Descubra como alcançar novos pacientes por meio da gestão de redes sociais e quais os benefícios desse serviço para profissionais da saúde.

A gestão de rede social para médicos é um serviço relativamente novo e pouco conhecido por profissionais da saúde. Porém, ela pode transformar a carreira de médicos que buscam alcançar mais pessoas e melhorar sua presença digital.

Para quem tem uma rotina tão complexa, pode ser complicado conciliar o gerenciamento das mídias com a prática da medicina, sobretudo em um mundo no qual estar online é essencial.

Diante disso, a gestão de rede social para médicos surge com o intuito de elevar as estratégias de marketing digital para pequenas empresas e profissionais independentes. A principal finalidade é posicionar o perfil profissional, ganhando visibilidade e autoridade em seu segmento.

Neste artigo, confira qual a importância da gestão de rede social para médicos, como fazer, os benefícios e muito mais. Continue a leitura!

Gestão de rede social para médicos: qual a importância?

Com o avanço do desenvolvimento digital, a presença online se tornou decisiva para a reputação e captação de novos pacientes.

Basta imaginar que, hoje em dia, as redes sociais também funcionam como uma ferramenta de pesquisa. Isso porque diversas pessoas consultam as redes sociais de profissionais antes de buscar um serviço. 

Segundo um levantamento da We Are Social e Meltwater, 69% dos brasileiros usam a internet para buscar produtos e serviços. Logo, fica evidente que deixar de investir em uma presença forte online pode ser um grande erro.

As redes sociais se tornaram um canal direto de comunicação entre profissionais de saúde e seus públicos. Elas permitem que médicos compartilhem seu conhecimento, construam autoridade e gerem confiança.

Assim, a gestão dessas plataformas para médicos vai muito além ter apenas um perfil ativo, já que também se trata de criar uma estratégia de comunicação que eduque, atraia e fidelize pacientes.

Vale lembrar que médicos, com suas rotinas atribuladas, dificilmente têm tempo para se dedicar às redes sociais. Ou seja, é natural que, no dia a dia, a criação de conteúdo e as interações nas redes sociais acabem ficando em segundo plano.

Assim, contar com uma agência de marketing digital que ofereça o serviço de gestão de rede social para médicos facilita a gestão de todas as redes sociais do profissional. 

Rede social para médicos: o que diz o CFM?

Uma preocupação comum entre os profissionais que buscam o serviço de gestão de rede social para médicos é sobre o que diz o Conselho Federal de Medicina (CFM) com relação ao tema.

De acordo com uma atualização nas regras para publicidade médica (Resolução CFM n. 2.336/2023), o CFM agora permite que o médico:

  • divulgue seu trabalho nas redes sociais;
  • faça publicidade de equipamentos disponibilizados em seu local de trabalho (com propósito educativo);
  • utilize imagens de pacientes ou direto de banco de imagens.

O objetivo é viabilizar o direito do médico de mostrar seus serviços à população, desde que respeite a medicina e as diretrizes de publicidade para médicos.

Assim, eles possuem a permissão de mostrar, em fotos ou vídeo, o seu local de trabalho, bem como revelar seus resultados comprováveis (sem identificar os pacientes). 

Gestão de rede social para médico: como fazer?

Ao contratar um plano de gestão de redes sociais para médicos, fica simples gerenciar todas as partes que envolvem as mídias.No serviço oferecido pela agência de marketing digital Inside Digital, por exemplo, você tem acesso a serviços como:

Planejamento e cronograma de posts a serem feitos

A gestão de redes sociais no marketing médico deve desenvolver um planejamento sólido para a marca pessoal. 

Neste contexto, a agência elabora a definição de temas relevantes, a frequência de postagens e o cronograma claro.

Assim, o planejamento garante a consistência nas publicações.

O serviço mantém o perfil ativo e oferece conteúdos que abordam tópicos na área da saúde e na especialidade. Isto, é claro, feito de forma informativa e educativa.

Criação de um target a ser seguido

Basicamente, a definição do target diz respeito ao público-ideal do médico. Assim, o target pode variar conforme a especialidade do médico e o tipo de paciente que ele deseja atrair. Para isso, a agência considera fatores como:

  • faixa etária;
  • localização geográfica;
  • condições de saúde mais recorrentes;
  • interesses específicos do público.

É fundamental que o público seja definido com precisão para o conteúdo ser direcionado de forma eficaz.

