A venda de produtos de informática, mesmo em tempo tão cibernéticos, não é tarefa fácil. O empreendedor precisa desenvolver em suas estratégias pontos importantes, entre elas ferramentas do marketing digital.
Uma loja de informática que opta por seguir uma linha de medidas orientadas pelo marketing digital e une a uma gestão empresarial eficiente, consegue excelentes resultados. Seja por alcançar maior número de clientes, ou por tornar a empresa preparada para os mais diferentes dilemas da administração do negócio, são decisões necessárias, independentemente do porte da loja.
Vamos apresentar a seguir 4 dicas importantes para conciliar o marketing digital à gestão administrativa de uma loja de informática, com objetivo de melhorar vendas e reduzir custos.
# 1 – Empregar uma gestão de marketing digital
Ora, a primeira coisa a fazer para que sua loja de informática caminhe nesse aspecto, é dar espaço a uma gestão de marketing digital. Caso tenha estrutura e condições financeiras para contar com profissionais especialistas nesse nicho, é uma ótima forma de fazê-lo. Contar com funcionários que tenham tamanha experiência, somará demais à empresa.
Porém, se seu negócio é estilo e-commerce, por exemplo, terá à disposição consultorias em marketing digital que montará planos específicos para sua loja. No mercado existem compromissadas empresas prontas para melhorar a imagem e fornecer as melhores estratégias para dar a competitividade necessária à sua marca. Sempre desenvolvemos trabalhos de SEO para nossos clientes no caso veja o GUIA de SEO para iniciantes.
# 2 – Explore a tecnologia da internet
Pensando em qualquer pretensão que tenha na internet, precisará investir em ações básicas. Não há como levar seu formato de negócio sem uma página na web. Então, investimento em sua identidade visual nas redes sociais, e associá-la a conteúdos significativos, serão uma ótima estratégia de marketing digital.
Mas, existem maneiras certas de seguir esse caminho. Não é apenas criar uma fanpage numa rede social. É todo um processo protocolar para se lançar no mundo da internet. Precisará definir o perfil do cliente que deseja abraçar, tipo de linguagem que abordará, qual material usará para chamar atenção e tantos outros.
# 3 – Nada acontece sem uma gestão empresarial
Sua loja de informática não vive só de uma boa imagem, precisa ter instrumentos administrativos que a tornem dinâmica. Sua empresa já emite nota fiscal eletrônica? E como faz o controle do livro caixa? As vendas são interligadas ao financeiro? O empreendedor que não consegue responder essas perguntas, está com sérios problemas em seu controle financeiro, por exemplo.
O caminho certo numa situação como essa, é simultaneamente, investir em ações de marketing digital e num sistema ERP online. Esses dois devem seguir em sintonia, assim a loja de informática conseguirá atender a demanda de clientes, e honrar compromissos seja com fornecedores ou obrigações fiscais.
Essas questões fiscais são muito cobradas da empresa como lojas de informáticas, que trabalham com diferentes tributações, pois comercializam produtos importados. É preciso ter ferramentas que possam ajudar a evitar problemas com os órgãos fiscalizadores.
Eficientes softwares de controle financeiro estão disponíveis, e conseguem ligar informações desde a venda até a baixa de um título pago por seu cliente. Emitem os documentos fiscais, e deixam prontos para enviar o consolidado financeiro para Receita Federal e Fazenda. Vale conhecer e adotar a suas rotinas administrativas.
# 4 – Venda versus estoque – equílíbrio que faz a diferença
Num cenário em que todas as suas ações de marketing digital funcionem, será que sua empresa conseguirá atender à procura dos clientes?
Novamente usando o exemplo de uma loja de informática online: tal empresa lança uma campanha em seu site, mas não alinha as informações das promoções com os produtos disponíveis em estoque. Certamente terá inúmeras reclamações, causando bastante transtorno com seus clientes.
Isso mostra que estoque e vendas só renderão trabalhando juntos. Utilizar programas de controle de estoque é a forma certa de criar esse vínculo. Já a partir do orçamento, o vendedor verá a disponibilidade dos produtos armazenados, evitando vender o que está em falta.
O estoque, por sua vez, visualizará as vendas e rapidamente prepara a saída do pedido, e solicitará reposição das mercadorias mais vendidas.
Portanto, é importante sempre traçar suas estratégias de marketing digital ligadas à sua capacidade de vendas no momento. A ideia é que seja potencializada, mas só ofereça o que pode atender. Ter pronto até planos de entrega, caso o transportador falhe, é fundamental para o sucesso de sua loja de informática.