Índice
- O que é Martech?
- Martech com IA
- Entenda o que é Martech
- Estratégias Martech ou Marketing Tecnológico
- Qual a diferença entre Martech e AdTech?
- Conheça as principais características das Martechs
- Conheça 3 grandes Martechs bastante utilizadas
- Por que sua empresa precisa de ações Martech?
- Conheça a Inside Digital – Agência de Marketing Digital
Martech é a nova modalidade de marketing digital voltado para tecnologia que auxiliam empresas de marketing a condizzirem acampanhas de forma organizada e benéfica para as empresas. Hoje em dia 2025 as empresas MarTechs tornaram algo comum no dia dia das campanhas de markeitng digital, mas tbam pode ser otimizadas por qualquer empresa. Com isso as ferramentas que compoem as Martechs estao cada vez mais em calta, Afinal de contas como entender o que é martech e por que ela é tão importante hoje ?
O que é Martech?
Martech nada mais é do que a combinação entre as palavras Marketing e Tecnologia, originando Martech. Ela vem sendo utilizada por muitas agências de markteing digital no Brasil e fora aplicando tecnicas de marketing tradicional junto com ferramentas que farão trarão conceiros tecnológicos para empresa. Em resumo, são as empresas que conseguem unir marketing e tecnologia em seu escopo de trabalho. Ao longo deste artigo especial, iremos desenvolver esse conceito e explicar o que é Martech.refere-se ao conjunto de plataformas e aplicativos de software usados para criar, executar, gerenciar, orquestrar e mensurar os resultados das atividades de marketing.
O Martech ( conehcida por tecnologia em Marketing) vem incluindo softwares cada vez mais robustos dentro do Marketing Digital. Outras pessoas podem tambem definir martech de uma forma mais abrangente utilizando a tecnologia para vendas chamado de SalesTech e pelos Adtechs.
Desde 2023 tivemos muitos eventos importantes no mundo chamado Best of Breed Marketing Summit que foi abordado temos muito importentas como Martech ( Junção entre o Marketing e a tecnologia atual, com isso foi desenhado o Modelos Martech Map de 2023 que esta sendo disponibilizado gratuitamente em PDF anexado neste artigo sobre Martech
Estratégias Martech vem crescendo cada vez mais, atualmente existem diversos eventos sobre martech como:
IRL – Evento que ocorrerá em Outubro de 2025 no Canadá, sendo uma confêrencia exclusiva para empresas de SaaS ou que esteja relacionadas a tecnologia voltada para o Marketing
DigiMarCon – Evento que reune várias datas ao longo do ano , com uma serie de conferências de Marketing Digital destinada a profissionais de Marketing Digital e lideres Mundiais, com foco em melhorar a tecnologia das campanhas de Marketing digital de uma determinada emrpesa. Ela iniciou em 2014 e hoje tem um grande público.
SXSW 2025 – SXSW é um dos maiores eventos anuais que temos atualmente sobre Martech. Evento com foco total em networking e construir parcerias para explorar tendencias de Martech ao longo da jornada do cliente, o evento ocorreu em Londre em Junho de 2025
Atualmente as empresas martech em 2023 possuem um desafio grande com o aumento da concorrencia e a pressao economica alta, todaos e ssas forcas devem fazer com que tenhamos uma maiaor competitividade no mercado martech, consequentemente uma melhora na qualidade dos serviços.
Cada vez mais as empresas estão investindo em tecnologia de marketing digital. Podemos comprovar com a materia da Chiefmartec 2024 mostrando que mais de 14000 categorias estao inseridas em aplicacoes martech. Esse crescimento foi mais de 41% tendo um aumento de 9% em um perirodo de um pouco mais de 1 ano.
veja o crescimento de Martechs de 2011 – 2024
Áreas que mais utilizam Martech
Conforme pesquisa feita pela State Your Stack de 2025 no qual foi entrevistados centenas de profissionais de marketing. Mais de 60% dos entrevistados já estão utilizando ferramentas de Martech nos seus projetos do que há 2 anos atrás. Isso mostra um crescimento muito grande, principalmente com a IA nos dias de hoje.
veja como fica a distribuição dos seguimentos
Fonte da pesquisa: Pesquisa State of Your Stack de 2025
Martech com IA
Com a chegada da IA generativa nada mais é do que uma Ia que pode criar textos, imagens podcast e videos, funcionando muito bem em grandes modelos de linguacem para fazer análises e prever resultados diante de uma determinada ação de marketing que sua empresa poderá fazer.
