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Você já ouviu falar em UX Writer? Sabe o que esse profissional faz e como ele impacta dentro de uma estratégia de Marketing Digital?
Se você ainda não conhece ou nunca ouviu falar a respeito, saiba que este tipo de redator é um dos mais importantes profissionais para quem quer trabalhar com conteúdo de qualidade na internet.
Quer saber o porquê seu trabalho é tão importante, os motivos pelos quais deveria procurar um e como ele impacta em seu negócio? Então continue acompanhando o artigo e boa leitura!
Afinal, o que é UX Writer?
O UX Writer é o profissional que trabalha com WX Writing. Ele é responsável por desenvolver textos dentro do design e da interface para guiar, ensinar e melhorar toda a experiência do usuário dentro de um site.
Seu principal objetivo é estabelecer uma comunicação eficiente que permita a interação tanto de empresa com cliente quanto de cliente com a empresa.
Nesse sentido, escrever para uma melhor experiência de usuário contempla não apenas artigos descritivos e tutoriais, mas também botões, menus, mensagens de erro, etc.
UX Writer ou Copywriter?
Em um ambiente digital, é bem comum ouvirmos ambos os termos. Por isso, é importante que fique claro que há diferenças entre eles.
Um UX Writer comporta textos que vão aprimorar a maneira que um visitante navega pelo seu site, trabalhando principalmente com a interface ou diretamente com o produto/serviço digital. Sua intenção é comunicar para melhorar a interação.
Por outro lado, o Copywriting está relacionado à redação publicitária, ou seja, o seu objetivo é desenvolver artigos para persuadir e vender algo para alguém.
No entanto, é muito comum que as pessoas utilizem esses termos como sinônimos, ainda que seus significados sejam muito diferentes.
Outros termos bastante comuns de serem encontrados são “copy” e “microcopy”. De maneira geral, ambos fazem referência a textos publicitários ou de experiência.
O “microcopy” refere-se ao uso mais comum de UX Design por referir-se a textos de menus, botões e em outros elementos menores. Mas é possível encontrar qualquer um deles para se referir a UX Writing.
Um UX Writer pode trabalhar diretamente com copy?
Com certeza!
Inclusive, unir ambos os conhecimentos – a criação de um artigo persuasivo e focado na experiência do usuário – pode trazer uma série de benefícios diferentes.
Isso torna um texto dinâmico, capaz de despertar a vontade de ler por parte do visitante, que sequer será capaz de notar que está sendo conduzido a tomar uma ação.
Uma escrita que transforma a experiência do usuário
Existem dois tipos de texto em UX Writing: um feito para ser informativo e outro destinado à interação.
Ambos são compostos por:
- Títulos;
- Subtítulos;
- Corpo do texto.
Esses componentes fazem parte do que é conhecido como hierarquia visual, e são importantes para deixar o texto escaneável para o usuário.
Os títulos e subtítulos precisam ser objetivos, concisos e bem claros para que a pessoa que será abordada pelo artigo seja capaz de rapidamente identificar do que o mesmo se trata.
Um texto informativo pode ser algo como uma notícia, por exemplo. Ele tem como objetivo apenas informar ao usuário e ser uma fonte onde ele possa buscar uma determinada informação no momento que desejar.
Já os artigos para interação têm a função de chamar a atenção do visitante, procurando guiá-lo e incentivá-lo a interagir com os elementos no texto. É comum que essa abordagem esteja presente em:
- Legendas de imagens;
- Call to actions (chamadas de ação);
- Mensagens de erro;
- Notificações;
- Menus, botões e outros elementos de UI (User Interface – Interface de usuário).
Esse tipo de artigo precisa ser bem assertivo, conciso e que sejam utilizadas as palavras de forma a impactar quem está lendo.
É comum que empresas especializadas em textos contem com um Copy e um UX para que possam desenvolver artigos com o melhor de ambos.
As responsabilidades do UX
Um UX Writer tem diversas responsabilidades que precisa cumprir, visto que trabalha em uma área que compõe a estratégia de conteúdo de uma marca, produto, serviço ou até mesmo empresa.
Ele não é responsável apenas pela escrita. Suas tarefas incluem entender a persona, qual o tom, estilo e voz a serem aplicados em um texto e a maneira de colocar esse artigo em diversas interfaces.
