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Se você está buscando dicas de marketing digital para pequenas empresas, provavelmente é porque percebeu que a internet é um mar de oportunidades para qualquer empreendedor.
Pouco importa se você tem uma padaria ou um supermercado: as estratégias online certamente podem aumentar muito os resultados do seu negócio.
Nas próximas linhas falaremos um pouco sobre 4 estratégias baratas e poderosas que podem ser implementadas ainda nesta semana por você. Se precisar de um acompanhamento mais próximo, basta entrar em contato conosco!
4 Dicas de marketing digital para pequenas empresas
Confira as sacadas abaixo e, se puder, deixe um comentário no texto!
Dica 1 – Crie conteúdo relevante
Talvez você nunca tenha se atentado a isso, mas a internet é movida a conteúdo.
Se não existissem pessoas e empresas dispostas a criarem conteúdo de qualidade, o que nos levaria a passar horas pesquisando no Google ou rolando a timeline do Facebook?
Quando falo de conteúdo, não estou me referindo apenas a textos. Um conteúdo também pode ser um vídeo, um podcast, um meme, uma tirinha e assim por diante.
Quando você cria conteúdo de qualidade que interessa ao seu público-alvo, automaticamente aumenta o engajamento do seu negócio. Você já não é mais aquela marca que só quer vender o tempo inteiro… Você está ali para ajudar as pessoas!
Ok, mas criar conteúdo sobre o quê?
Essa é uma pergunta clássica. A resposta, na verdade, é bem simples: crie conteúdo sobre as dúvidas e dores dos seus clientes.
Quais são as perguntas que você mais recebe dos consumidores? Faça uma lista e comece a escrever (ou pague alguém para fazer isso).
Uma loja de suplementos, por exemplo, poderia criar artigos e vídeos sobre:
- Como emagrecer
- Como ganhar massa muscular
- Como fazer exercícios físicos em casa
- Quais os melhores suplementos para emagrecer
- Para que serve o whey protein
- Como escolher um bom whey protein
- Quais exercícios emagrecem mais
As possibilidades são diversas. E o melhor: a mesma lógica serve para uma padaria, uma loja de pesca, uma livraria etc.
Dica 2 – Esteja onde o seu público está
Quer usar a internet para atrair mais clientes? Então saiba exatamente onde esses clientes estão.
Se o seu público-alvo não é fã de vídeos, por que você investiria tempo e recursos publicando dezenas de vídeos no Youtube?
Se os seus clientes não estão no Instagram, por que você quer ter uma conta lá?
Parece trivial, mas infelizmente muitos empreendedores ainda erram nessa questão. Não existe “a melhor rede social”, o que existe são redes sociais em que o seu cliente está e aquelas onde ele não está.
Pense nisso para tornar as suas estratégias muito mais eficientes e rentáveis.
Dica 3 – Faça anúncios
Você sabia que hoje em dia é possível usar o Facebook para fazer anúncios super segmentados?
Com menos de 10 reais por dia você pode anunciar para pessoas de acordo com:
- Idade
- Gênero
- Região (País/Estado/Cidade/Bairro)
- Interesses específicos
- Comportamento
Se você tem uma loja de moda feminina no centro de São Paulo, por exemplo, não faz sentido gastar dinheiro anunciando para homens que moram no Rio de Janeiro.
Infelizmente, muitas vezes são esses os resultados que a publicidade tradicional, feita em rádio, TV e jornal nos dá.
No marketing digital é diferente: você direciona seus anúncios somente para aquelas pessoas que tenham características interessantes para o seu negócio. Naturalmente, isso aumenta muito as suas chances de conversão.
Dica 4 – Analise muito bem as suas métricas
Depois de criar seus conteúdos, estar presente nas mesmas plataformas que os clientes e anunciar, chegamos à etapa final: analisar os resultados!
Quantas vendas vieram dos posts no Facebook?
Quantos clientes o blog me trouxe?
Qual é a participação do Instagram nas vendas do negócio este mês?
Tudo isso nós conseguiremos responder utilizando ferramentas simples e gratuitas como o Google Analytics.
Essa é a mágica do marketing digital: além de ser muito mais barato de fazer, ele ainda nos traz métricas exatas e confiáveis para entendermos o que funcionou e o que precisará ser mudado.
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Gostou das dicas de marketing digital para pequenas empresas?
Como já dissemos no início do texto, a Inside Digital é uma agência especialista em ajudar pequenos e médios negócios a prosperarem usando a internet. Se precisar de uma mãozinha, entre em contato e vamos conversar melhor!