Tudo o que você precisa saber sobre as vendas online B2B

Você sabe o que são as vendas business-to-business ou B2B? Em meio aos diversos meios de vender pela internet, tem-se essa estratégia, a qual demanda técnicas e uma relação direta entre empresas.

O B2B nada mais é do que uma empresa que mantém contínuas relações comerciais com outra empresa. Aquelas que querem aumentar suas vendas por meio da internet devem conhecer e colocar em prática as estratégias dessa modalidade, que pode proporcionar inúmeros benefícios.

Ao longo deste conteúdo, falaremos mais sobre esse tipo de negócio, sua importância, características, vantagens e muito mais. Afinal, queremos que você venda mais por meio de técnicas efetivas. Boa leitura!

O que é uma venda online B2B?

O termo business-to-business (em tradução livre, empresa para empresa), popularmente conhecido como B2B, é utilizado para descrever as transações comerciais que ocorrem entre duas empresas.

A venda online por meio do B2B nada mais é do que uma transação comercial que ocorre justamente por meio de plataformas online.

Isso quer dizer que os produtos e/ou serviços são vendidos de uma empresa para a outra por meio de um e-commerce, aplicativos ou, ainda, plataformas especializadas em negociações online.

Com as vendas B2B, as empresas podem realizar a compra online de suprimentos, matérias-primas e demais produtos diretamente pelos fornecedores.

Saiba qual a importância das vendas B2B

O B2B desempenham um papel significativo para as vendas online, facilitando as transações e construindo relacionamentos duradouros, tudo de maneira personalizada e de acordo com as necessidades de cada organização.

Fundamental para as operações comerciais, esse tipo de negócio:

  • atua no impulsionamento da economia;
  • facilita a cadeia de suprimentos;
  • atua na promoção da inovação;
  • constrói relacionamentos duradouros com os clientes;
  • personaliza e humaniza os atendimentos prestados.

Portanto, empresas que querem aumentar suas vendas e conquistar novos mercados por meio das vendas B2B devem conhecer e entender a sua importância, aproveitando todas as vantagens e estratégias disponíveis nesse negócio.

7 estratégias que vão ajudar você a vender de maneira B2B pela internet

O maior desafio do B2B é fazer com que os consumidores entendam a possibilidade de comprar pela internet e de ter vantagens mediante um atendimento e negociações personalizados.

É importante lembrar que as vendas digitais seguem em crescimento, sendo uma verdadeira realidade na vida dos consumidores. 

A seguir, confira sete estratégias valiosas para que você venda mais através do B2B pela internet:

1. Tenha presença nas redes sociais

É comum termos a preferência por uma rede social, não é mesmo? Porém, é fundamental considerar os gostos dos seus clientes, pois eles podem acessar canais diferentes. Por esse motivo, é preciso estar presente nas mais conhecidas e utilizadas plataformas, como:

  • Facebook, Instagram e Twitter: essas três redes são muito utilizadas por milhares de brasileiros. As funcionalidades ficam por conta de publicações de imagem, texto, vídeo, possibilidade de interação e ações de marketing digital.

  • LinkedIn: por ser uma rede social com foco em negócios e oportunidades de emprego, demanda uma linguagem diferenciada e formal. A presença no LinkedIn demonstra interesse em explorar um mercado que ainda é pouco utilizado.

  • WhatsApp: este vem sendo o meio de comunicação direta mais utilizado. Então, ao vender pela internet, tenha um contato comercial no WhatsApp para atender aos seus clientes.

  • Site próprio da empresa: uma página própria faz toda a diferença na hora de ter uma presença digital. Por isso, o site deve estar sempre atualizado e contar com um de blog para que informações relevantes sejam divulgadas.

2. Invista no marketing digital

De nada adianta contar com as melhores redes sociais e ferramentas se a sua marca não for reconhecida. Então, ter presença na internet é fazer com que as pessoas cheguem até a sua empresa de forma digital.

Uma dica para vender online e ter resultados é apostar no marketing digital. Com ele, pode-se criar técnicas de vendas baseadas em anúncios pagos, impulsionamento de publicações, envio de e-mail marketing, blog e muito mais.

