de Marketing Digital, para algumas pessoas, isso não fica tão claro.

E, infelizmente, isso é normal. Apesar dos temas estarem em diversos debates mundo afora, entendê-los não é tão simples quanto parece.

Pensando nisso, hoje trouxemos um artigo para falar o porquê da inclusão e diversidade fazer parte de qualquer estratégia de marketing que se pretende fazer, além da importância que o assunto possui como um todo.

Aproveite e boa leitura!

A Importância da Inclusão e Diversidade

Falando de um aspecto humano, já passou da hora onde as diferenças, independentemente de quais sejam, devem ser respeitadas. Existem determinados comportamentos que simplesmente não têm mais espaço para acontecer em uma sociedade moderna.

E mesmo com isso, ainda existem seres que insistem em agir como se ainda estivéssemos em pleno século XV.

Abordando de uma maneira mais comercial e empresarial, a inclusão e diversidade são extremamente procurados por pessoas que desejam:

  1.       Trabalhar para determinada marca;
  2.       Comprar e consumir de determinada marca.

Conforme a nova geração chega, esses grupos estão mais exigentes com quem estão se relacionando. Mas isso não tem afetado apenas os mais novos.

Diversos profissionais do mercado procuram conhecer mais sobre as empresas para as quais estão se candidatando. Hoje em dia, não é apenas o avaliador que analisa o candidato; o contrário também acontece.

Segundo uma pesquisa do Glassdoor, mais de 67% dos profissionais encaram a diversidade como um importante fator ao escolher um empregador. Se o mesmo não traz esse conceito para dentro da cultura de sua empresa, esses candidatos sequer tentam competir pela vaga.

Outra pesquisa realizada em 2018 pela Deloitte, afirma que 53% dos “millennials” deixaram seu emprego atual por uma empresa mais inclusiva, mesmo que a vaga pagasse menos.

Além disso, empresas que trabalham a inclusão e diversidade lucram mais do que as tradicionais. Na BCG & TUM foi mostrado que a receita de companhias que valorizam esses conceitos é 34% maior do que as que ignoram ou não os colocam em prática.

A sociedade está mudando cada vez mais. Atitudes, valores e conceitos têm sido cada vez mais cobrados por parte do público das grandes empresas, principalmente aqueles que ferem alguma “minoria” expressiva.

O marketing inclusivo

O marketing inclusivo, seja digital ou não, trata-se de uma abordagem onde os estereótipos consolidados do mercado são deixados de lado, ou seja, nada de fazer propaganda para o “padrãozinho”.

Essa abordagem inclui a todos: homens, mulheres, negros, brancos, integrantes da comunidade LGBTQIA+, etc.

Essa é uma resposta ativa para as imagens já consolidadas no mercado, criando uma propaganda alternativa cujo propósito é, por meio da imagem e linguagem, fazer com que o máximo de pessoas sejam capazes de se identificar com o que está sendo passado.

Outro ponto a se ressaltar é que aqui todos são indivíduos, e cada indivíduo é diferente à sua maneira. Assim, ele busca respeitar as diferenças e não agride nenhum grupo.

Na atualidade, quando uma empresa comercializa para um público em específico, os consumidores vão notar os detalhes. É preciso saber integrar e utilizar estratégias diferentes para se comunicar com a maior quantidade de pessoas possível.

Por que esses conceitos precisam estar na sua estratégia de Marketing Digital

Trabalhar a imagem para o público sempre mostrou ser um desafio. E, com a existência da internet, isso é algo que se intensificou em larga escala.

Isso porque, não é apenas o seu público-alvo que comenta e emite opiniões sobre o seu produto. Qualquer pessoa de qualquer classe, etnia, opinião sexual e sexo podem abordar e falar sobre o que você vende.

Ao trabalhar a inclusão e diversidade dentro do seu Marketing Digital, você garante uma comunicação com todos os indivíduos existentes dentro do grupo social que a sua mercadoria atinge.

Quando as pessoas enxergam a sua marca como inclusiva, fatalmente elas possuem maior propensão de, ao menos, dar uma chance à solução que você propõe.

Isso não traz apenas uma melhor impressão da marca para o público em geral como também vai de acordo com os valores que as pessoas buscam cada vez mais.

O mundo nunca foi feito apenas daqueles que se encaixam nos padrões impostos pela sociedade. E isso vem se desconstruindo cada vez mais.

Se quiser fidelizar e conversar com todos os possíveis indivíduos que podem ser clientes em potencial, você precisará aderir a esse tipo de abordagem. Caso contrário, será visto apenas como mais um negócio pequeno e irrelevante.