É comum que o UX trabalhe bem próximo da gerência de produto e do marketing como um todo. Nesse sentido, quem atua na área possui tarefas como:
- Atuar em conjunto com demais times para desenvolver soluções em texto para as necessidades dos usuários do site da empresa;
- Evangelizar sobre o impacto que as Copys possuem nas interfaces e incentivar a escrita como um componente do design;
- Colaborar com UX Designer e desenvolvedores para que juntos entreguem a melhor experiência de usuário possível;
- Ajudar em processos de pesquisa;
- E, é claro, criar textos.
Por que a produção de conteúdo textual é tão importante
O conteúdo de uma interface tem papel fundamental na maneira que o visitante interage com a marca. Pensando por este ponto, o texto nada mais é que uma parte do conteúdo como um todo, não concorda?
O UX impacta diretamente na experiência de interface não apenas por instruir pessoas, mas também elaborar a arquitetura da informação e a jornada do usuário.
Benefícios de contratar um UX Writer
A contratação de um UX Writer oferece diversos benefícios diferentes para qualquer empresa. Confira a seguir as principais vantagens de possuir um desses profissionais!
Comunicação focada no seu público-alvo
Com uma comunicação direcionada à experiência de usuário, é fácil criar abordagens visando o seu público-alvo, permitindo adequar a linguagem e a maneira de se comunicar com o seu cliente de forma limpa e objetiva.
Dessa maneira, ele conseguirá compreender desde o primeiro minuto o que é a sua proposta, por que deverá adquirir a sua solução e como seu serviço/produto é capaz de impactar em sua vida.
Mensagem direcionada e com entendimento mais simples
Com uma mensagem melhor direcionada, a sua compreensão é mais simples.
Existem diversas propagandas que não se comunicam bem com o público que precisam atingir, fazendo com que uma solução que tinha alto potencial de saída acabe ficando para trás em comparação à da concorrência.
Agora, se o seu lead é capaz de entender o que você está oferecendo, isso não aumenta apenas as chances de compra, como também a permanência no site, engajamento e até mesmo o processo de recompra.
Uma maneira diferente de abordar a dor do seu cliente
Na internet, se você pesquisar por 5 minutos, pode encontrar diversos e mais diversos artigos sobre os mais variados temas. Porém, poucos são aqueles que realmente se comunicam de forma clara com a realidade e a dor da pessoa que está lendo.
E esse é um ponto fundamental da experiência de usuário. Se uma solução não é capaz de resolver totalmente sua dor, as chances de que a pessoa compre novamente são bem baixas.
Utilizando de um artigo criado à base da experiência de usuário, você alinha as expectativas do comprador com o produto real, faz com que ele perceba como a sua dor é mais profunda do que pensa e o convence através da interação que a solução proposta é muito mais do que apenas um produto ou serviço.
Como aplicar o UX Writing
Escrever para uma interface e focar em experiência de usuário não é a mesma coisa que fazer um artigo para jornal ou revista.
Nesse sentido, existem alguns passos fundamentais para que se possa aplicar, de maneira efetiva, o trabalho de um UX Writer, ou seja:
- Pesquisar e compreender o contexto que será implementado no site;
- Escrever o conteúdo de maneira clara e sucinta;
- Construir conteúdo escaneável;
- Definir cores e tipografia;
- Utilizar de estratégias de Link Building com backlinks;
- Revisar todo o artigo;
- Conferir a funcionalidade da página e dos elementos interativos;
- Testar.
Após a finalização deste processo, um conteúdo estará aprovado e poderá ser colocado à disposição do público, na página da empresa.
Tenha um UX Writer e melhore a experiência do seu cliente!
Como podemos ver, um UX Writer é capaz de agregar muito a um conteúdo produzido para blog, e-book ou qualquer outro tipo de modelo que utilize escrita e que faça parte da estratégia de divulgação de um negócio.
Porém, por vezes, a sua demanda pode precisar não de apenas um único redator, mas sim de um time que tenha capacidade para criar conteúdos de qualidade que vão de acordo com a experiência do seu cliente.
Para isso, você pode contar a Inside Digital. Somos uma agência de Marketing Digital que possui grande expertise na criação e desenvolvimento de estratégias e conteúdos relacionados à divulgação dentro da internet.
Quer falar com seu público de maneira simples, eficaz e assertiva, aumentando assim seus números? Então, entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo e descubra tudo o que podemos oferecer para a sua empresa!