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Você sabe o que é conversational marketing? Já ouviu falar a respeito do termo ou sobre o assunto?
Essa é uma das últimas e maiores tendências do marketing digital. Ela busca trazer uma abordagem diferente que vai permitir que a sua marca seja capaz de se comunicar de maneira mais eficiente com o seu público.
Mas, por que seria tão eficiente e o que ela é capaz de oferecer? A resposta para todas essas perguntas você vai conferir agora. Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que é conversational marketing
Conversational marketing ou, traduzindo diretamente, marketing conversacional, é a estratégia que mais promete para 2023, sendo uma das maiores tendências do setor de marketing digital deste ano.
Ela é focada em conversas automatizadas em tempo real para conduzir potenciais clientes por intermédio da jornada de compra.
Nesse tipo de abordagem, não há espera por parte do consumidor, pois os fluxos de comunicação são previamente programados para fazer com que o seu atendimento possa acontecer a qualquer momento sem a necessidade da intervenção ou contato humano, eliminando a necessidade de um atendente diretamente direcionado para tal.
Isso permite economizar recursos, ao mesmo tempo que realocar pessoal. No entanto, não extingue a necessidade de um atendimento humano, pois podem existir dúvidas que os usuários possuam que não estejam pré-programadas, ou então, a pessoa que deseja adquirir o seu produto apenas queira falar com alguém ao invés de um bot.
Falando nisso, todas as conversas feitas nesse tipo de marketing são feitas por meio de mensagens de chatbots que reproduzem diálogos reais, humanizando o contato digital entre marcas e pessoas.
Portanto, fundamentalmente, o conversational marketing tem como objetivo melhorar a comunicação com leads e clientes.
Para isso, ele utilizará o conhecimento humano, as tecnologias de automação e a inteligência artificial para criar e desenvolver relações duradouras entre um negócio e seu público. Tudo isso utilizando uma tecnologia já conhecida: os chatbots.
Chatbots: o que é esse recurso
Chatbot, na prática, é uma automação que conversa com seus leads e clientes. Em tradução livre, seria um robô de conversas.
Certamente você já foi abordado por um. Lembra daquele ícone de whatsapp que estava adaptando em algum site que entrou? Aquilo é um chatbot.
No entanto, é importante que fique claro que tudo por trás desse robô é feito por humanos. Assim, é possível criar fluxos de conversas com diversos gatilhos que possibilitam tirar dúvidas ou levar um cliente a uma compra.
Ou seja, os chatbots são um programa de computador pré-programado para simular uma conversa humana. Ao utilizar um deles, empresas conseguem automatizar tarefas em escala, ganhando tempo e tendo mais liberdade para resolver problemas complexos.
O que se pode fazer unindo chatbots e marketing conversacional?
Ao unir os chatbots com conversational marketing, é possível atingir novas possibilidades, tais como:
- Qualificar os atendimentos de vendas e priorizar os que necessitam de mais atenção e/ou proximidade;
- Enviar ofertas, cupons, lembretes, convites e até materiais de qualidade que encaminham o lead diretamente ao meio ou fundo de funil;
- Criar fluxos de respostas automáticas que qualificam e nutrem o lead durante a conversa, direcionando-o para venda final;
- Acompanhar a performance do seu processo de vendas em tempo real;
- Direcionar seus contatos para outras páginas ou canais de atendimento como WhatsApp;
- Enviar links de atendimento, pesquisas ou inscrições de eventos;
- Abrir novas negociações dentro do seu próprio CRM enquanto atende um cliente em potencial;
- Atualizar ou alterar a etapa de um status dentro do seu CRM;
- Entre outros.
Logo, percebe-se que, além de otimizar e estreitar a comunicação entre marca e lead/cliente, essa abordagem de marketing ainda oferece funções que aumentam a eficiência do atendimento em muitos outros aspectos.
Além disso, apesar de termos citado o WhatsApp, é preciso dizer que qualquer canal de sua escolha, como Facebook Messenger e Telegram, pode ser trabalhado utilizando o chatbot.
Isso garante que você tenha diversas opções disponíveis para o seu lead, que poderá entrar em contato com sua empresa da maneira que ele achar mais confortável.
Quais os benefícios de utilizar ambos em conjunto
Além de saber o que é conversational marketing, é interessante conhecer quais as vantagens que a abordagem oferece. Abaixo, confira mais a respeito das vantagens!