Inclusão e Diversidade são diferentes, mas andam lado a lado

Sempre que se fala de inclusão, vem logo em seguida a diversidade. Apesar de andarem lado a lado, elas são fundamentalmente diferentes.

Enquanto diversidade tornou-se um termo mais vazio e genérico, onde apenas reflete o cumprimento de cotas dentro de uma empresa, a inclusão é uma abordagem que vai mais além.

Ela fala sobre a qualidade da experiência, onde diversas perspectivas diferentes são escutadas, estudadas e tratadas de forma individual. Trata-se de dar atenção ao indivíduo, em vez de tratá-lo apenas como um número.

Profissionais que trabalham com marketing inclusivo precisam entender o peso de cada atitude e palavra. Precisam estar cientes do impacto de suas falas e ações, e que tudo que é dito tem que ir além da intenção.

É necessário compreender que a sua propaganda, feita para homens, brancos, héteros ou de classe média, acaba excluindo, deturpando ou hostilizando qualquer pessoa que não se encaixe nesse perfil, mesmo que não seja sua intenção.

Afinal, o mundo já viu, ressaltou e endeusou demais esse estereótipo.

Apesar de delicado, é algo que precisa ser feito. Gigantes do mercado, como a própria Dove, já erraram com suas propagandas, onde o próprio público recusou o produto de um determinado comercial e categorizou a propaganda como racista.

Quando falamos desse aspecto, é sempre preciso levar em consideração a reação tanto daqueles para os quais a proposta é pensada quanto para aqueles em que ela não foi pensada.

Muitas companhias já foram além da diversidade, porém, também não é pequeno o número de negócios que apenas cumprem as cotas.

Ter sua marca associada a acusações graves não apenas coloca você em uma posição complicada com o público, como também veta e o impede de firmar outros contratos e parcerias. Ninguém quer se unir a alguém que é condenado pela maioria esmagadora.

Como trazer essa abordagem para sua empresa

Tendo em vista a delicadeza do assunto, é necessário contar com pontos de vista e abordagens diferentes em relação à maneira como trabalha a sua estratégia de marketing.

Abaixo, você pode conferir algumas maneiras eficientes para trazer a inclusão e a diversidade para dentro do seu negócio. Confira!

Contrate uma equipe diversificada

A melhor maneira de abordar o assunto é pela diversidade dentro da equipe. Ninguém é melhor para falar sobre a realidade  de um determinado público do que uma pessoa que está inserida nela.

Dê espaço e voz para todos os integrantes do seu time, principalmente se está começando a trabalhar esses conceitos agora.

Suas ideias podem lhe trazer uma perspectiva que falta ao seus olhos, permitindo-lhe enxergar abordagens dinâmicas, inclusivas e que se comuniquem individualmente, ainda que atinjam uma grande massa de pessoas.

Olhe além do seu time

Está com dificuldades para enxergar as possibilidades? Não se limite apenas àqueles que trabalham com você.

É interessante fazer pesquisas de etnografia, netnografia, de opinião, entre outras, para identificar o que as pessoas pensam.

Falar com especialistas no assunto também é uma possibilidade real aqui. Você pode querer contratar uma consultoria ou alguém que já tenha experiência com marketing inclusivo.

Trabalhe o relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um ponto crucial para quem quer trabalhar a inclusão e diversidade. Afinal, ao obter a opinião daqueles que compram e consomem seus produtos, você pode saber se está ou não indo na direção certa.

É claro que também é necessário saber filtrar. Existiram sim comentários de diversas pessoas dentro do seu público reclamando de uma determinada abordagem, mas você precisa entender como identificar aquilo que deseja como informação, seja ela negativa ou positiva.

Faça enquetes e ofereça alguns brindes como e-books exclusivos, por exemplo, para aqueles que responderem pesquisas relacionadas à maneira que olham para a sua marca.

Uma boa ideia é contratar uma equipe de mídias sociais. Eles estarão atentos àquilo que os compradores dos seus produtos vão dizer e saberão filtrar, de maneira eficiente, dados que serão preciosíssimos para continuar trabalhando os conceitos dentro do seu negócio.

Torne o seu negócio mais inclusivo e diversificado

Como podemos ver, a inclusão e diversidade tem um impacto gigantesco dentro de qualquer empresa. Apesar de ser um trabalho delicado, ele se faz cada vez mais necessário, pois com o constante aumento na exigência dos clientes, manter-se isento em relação a esses valores apenas gera uma péssima imagem do seu negócio.

Quer aprender a trabalhar esses e outros conceitos dentro do Marketing Digital? Então, entre em contato com a Inside Digital, que conta com um time de especialistas preparados para ajudar você!

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