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Você sabe o que são as vendas business-to-business ou B2B? Em meio aos diversos meios de vender pela internet, tem-se essa estratégia, a qual demanda técnicas e uma relação direta entre empresas.
O B2B nada mais é do que uma empresa que mantém contínuas relações comerciais com outra empresa. Aquelas que querem aumentar suas vendas por meio da internet devem conhecer e colocar em prática as estratégias dessa modalidade, que pode proporcionar inúmeros benefícios.
Ao longo deste conteúdo, falaremos mais sobre esse tipo de negócio, sua importância, características, vantagens e muito mais. Afinal, queremos que você venda mais por meio de técnicas efetivas. Boa leitura!
O que é uma venda online B2B?
O termo business-to-business (em tradução livre, empresa para empresa), popularmente conhecido como B2B, é utilizado para descrever as transações comerciais que ocorrem entre duas empresas.
A venda online por meio do B2B nada mais é do que uma transação comercial que ocorre justamente por meio de plataformas online.
Isso quer dizer que os produtos e/ou serviços são vendidos de uma empresa para a outra por meio de um e-commerce, aplicativos ou, ainda, plataformas especializadas em negociações online.
Com as vendas B2B, as empresas podem realizar a compra online de suprimentos, matérias-primas e demais produtos diretamente pelos fornecedores.
Saiba qual a importância das vendas B2B
O B2B desempenham um papel significativo para as vendas online, facilitando as transações e construindo relacionamentos duradouros, tudo de maneira personalizada e de acordo com as necessidades de cada organização.
Fundamental para as operações comerciais, esse tipo de negócio:
- atua no impulsionamento da economia;
- facilita a cadeia de suprimentos;
- atua na promoção da inovação;
- constrói relacionamentos duradouros com os clientes;
- personaliza e humaniza os atendimentos prestados.
Portanto, empresas que querem aumentar suas vendas e conquistar novos mercados por meio das vendas B2B devem conhecer e entender a sua importância, aproveitando todas as vantagens e estratégias disponíveis nesse negócio.
7 estratégias que vão ajudar você a vender de maneira B2B pela internet
O maior desafio do B2B é fazer com que os consumidores entendam a possibilidade de comprar pela internet e de ter vantagens mediante um atendimento e negociações personalizados.
É importante lembrar que as vendas digitais seguem em crescimento, sendo uma verdadeira realidade na vida dos consumidores.
A seguir, confira sete estratégias valiosas para que você venda mais através do B2B pela internet:
1. Tenha presença nas redes sociais
É comum termos a preferência por uma rede social, não é mesmo? Porém, é fundamental considerar os gostos dos seus clientes, pois eles podem acessar canais diferentes. Por esse motivo, é preciso estar presente nas mais conhecidas e utilizadas plataformas, como:
- Facebook, Instagram e Twitter: essas três redes são muito utilizadas por milhares de brasileiros. As funcionalidades ficam por conta de publicações de imagem, texto, vídeo, possibilidade de interação e ações de marketing digital.
- LinkedIn: por ser uma rede social com foco em negócios e oportunidades de emprego, demanda uma linguagem diferenciada e formal. A presença no LinkedIn demonstra interesse em explorar um mercado que ainda é pouco utilizado.
- WhatsApp: este vem sendo o meio de comunicação direta mais utilizado. Então, ao vender pela internet, tenha um contato comercial no WhatsApp para atender aos seus clientes.
- Site próprio da empresa: uma página própria faz toda a diferença na hora de ter uma presença digital. Por isso, o site deve estar sempre atualizado e contar com um de blog para que informações relevantes sejam divulgadas.
2. Invista no marketing digital
De nada adianta contar com as melhores redes sociais e ferramentas se a sua marca não for reconhecida. Então, ter presença na internet é fazer com que as pessoas cheguem até a sua empresa de forma digital.
Uma dica para vender online e ter resultados é apostar no marketing digital. Com ele, pode-se criar técnicas de vendas baseadas em anúncios pagos, impulsionamento de publicações, envio de e-mail marketing, blog e muito mais.
3. Entenda o mercado
Quem vende por meio do B2B deve ser um verdadeiro expert no assunto e no nicho de atuação. Portanto, procure compreender sobre o mercado o máximo possível, sem esquecer das oportunidades, vantagens, limitações e características.
