Quais são as tendências de marketing digital em 2023?

O próximo ano já está próximo, e, com isso, diversas novidades estão se aproximando em múltiplos setores diferentes do mercado. Conhecer as tendências do marketing digital em 2023 é necessário para qualquer um que deseja sair na frente dos concorrentes.

Afinal, diversas dessas tendências são promissoras, prometendo otimizar inúmeros processos e atingir ainda mais resultados, tornando qualquer empresa em uma fonte de renda cada vez mais lucrativa.

Quer descobrir o que o mercado poderá oferecer ao longo de 2023? Então continue acompanhando e descubra todas as novidades neste artigo!

Boa leitura!

Conheça quais as tendências do marketing digital em 2023

Para o ano de 2023, diversos setores da indústria têm novidades positivas e que entusiasmam qualquer empresário. Obviamente, com o marketing digital não poderia ser diferente.

Essa é uma das áreas que mais cresceu ao longo dos últimos anos, e continuou a evoluir mesmo durante o período da pandemia. Investir em marketing digital trata-se, hoje, de investir em uma marca sólida e bem estabelecida no mercado, além da clara oportunidade de se tornar uma referência na sua área de atuação.

Com tantos pontos positivos, não é à toa que diversos empresários que trabalham em setores diferentes, que vão desde o agronegócio até venda de material de limpeza, decidiram apostar suas fichas nesse estilo de propaganda.

Diante disso, muitos estão esperando para saber quais são as tendências que estão chegando e prometem mudar todo o setor. Confira abaixo essas tendências!

Data marketing

Talvez a promessa mais esperada de 2023 seja o data marketing – traduzido como marketing baseado em dados, ou propaganda baseada em dados – que vem para mudar e até mesmo substituir diversas estratégias.

Afinal, as ações do marketing digital não podem ser mais feitas com base em achismos. A tendência que o data marketing traz é de que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas de marketing digital e ajudem as marcas a realizarem ações mais assertivas.

Para termos uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Salesforce, divulgado na Exame, 78% dos profissionais que trabalham com marketing digital afirmam que o engajamento do cliente já é orientado por dados.

Além disso, 83% dos participantes acreditam que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende dos recursos digitais.

Também para o ano de 2023, aqueles que trabalham com propaganda online esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam. Ou seja, a coleta de dados, assim como sua análise, é uma forte tendência deste ano.

Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental

Já sendo pautas de discussão há anos dentro do ambiente virtual, a diversidade, a acessibilidade e a responsabilidade ambiental vão tomar os holofotes em 2023.

Afinal, o marketing de qualquer empresa precisa assumir o compromisso de trabalhar com esses três valores para que possa render números, isto é, se a marca quiser se destacar, é claro.

Para colocar esses pilares sociais em prática, você precisará levar em consideração pontos como:

  • Legendar os vídeos da marca, garantindo que possam ser compreendidos por um número maior de pessoas;
  • Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Porém, mais do que praticar campanhas que ressaltam a diversidade, também é necessário implementá-la para que ela faça parte do dia a dia da empresa;
  • Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. Já passou da hora de entender que sustentabilidade não se trata de “separar lixo reciclável”, mas sim de assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos de empresa. Lembrando que esse cuidado deve transparecer para o público.

Vale ressaltar ainda que um negócio que preza a diversidade e inclusão não conquista consumidores, mas sim clientes que admiram e defendem a marca com unhas e dentes.

Experiências híbridas

Se você não faz ideia do que seja essa tendência, saiba que não está sozinho. As experiências híbridas tem o objetivo de trazer sensações únicas para o cliente, tanto online quanto offline.

Elas fazem isso pela mescla dos dois mundos. Em organizações maiores, esse é um modelo que já vem sendo adotado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio Google, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das marcas brasileiras responderam que já haviam aderido ao modelo híbrido.

Dentre os pesquisados, 51% estão entusiasmados para, ao menos, testar o modelo, e 47% afirmam estar confiantes para que ele se estabeleça.

