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A nutrição de leads pode mudar completamente a realidade do seu negócio. Afinal, ela tem ligação direta com o engajamento do público com sua marca.
Entretanto, aplicar uma estratégia efetiva para tal não é tão simples quanto parece. Diversos empreendedores encaram dificuldades quando o assunto são ferramentas, estratégias e métodos ligados ao Marketing Digital.
Por isso, neste artigo você irá compreender melhor o que é a nutrição de leads, como ela impacta no seu engajamento e o que é preciso para fazê-la bem feita.
Aproveite e boa leitura!
O que é nutrição de leads?
Apesar de muitos conhecerem os famosos leads, não são todos que sabem como direcionar esses consumidores em potencial para o seu funil de vendas. E piora ainda mais quando o assunto é converter um lead em cliente.
A nutrição de leads trata-se de uma estratégia para alimentar o conhecimento desse possível comprador enquanto ele viaja pelo seu funil, partindo desde o conhecimento de um problema até a etapa de compra.
Quando você “alimenta” a pessoa com um conteúdo relevante, a propensão de compra dela aumenta. Afinal, com as informações obtidas, ela está entendo o potencial da sua solução e como essa se destaca das outras do mercado.
Por que nutrir leads é importante para sua empresa?
No mercado, já existem diversas e mais diversas soluções para uma quantidade enorme de problemas. E a busca pela inovação dentro de cada setor tem sido cada vez mais acirrada.
Hoje em dia, não basta mais simplesmente ter diferenciais. É preciso conscientizar a clientela de como esses diferentes fatores que, só o seu produto entrega, pode agregar na experiência deles.
Além disso, também será preciso mais do que convencer alguém a fazer uma compra. A necessidade de fidelizar o cliente é verdadeira, sendo um fator determinante para a sobrevivência de um negócio.
Todos esses pontos são visados quando falamos da nutrição de leads. Quando ela é bem feita, você não está construindo alguém que vai apenas adquirir seu produto diversas vezes, mas certamente está investindo em um defensor engajado da marca.
Nutrição de leads e a relação com o funil de vendas
A nutrição de leads é feita por todo funil de vendas de uma empresa.
Essa é uma parte fundamental que precisa estar inserida no planejamento da sua equipe de Marketing Digital. Seja essa equipe interna ou externa.
O funil de vendas retrata toda a viagem do seu consumidor em potencial até ele se converter em um comprador e possível cliente.
Sem uma estratégia clara, não será possível produzir conteúdos relevantes que vão fazer tal comprador chegar ao final de sua viagem no funil e efetuar uma compra ou adquirir o serviço oferecido.
Como fazer uma boa nutrição de leads
Abaixo, você irá conferir algumas dicas simples, mas eficazes, para conseguir realizar uma boa nutrição de leads. Começando por:
Planejamento é essencial
Faça reuniões e alinhe seus interesses com a estratégia da sua equipe de Marketing Digital.
Essa é uma etapa imprescindível, pois é durante essas reuniões que fica claro para quem o conteúdo está sendo produzido e como ele deve ser feito para conseguir atingir determinada pessoa.
Além disso, na etapa de planejamento também fica claro o quanto será preciso investir nesse campo para que possa atingir a visibilidade que a sua marca precisa.
Lembre-se também que a conversão pode ser um processo mais lento dependendo do seu segmento. É importante equilibrar a sua estratégia para que o volume de leads dentro do funil possa compensar o tempo da viagem do possível comprador até a compra.
Obtenha dados relevantes do seu público-alvo
Para que possa acelerar essa viagem e trabalhar nos fatores recompra e engajamento, conhecer o seu público-alvo é fundamental.
Busque dados relevantes e trace diferentes perfis que podem se interessar pelo seu produto. Também é interessante realizar pesquisas com pessoas que já adquiriram seu produto ou serviço a fim de compreender melhor o que eles buscavam quando decidiram comprar algo com você.
Tenha conteúdos relevantes
Apesar de parecer óbvio, a produção de conteúdos relevantes e de qualidade não é tão simples quanto parece.
Comunicar-se de maneira correta, atrativa, persuasiva e natural é uma tarefa difícil e, ao mesmo tempo, necessária.
Afinal, a nutrição eficaz de leads só pode ser feita se o seu público compreende a linguagem do conteúdo e percebe a sua importância. Por isso, é importante que a sua equipe de Marketing Digital seja capaz de lhe entregar materiais verdadeiramente relevantes.
A nutrição de leads pode mudar seu negócio
Como podemos ver, a nutrição de leads é algo extremamente importante para conseguir converter uma venda e a possível fidelização do interessado em seu produto.
E essa fidelização não se mostra um diferencial apenas em vendas, como também permite uma maior visibilidade da marca, criando alguém que irá defender e divulgar o seu negócio, justamente porque confia nele.
Precisa contar com uma equipe de Marketing Digital que seja capaz de ajudá-lo na nutrição dos seus leads? Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como podemos ajudar voce!