3. Entenda o mercado

Quem vende por meio do B2B deve ser um verdadeiro expert no assunto e no nicho de atuação. Portanto, procure compreender sobre o mercado o máximo possível, sem esquecer das oportunidades, vantagens, limitações e características.

Ter esse entendimento facilita a elaboração de sua estratégia para driblar as dores e as necessidades dos clientes.

4. Defina qual o perfil do seu cliente

A definição do perfil do cliente é essencial para a estratégia de vendas. Por isso, conheça seus limites, identificando as áreas que podem inviabilizar a entrega de produtos e as dificuldades encontradas.

Analisar os concorrentes também deve fazer parte desse perfil. Uma dica é ir em busca de clientes que os seus concorrentes ainda não atendem ou que estão tendo um atendimento inviabilizado. A segmentação desse público fará com que você entenda os desejos dos consumidores, promovendo as melhores soluções para prospectá-los.

5. Realizar follow-up

O follow-up é um passo importante, principalmente quando se trata da qualificação de leads. Essa estratégia visa fazer com que o processo de vendas continue, sempre em busca de nutrir esses leads.

De modo geral, ela pode ser realizada por meio de telefone, e-mail, mensagens via WhatsApp e até visitas presenciais.

6. Atente-se aos seus concorrentes 

É muito comum que outras empresas atuem na venda de soluções semelhantes às suas, o que torna necessário se manter atento a essa concorrência, aos produtos ofertados, à precificação praticada e, principalmente, às vantagens que ela pode ter sobre a sua marca.

Entender a realidade atual do seu mercado de atuação é um ponto crucial na hora de identificar os diferentes aspectos e saber como se destacar.

7. Não se esqueça do pós-venda!

A estratégia adotada no pós-venda é capaz de determinar se o seu cliente irá manter o relacionamento ou ir em busca dos seus concorrentes.

Vendas B2B: conheça suas características e tipos 

De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, as vendas B2B vêm se consolidando cada vez mais. Além disso, 77% dos vendedores B2B entendem que a inteligência artificial (IA) pode ser essencial para o sucesso do negócio.

As vendas online B2B são mais complexas, diferenciando-se das vendas business-to-consumer (B2C). Sendo assim, destacam-se:

  • Relacionamentos a longo prazo: as vendas B2B contam com uma construção de relacionamento entre compradores e vendedores que se estende a longo prazo. Afinal, as empresas dependem de fornecedores e parceiros comerciais de confiança.

  • Personalização e customização: como cada empresa tem suas necessidades, o B2B demanda produtos ou serviços personalizados e, até mesmo, customizados, tudo para atender aos desejos dos clientes.

  • Negociação de valores: os compradores podem obter o melhor valor, considerando a facilidade de negociar descontos, prazos de pagamento, garantias e demais benefícios diretamente com os vendedores.

  • Conta com canais de vendas especializados: na maioria das vezes, as vendas B2B são realizadas por meio de canais especializados, onde se tem equipes de vendas dedicadas, distribuidores e representantes comerciais para atender às demandas de maneira especializada.

  • Promove vendas mais racionais: os compradores costumam analisar mais o custo-benefício de cada produto e/ou serviço que será destinado à empresa.

As vendas B2B podem ser realizadas pelos mais variados formatos, tudo depende das necessidades das empresas, dos tipos de produto ou serviço que são oferecidos e das preferências do mercado.

Além das próprias características, as vendas B2B contam com outros tipos, sendo eles: 

  • Vendas diretas (Field Sales): trata-se de uma modalidade tradicional na qual os representantes de vendas realizam visitas aos clientes para apresentar seus produtos ou serviços, realizando demonstrações e, consequentemente, fechando negócios.

  • Vendas internas (Inside Sales): neste modelo, as vendas ocorrem de maneira remota, em que os representantes podem realizar contatos iniciais, apresentações de vendas, negociações e muito mais, sem a presença física.

Já pensou em vender mais?

Neste artigo, vimos que o objetivo principal das estratégias de vendas online B2B é ampliar o mercado com a otimização dos processos que seus clientes já têm. 

Assim, a sua empresa poderá conquistar chances de vender ainda mais – desejo e foco de qualquer negócio, não é mesmo?

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, comece hoje mesmo a implementar as estratégias citadas e saia na frente com resultados significativos.

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