Atendimento 24 horas
Quando você conecta seu atendimento ao chatbot, está garantido que qualquer pessoa que desejar será atendida, independentemente do horário do contato. Ou seja, é atendimento 24 horas por dia, 7 dias na semana. Assim, estar disponível todo o tempo certamente vai lhe garantir oportunidades de negócio que sequer imaginaria.
Escalabilidade de atendimento
Um grande diferencial desse tipo de marketing é a escalabilidade de atendimento, que gera constantemente novas oportunidades.
Os robôs de conversa ainda possibilitam evitar filas de atendimento, melhorando a experiência do lead/cliente de uma maneira geral.
Marketing, vendas e atendimento unidos
Já comprou algo porque se encantou com os argumentos e simpatia de um vendedor na loja presencial? Ou já foi aquele que encanta os clientes com suas técnicas de vendas in loco?
Essa mesma lógica também se aplica aqui. O chatbot da empresa pode trazer vantagens de produto e serviço que, com fluxos bem desenhados e humanizados, farão seus leads se tornarem clientes, agilizando todo o ciclo de vendas.
Atendimento personalizado
Se há algo que sempre é necessário destacar em estratégias para marketing digital é a personalização do atendimento.
No caso do conversacional, isso não é diferente. Uma abordagem bem feita desperta dúvidas se o atendente é realmente um bot ou trata-se de uma pessoa do outro lado da tela.
Isso é o poder das mensagens humanizadas em combinação com atendimento personalizado, que utilizará o fluxo programado para tratar o lead da maneira que mais o agrada, aumentando seu potencial de conversão de maneira inimaginável.
Apenas tome cuidado para não tornar o atendimento muito informal. Há pessoas que podem enxergar uma personalização exagerada como algo muito íntimo, sem necessidade, afastando-se da marca.
Implementando o conversational marketing na sua empresa
A implementação desse tipo de marketing é simples, visto que consiste na:
- resposta imediata;
- compreensão da necessidade do usuário;
- recomendação da melhor opção;
- repetição.
Cada um desses passos é realizado pelo chatbot. No entanto, apenas conhecê-las não significa que você já está apto a colocar o marketing conversacional em prática. Portanto, leve em consideração a experiência do usuário.
É preciso tomar cuidado e escolher estrategicamente onde será posicionado o chatbot para que ele não atrapalhe a experiência do seu cliente ao entrar em contato com a marca em seu site.
Não deixe de trabalhar outras estratégias do marketing digital
Por mais que a tendência seja extremamente eficiente, não deixe de trabalhar outras abordagens do marketing digital por conta disso. Lembre-se de expandir e ampliar o seu alcance para garantir um poder de aquisição e conversão de leads e clientes ainda maior.
Você pode, por exemplo, usar o conversational marketing em suas campanhas de e-mail marketing a fim de enviar informações personalizadas para segmentos mais específicos, como uma pesquisa em que você solicita que eles identifiquem suas preocupações e prioridades para considerá-los.
Utilize sua base de dados de forma inteligente
As informações obtidas por meio de sua base de dados também lhe permite fazer um mapa detalhado da jornada do seu cliente. Isso será necessário para que possa planejar adequadamente a maneira de abordar o usuário, antecipando sua necessidade e aumentando a eficácia do atendimento.
Traga um atendimento mais humanizado
Ah, e apesar de estar utilizando um chatbot para fazer a maior parte do atendimento, não deixe de torná-lo o mais humano possível. Muitas pessoas se afastam de marcas por conta de abordagens totalmente robotizadas. Mantenha sempre isso em mente e busque um tratamento mais próximo possível do cliente.
Trabalhe o marketing conversacional de formas diferentes
Também vale apostar na utilização de estratégias em seu pós-compra, como no seu setor de atendimento ao cliente (SAC), por exemplo.
Quanto mais ele for diversificado, melhor será. Utilize de telefone, chats e e-mails destinados somente a esse fim para garantir uma experiência satisfatória e completa para aqueles que se tornarem clientes da marca.
Trabalhe essa última tendência do marketing digital hoje mesmo!
Agora que sabe o que é conversational marketing, fica simples de perceber o quão eficiente ele é o por que se tornou uma das – se não a maior- tendências deste ano de 2023.
Seu poder de conversão e retenção é extremamente alto, além de colocar você em contato direto com com seu cliente de maneira mais fácil e rápida, o que também melhora sua imagem perante o público de modo geral.
Quer trabalhar essa e outras estratégias de marketing digital dentro da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então, entre em contato com a Inside Digital, pois aqui você encontrará profissionais que vão saber otimizar suas estratégias e levar a sua marca ao topo!