Criação das campanhas Ads para redes sociais

Para alcançar mais pessoas e atrair novos pacientes com a gestão de rede social para médico, a agência pode fazer a criação de campanhas no tráfego pago, como Facebook e Instagram Ads.

Elas têm o potencial de alcançar um público novo em menor tempo, além de ser segmentada para uma audiência determinada pelo objetivo do profissional.

Por exemplo, é possível criar campanhas pagas direcionadas a fazer o cliente entrar em contato para agendar consulta, enviar uma mensagem ou saber mais sobre um serviço.

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Pesquisa e estudo na elaboração das artes e textos

Outras tarefas que a agência pode realizar são a pesquisa, o estudo e a elaboração de artes e textos para conteúdos digitais (essas artes e textos, por sua vez, são a composição dos posts ou outros materiais a serem divulgados). 

Desse modo, o profissional não precisa se preocupar em ter que criar tudo sozinho, pois há o time especializado em gestão de redes sociais que possui expertise nisso. A equipe cria materiais que transmitem credibilidade e clareza, além de serem esteticamente atraentes.

Elaboração de relatório mensal

A elaboração de relatório mensal está relacionada à avaliação de indicadores de desempenho das estratégias implementadas no marketing médico.

Deste modo, este relatório serve como um documento para viabilizar uma análise detalhada das métricas de engajamento alcançados no perfil profissional do médico.

A principal finalidade é assegurar que o serviço de gestão de rede social esteja alinhado com os objetivos do médico e gerando resultados tangíveis.

5 benefícios de ter uma presença forte nas redes sociais para médicos​

É inquestionável os benefícios de se ter uma presença forte no digital para médicos, proporcionando inúmeros benefícios.

Tendo isso em vista, confira os principais motivos para investir em um serviço de gestão de rede social.

1. Aumento da visibilidade e alcance

As redes sociais abrem espaço para que profissionais de todas as áreas, incluindo médicos, possam aumentar sua visibilidade e alcançar mais clientes e pacientes.Ao construir uma relação de confiança e fornecer informações relevantes, o médico pode atrair novos pacientes e fidelizá-los, identificando-se com a comunicação e o estilo de atendimento demonstrados nas redes.

2. Educação e conscientização da população

Contratar um serviço de gestão de rede social para fortalecer a presença digital da marca pessoal também possibilita ao profissional educar e conscientizar a população sobre assuntos relacionados à sua especialidade. 

O médico pode utilizar suas plataformas para disseminar informações de qualidade. Isso inclui abordar assuntos que eduquem o público sobre temas relacionados à saúde, a prevenção de doenças e a tratamentos.

Nesse sentido, a equipe responsável pela produção de conteúdo na gestão da rede social para médicos posiciona o médico como uma fonte confiável de conhecimento.

3. Fortalecimento da confiança do paciente

A busca por médicos na internet cresceu cerca de 50% nos últimos quatro anos. Em meio a isso, as pessoas tendem a se consultar com médicos que passam confiança nas redes sociais.

Mais do que em qualquer outra área profissional, a da saúde deve passar credibilidade, autoridade e segurança de seus procedimentos. 

Graças às redes sociais, portanto, os médicos conseguem construir um relacionamento mais próximo com seus pacientes, especialmente quando há uma presença forte de marca.

4. Diferenciação no mercado

O setor médico no Brasil é altamente demandado e, ao contrário de outras profissões, o mercado está cada dia mais concorrido por profissionais de alta qualificação.

Dessa forma, contratar uma gestão de rede social para ter uma presença digital bem estruturada com relação aos concorrentes se faz indispensável.

5. Fortalecimento da reputação da marca pessoal

Outro ponto que a gestão de rede social para médicos fortalece é a reputação da marca ao garantir uma comunicação profissional e consistente.

A gestão desenvolve conteúdos e abordagens digitais que educam e engajam o público, tornando o médico uma referência em sua área.

Agência para gestão de rede social para médicos

A agência de marketing digital Inside Digital é referência em posicionamento digital para médicos e clínicas médicas, promovendo o serviço de gestão de rede social.

Aqui você encontra uma equipe qualificada para elevar a sua presença nas redes, independentemente de onde você estiver no Brasil.

Para contratar a gestão de redes sociais da Inside Digital ou saber mais, basta entrar em contato por um de nossos canais de comunicação. Aproveite!

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