Ter esse entendimento facilita a elaboração de sua estratégia para driblar as dores e as necessidades dos clientes.
4. Defina qual o perfil do seu cliente
A definição do perfil do cliente é essencial para a estratégia de vendas. Por isso, conheça seus limites, identificando as áreas que podem inviabilizar a entrega de produtos e as dificuldades encontradas.
Analisar os concorrentes também deve fazer parte desse perfil. Uma dica é ir em busca de clientes que os seus concorrentes ainda não atendem ou que estão tendo um atendimento inviabilizado. A segmentação desse público fará com que você entenda os desejos dos consumidores, promovendo as melhores soluções para prospectá-los.
5. Realizar follow-up
O follow-up é um passo importante, principalmente quando se trata da qualificação de leads. Essa estratégia visa fazer com que o processo de vendas continue, sempre em busca de nutrir esses leads.
De modo geral, ela pode ser realizada por meio de telefone, e-mail, mensagens via WhatsApp e até visitas presenciais.
6. Atente-se aos seus concorrentes
É muito comum que outras empresas atuem na venda de soluções semelhantes às suas, o que torna necessário se manter atento a essa concorrência, aos produtos ofertados, à precificação praticada e, principalmente, às vantagens que ela pode ter sobre a sua marca.
Entender a realidade atual do seu mercado de atuação é um ponto crucial na hora de identificar os diferentes aspectos e saber como se destacar.
7. Não se esqueça do pós-venda!
A estratégia adotada no pós-venda é capaz de determinar se o seu cliente irá manter o relacionamento ou ir em busca dos seus concorrentes.
Vendas B2B: conheça suas características e tipos
De acordo com um estudo realizado pelo LinkedIn, as vendas B2B vêm se consolidando cada vez mais. Além disso, 77% dos vendedores B2B entendem que a inteligência artificial (IA) pode ser essencial para o sucesso do negócio.
As vendas online B2B são mais complexas, diferenciando-se das vendas business-to-consumer (B2C). Sendo assim, destacam-se:
- Relacionamentos a longo prazo: as vendas B2B contam com uma construção de relacionamento entre compradores e vendedores que se estende a longo prazo. Afinal, as empresas dependem de fornecedores e parceiros comerciais de confiança.
- Personalização e customização: como cada empresa tem suas necessidades, o B2B demanda produtos ou serviços personalizados e, até mesmo, customizados, tudo para atender aos desejos dos clientes.
- Negociação de valores: os compradores podem obter o melhor valor, considerando a facilidade de negociar descontos, prazos de pagamento, garantias e demais benefícios diretamente com os vendedores.
- Conta com canais de vendas especializados: na maioria das vezes, as vendas B2B são realizadas por meio de canais especializados, onde se tem equipes de vendas dedicadas, distribuidores e representantes comerciais para atender às demandas de maneira especializada.
- Promove vendas mais racionais: os compradores costumam analisar mais o custo-benefício de cada produto e/ou serviço que será destinado à empresa.
As vendas B2B podem ser realizadas pelos mais variados formatos, tudo depende das necessidades das empresas, dos tipos de produto ou serviço que são oferecidos e das preferências do mercado.
Além das próprias características, as vendas B2B contam com outros tipos, sendo eles:
- Vendas diretas (Field Sales): trata-se de uma modalidade tradicional na qual os representantes de vendas realizam visitas aos clientes para apresentar seus produtos ou serviços, realizando demonstrações e, consequentemente, fechando negócios.
- Vendas internas (Inside Sales): neste modelo, as vendas ocorrem de maneira remota, em que os representantes podem realizar contatos iniciais, apresentações de vendas, negociações e muito mais, sem a presença física.
Já pensou em vender mais?
Neste artigo, vimos que o objetivo principal das estratégias de vendas online B2B é ampliar o mercado com a otimização dos processos que seus clientes já têm.
Assim, a sua empresa poderá conquistar chances de vender ainda mais – desejo e foco de qualquer negócio, não é mesmo?
Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, comece hoje mesmo a implementar as estratégias citadas e saia na frente com resultados significativos.
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