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Entender como qualificar leads é uma das maneiras mais eficientes para aproveitar as oportunidades do Marketing Digital e gerar ainda mais vendas para o seu negócio.
Quando falamos de processo de vendas, sempre ouvimos falar sobre a geração de leads e como as empresas conquistam novos leads em pouco tempo. Dessa forma, leads são oportunidades para gerar novos negócios e consequentemente vendas com pessoas que possuem a necessidade de adquirir um serviço ou produto.
Entretanto, devemos lembrar que leads ainda não são clientes, e nem todos os leads gerados são uma fonte real de ganhos.
Portanto, para identificar essas oportunidades, nada melhor que realizar uma triagem e descobrir quais são os perfis ideais e que possuem condições viáveis de efetuar uma compra.
Sendo assim, se você deseja converter leads em consumidores, deve entendê-los com presteza. Apenas selecionando e identificando quem são essas pessoas é possível gerar interesse e fazer com que eles avancem no funil de vendas.
O que é a qualificação de leads
A qualificação de leads é simples e consiste em segmentar o público prospectado para descobrir quais deles estão dispostos a contratar o seu serviço ou comprar da sua empresa e, assim, transformá-los em potenciais clientes.
Ao qualificar corretamente esses leads, automaticamente você gera as melhores oportunidades de venda e otimiza o tempo da sua equipe de vendas.
No Inbound Marketing, por exemplo, a qualificação de leads é iniciada na geração deles. Assim, o material oferecido aos visitantes antes de se tornarem leads, afetam a qualidade da sua base de clientes, conforme a criação de conteúdos direcionados às dúvidas da sua persona. A persona ideal representa o seu cliente ideal, e é muito provável que esses sejam os leads mais qualificados, pois consumiram seu conteúdo para solucionar determinado problema.
Como vimos, qualificar um lead da sua base ajuda a definir como cada um será trabalhado durante a sua estratégia. Por fim, você pode identificar esse lead em 3 categorias:
- lead que pode ser trabalhado por seu marketing;
- lead que deve ser encaminhado diretamente para uma ação comercial;
- lead que deve ser descartado.
Por que qualificar leads?
Qualificar leads pode otimizar e facilitar o contato entre clientes em potencial e o time de vendas da sua empresa. Sendo assim, a comunicação é mais direta e efetiva e satisfaz ambos os lados.
Com essa qualificação, a chance de fechar novos negócios cresce significativamente, e você pode fechar novas vendas também ao longo do tempo.
Além disso, realizar a qualificação de leads também é importante para reconhecer o seu melhor público.
Dessa forma, podemos afirmar que ao qualificar leads você encontra pessoas realmente interessadas na sua marca, tornando cada um deles em um fã fiel.
Ao realizar a nutrição de leads, surgem oportunidades e, certamente, sua equipe de vendas para de desperdiçar tempo com pessoas que ainda não estão prontas para realizar uma compra.
Como qualificar leads?
Atualmente podemos citar cinco itens essenciais durante a qualificação de um lead. Assim, você descobrirá se aquele lead é adequado ou não. Veja a seguir quais são essas características.
Necessidade
O primeiro passo para qualificar leads é entender como seus serviços e produtos podem solucionar o problema do seu lead.
Adequação
Nessa etapa é importante entender se a solução que você vende é viável para o seu lead. Para isso, é preciso saber se sua empresa realmente atende aquele lead.
Um item que muitas vezes atrapalha esse atendimento é a localização do seu lead. Portanto, um lead perfeito muitas vezes não será um cliente apropriado.
Orçamento
Outro item que nos ajuda a qualificar um lead é o orçamento. Sendo assim, alguns leads podem se deparar com a sua solução, mas ao conversar com sua equipe comercial descobre que ele não tem recurso suficiente para comprar o seu produto ou serviço.
Autoridade
No mercado B2B, muitas decisões são tomadas apenas por cargos mais altos na hierarquia de uma organização. Portanto, entender se o seu lead é um decisor é mais um dos fatores para qualificá-lo.
Timing
Por mais que você se depara com leads bem qualificados, muitos deles ainda não estão prontos para se tornarem clientes. Então, para qualificar um lead é importante entender em qual momento da Jornada de Compra esse consumidor está.
Quando você começar a captar informações sobre as pessoas interessadas no seu negócio, você conseguirá identificar informações importantes sobre seus leads e um padrão que ajudará a definir seu cliente ideal.
A ação de qualificar leads pode ser um processo simples e objetivo para localizar na sua base aqueles contatos que possuem oportunidades reais de compra e que podem aumentar o seu faturamento. Assim, ao se deparar com essas pessoas você tem mais chances de realizar uma venda e ainda otimizar o processo do setor comercial da sua empresa.
Precisa de ajuda profissional para qualificar os leads da sua empresa? Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!