A GenAI existe há anos, geralmente como um recurso de aplicativos de nível empresarial. Foi a recente democratização da GenAI, com o lançamento de ferramentas gratuitas como o ChatGPT, que gerou uma enorme onda de entusiasmo sobre suas possibilidades para a criação de tudo, desde conteúdo de marketing até campanhas completas — desde briefings de campanha, ativos, execução e otimização. Do lado das operações de marketing , a IA generativa pode ser usada para criar código. Recentemente a IA vem sendo utilizada em versoes evoluidas de assistentes de chatbot para automatizar processos ou tarefas repetivtivas em um nivel jamais visto. Esses agentes podem ser configurados para serem:
SDR – Assitentes de filtragem de leads de uma empresa a fim de conseguir qualificar um determinado lead para saber se ele faz parte de um ICP e com isso passar ele para uma reunião ou diretamente para o Closer fechar o contrato.
Suporte – Com a IA podemos desenvolver agentes de suporte para empresas que precisam diariamente responder clientes, fornecedores com perguntas pontuais ou subjetivas.
Pesquisa de mercado e NPC – Existem possivilidade muito boas para se conseguir saber possiveis gargalos em seu atendimento com a IA, pontuando Scores de satisfação entre outros.
Agentes de IA são mais complexos do que instâncias de IA generativa. As diferenças entre IA agêntica e IA generativa giram em torno de autonomia, multifuncionalidade, resolução de problemas complexos e definição de objetivos e raciocínio, áreas em que a IA agêntica tem vantagem.
Estamos em uma era de AI ( Inteligencia artificial ) fazendo com que muitas categorias e segmento de softwares e prestadores de serviços fiquem preocupados com o avanço dessa tecnologia diante disso podemos fazer um reflexão como a AI pode afetar o marketing Digital ou melhor Martech
Entenda o que é Martech
Com o crescimento da necessidade e da busca por profissionais que lidem com dados e tecnologia, a Martech se tornou uma solução ideal para muitos negócios, graças aos seus benefícios que lhe conferem retornos significativos do investimento que é realizado.
Uma martech pode ser considerada qualquer software ou ferramenta que tenha como objetivo otimizar estratégias ou campanhas de marketing, sendo o seu nome a junção dos termos “marketing” e “tecnologia”. A Martech é bastante comum entre as startups.
Através da tecnologia, a Martech visa facilitar o trabalho dos profissionais de marketing com automações, auxiliando nas tomadas de decisões e aumentando a eficiência dessas escolhas.
Atualmente, todos os profissionais de Marketing Digital estão desenvolvendo um trabalho de Martech. O termo é destinado especialmente para grandes iniciativas, projetos ou Startups que tenham a tecnologia aliada diretamente ao Marketing Digital, para juntos obterem um resultado satisfatório para a empresa.
De acordo com a imagem abaixo conseguimos ter uma noção da amplitude que o mix de fornecedores Martech pode oferecer para um projeto de automação de Marketing Digital. Isso traz uma gama de soluções gigantes para os Marqueteiros Digitais. Essa paisagem foi produzida por Scott Brinker, autor do Blog Chief Technology.
Para que um profissional de Marketing Digital esteja apto a desempenhar um trabalho Martech, o mesmo deve ter em seu CV algumas habilidades como: gerenciamento de banco de dados, habilidades em programação, raciocínio lógico e, ao mesmo tempo, humano, por estar tratando de tecnologia voltada para o usuário.
Para acessar a imagem em alta qualidade clique aqui
A Martech pode ser utilizada, por exemplo, para melhorar a performance das mais diversas iniciativas como para marcar o Brand ou conversão em alguma estratégia de Marketing. Cada vez mais, os profissionais de Marketing trabalham diretamente com o setor de TI. Em outras palavras, a Martech atua na otimização de todas as tarefas, resultando em uma série de benefícios, redução de desperdícios e a fidelização de clientes.
Diante dessa realidade, o termo Martech vem crescendo cada vez mais, utilizando várias formas de engajamento para os respectivos nichos. De acordo com pesquisas oferecidas pela DataXU – Consulting WithPR, feitas com mais de 500 entidades de Marketing, prova que mais da metade desses profissionais possuem conhecimentos em TI ou estão com profissionais de TI lado a lado.
Estratégias Martech ou Marketing Tecnológico
Muitos dos conteúdos que acessamos, itens que compramos, serviços etc., possuem muitas vezes um processo de Marketing Tecnológico, que nada mais é do que pegar o Marketing Digital e juntar com ferramentas tecnológicas para conseguir divulgar melhor e mensurar seus resultados em campanhas de Marketing Digital. Essas ferramentas vão desde monitoramento, produção a projeções.
Uma das maiores funcionalidades do Martech para uma empresa é o fato de deixar harmônico o que é tradicional com certa automação.
Principais atividades desenvolvidas pelo Martech:
1 – Gerenciamento do banco de dados de sua empresa, fazendo algum comparativo com ferramentas de BI como Tableau;
2 – Ter noções em programação para saber o que seu Target necessita e ofertar isso no ambiente tecnológico do Marketing;
3 – Ter a harmonia de desenvolver ações lógicas ao mesmo tempo humanas;
4 – Não poderia faltar o conhecimento profundo de Marketing, Marketing Digital e todas as suas vertentes;
Qual a diferença entre Martech e AdTech?