Além disso, outro estudo, desta vez feito pela Deloitte, revela que 75% dos executivos globais pretendem investir em experiências híbridas para os clientes. Eles farão isso motivados pelas possibilidades de personalização, inovação, inclusão e conexão com o público.

Influencer marketing

O influencer marketing – também conhecido como marketing de influência ou marketing com influenciadores – é algo que já existe há anos e está bem estabelecido no mercado. Então, por que ele seria uma tendência?

A resposta é simples: o formato utilizado para fazê-lo está se atualizando e promete ser um grande diferencial para quem decide apostar nele.

Antes, contratar um influenciador para fazer uma propaganda se resumia apenas a isso, ou seja, era uma pessoa famosa em um ponto da internet, divulgando seu produto.

Hoje, os influencers vão muito além da divulgação. Eles se tornam verdadeiros embaixadores da empresa e são capazes de motivar uma grande quantidade de seus fãs a adquirir e readquirir produtos da marca a qual estão associados.

Por essa razão, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes do seu negócio. Assim sendo, é essencial fechar parcerias e contar com embaixadores que possuam valores próximos à sua associação. Portanto, faz sentido para a sua marca ter a imagem de tal figura pública associada a ela.

Podcasts

A onda dos podcasts ainda não passou. Apesar de terem explodido em 2020, graças à pandemia e à popularidade do Flow Podcast, eles ainda são ótimas ferramentas para gerar engajamento.

Mas o que os faz se tornarem uma tendência é que, agora, diversas empresas estão criando o seu próprio formato mais corporativo, realizando “papos” descontraídos dentro da realidade do negócio e seu setor de atuação.

Diversas marcas têm planos para entrar fortemente no mundo dos podcasts, principalmente os prestadores de serviços que buscam, por meio da abordagem, agregar ainda mais valor para seus assinantes.

Vídeo marketing

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital está longe de ser uma novidade. Porém, devido à enorme força do TikTok, Instagram e YouTube, os vídeos passaram a ser uma ótima maneira de gerar visibilidade e engajamento. Principalmente porque agora o foco deles é ser mais curto, enquanto apresenta alguma informação ou conhecimento interessante para quem está consumindo aquele conteúdo.

O reels, do Instagram, é um dos meios mais populares para manter o público engajado na rede, permitindo uma interação atrativa e muito despojada.

Caso queira aderir à produção de vídeo, de maneira geral, o mais recomendado seria que desse preferência para os mais curtos. Porém, isso não se aplica a todos os casos.

Existirão cenários onde pode haver a necessidade ou a possibilidade de conseguir criar um conteúdo mais interessante produzindo vídeos mais longos. 

Nesses casos, a maneira mais simples de redirecionar o público até eles é criar uma “prévia” no shorts do YouTube, por exemplo, com o link para o conteúdo maior.

Profissionais de marketing digital cada vez mais tecnológicos

Por fim, dentre as tendências de marketing digital em 2023, não podemos deixar de citar que os profissionais que trabalham no ramo estarão mais antenados do que nunca nas atualizações e tecnologias desenvolvidas para a área.

Afinal, para construir uma carreira de sucesso no marketing, é essencial que esteja atualizado e atento a toda e qualquer notícia. Inclusive, se você atua neste setor, é interessante que seja um “Heavy user” das redes sociais para que sempre esteja presenciando as novidades.

Estar a par das estratégias mais modernas e populares é um enorme diferencial, visto a capacidade que isso pode agregar ao conteúdo produzido por uma marca.

Comece o ano à frente da concorrência

Como podemos ver, as tendências do marketing digital em 2023 são muito promissoras, e prometem alavancar negócios de maneiras ainda mais efetivas. 

Quem possuir um time especialista em marketing digital e decidir apostar diretamente nessas tendências, pode obter um resultado extremamente expressivo para suas empresas, angariando lucros além do imaginado.

Para ajudar você a alcançar tais resultados, a Inside Digital possui uma equipe totalmente preparada, que sabe trabalhar as diferentes estratégias e conta com a adaptabilidade necessária que o mercado exige para atuar e dominar as novidades que se aproximam.

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