Esse é outro termo que causa bastante confusão. Mas apesar das semelhanças entre AdTech e Martech, existem grandes diferenças em seus modelos de negócios.
Enquanto as Martechs são focadas em um plano global das ações de marketing, as AdTechs (advertising e technology) têm como objetivo otimizar as tarefas de publicidade, estando limitadas apenas ao desempenho de anúncios e campanhas. Ou seja, as Martechs oferecem uma visão mais ampla, sem a limitação de uma única campanha, por exemplo.
Conheça as principais características das Martechs
Descubra quais são as principais características das Martechs e entenda como elas podem influenciar no dia a dia da sua equipe de marketing. Confira!
1. Gestão de Processos
Independentemente da qualificação da sua equipe ou do tamanho do seu orçamento, sem uma gestão de processos eficiente, as ações de marketing da sua empresa tendem a ter um resultado abaixo do seu potencial. Para isso, ferramentas podem auxiliar você nesse processo.
Essas ferramentas podem auxiliar na produtividade, organização de um projeto, na execução, entre outras tarefas, permitindo um maior rendimento de toda a equipe.
2. Automação de Marketing
Essa função é fundamental para reduzir o desperdício de tempo dos seus colaboradores com rotina de trabalho em tarefas burocráticas e que geram pouco resultado.
Com a automação, a sua equipe reduz o trabalho manual e pode utilizar esse tempo se concentrando na criação de estratégias que otimizem os resultados das ações de marketing da sua empresa.
3. Funil de Vendas
Com os benefícios proporcionados pela automação, a sua equipe pode acompanhar de perto e com maior precisão toda a jornada do usuário até a sua conversão.
Isso fará toda a diferença nos resultados, pois a sua equipe estará direcionada em criar ações que funcionem e aumente as conversões. Aqui, a Martech funcionará fornecendo insights e informações relevantes sobre o seu lead para que você o transforme em cliente.
4. Relacionamento com o cliente
Diante do desafio e da dificuldade de realizar uma gestão eficiente da base de clientes, soluções de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) são bastante úteis para otimizar todas as funções referentes ao controle desse contato.
Com esses softwares, você terá uma visão mais ampla do mercado, tendo um controle mais próximo de cada lead ou cliente em potencial, além de oferecer à sua equipe de vendas a possibilidade de criar um planejamento estratégico eficiente.
5. Mensuração de resultados
Por melhor que seja a sua estratégia, sempre será necessário realizar ajustes para torná-la eficiente. Para isso, será necessário que você faça a mensuração de resultados, uma função que também pode ser realizada pelas Martechs.
Com soluções analíticas, você poderá acompanhar todos os detalhes operacionais e aumentar os seus resultados. Isso será possível porque esses recursos permitirão que você avalie a eficiência de suas estratégias e ações.
6. Excelente custo-benefício
Com as Martechs, todas as áreas do seu negócio são beneficiadas, proporcionando um excelente custo-benefício. No longo prazo, métricas relevantes como o ROI (retorno sobre investimento) terão resultados mais satisfatórios, graças à captação de informações preciosas para o seu negócio e a boa gestão de dados.
Conheça 3 grandes Martechs bastante utilizadas
As Martechs já são bastante populares na indústria de marketing, fazendo parte do dia a dia dos profissionais da área. Conheça a seguir três grandes Martechs que são muito utilizadas!
1. Google Analytics
O Google Analytics, sem dúvidas, é uma das plataformas mais utilizadas no Marketing Digital. Focada em análise de dados, é possível encontrar nela um enorme número de informações sobre o comportamento da sua audiência para fazer uma análise precisa do desempenho das suas estratégias de marketing.
Com o Google Analytics é possível acompanhar todos os dados em tempo real, identificando métricas básicas e complexas, totalmente completas para o aprimoramento das suas ações.
2. MailChimp
Um levantamento do Marketing Sherpa apontou que mais de 70% dos consumidores preferem se comunicar com as empresas por e-mails. O MailChimp atua dentro dessa demanda, com configuração de layout dos e-mails, segmentação da lista de contatos, automatização dos disparos, além do acesso aos indicadores e métricas mais relevantes.
Por que sua empresa precisa de ações Martech?
No ano de 2016, pela primeira vez, o Brasil ultrapassou os acessos de dispositivos móveis sendo maior do que Desktops, isso pelo fato do aumento do “mobile First”. Os sites devem ser responsivos para conseguir boas posições no Google. O Martech vai muito além do Marketing Digital tradicional, é uma inteligência com tecnologia.
Conheça a Inside Digital – Agência de Marketing Digital
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