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Se você tem uma empresa e pensa em atuar com Marketing Digital, precisa trabalhar com o YouTube. A rede social em vídeo apresenta ao usuário uma série de opções para conseguir produzir conteúdo, alcançar uma boa fatia do público e direcionar leads para outras plataformas da sua estratégia. No entanto, para que os seus vídeos se destaquem por lá, é essencial conhecer algumas dicas básicas de SEO para YouTube.
Afinal de contas, a otimização para motores de busca não se limita apenas ao Google, mas também a outras ferramentas de busca, inclusive o YouTube (que é o segundo motor de busca mais usado no planeta). Por isso, sua estratégia de Video Marketing precisa de uma otimização para ser encontrada na plataforma de vídeos e ter o sucesso que você deseja.
E aí, quer aprender alguns passos básicos para melhorar o SEO para YouTube? Então siga a leitura abaixo!
5 passos para fazer SEO para YouTube
1. Faça uma pesquisa para achar as melhores palavras-chave
O motor de busca do YouTube não é o mesmo do Google. Portanto, é importante entender que as palavras-chave buscadas em um não são iguais às pesquisadas no outro. Assim, é importante levantar quais são os termos mais usados dentro do assunto que você vai tratar em seu vídeo.
A forma mais fácil de fazer isso é abrir uma aba anônima do YouTube e jogar vários termos diferentes relacionados ao assunto. Por exemplo, suponha que fossemos transformar este artigo em vídeo. Para achar as palavras-chave mais indicadas, faríamos uma busca com termos como:
- SEO para YouTube;
- YouTube SEO;
- ser achado no YouTube;
- buscas no YouTube.
A ideia é ter um panorama completo de como os usuários fazem pesquisas sobre esse assunto na plataforma. Isso ajudará a guiar a produção do conteúdo (falaremos mais sobre isso na dica #4) e também para criar o seu título. Por falar nisso…
2. Faça um bom título e thumbnail para o vídeo
Uma diferença básica entre o Google e o YouTube é o foco dele em relação ao usuário e como isso se traduz no algoritmo. O Google quer servir o usuário com a melhor resposta possível para que ele sempre use o buscador. Já o YouTube quer oferecer o conteúdo que mais tempo deixará você na plataforma.
Essa diferença de foco é traduzida no algoritmo. No Google, um dos principais fatores para determinar quem aparece em primeiro lugar é a autoridade. Quanto maior a autoridade, maiores as chances de um artigo novo ranquear rapidamente.
Já no YouTube, a autoridade de um canal tem uma importância menor. O que importa mais é o CTR (Click Through Rate), o índice de pessoas que viram o seu título e thumbnail e clicaram para ver o conteúdo. Quanto melhor o CTR, mais o YouTube recomenda o vídeo para as pessoas.
Por isso, faça experimentos para entender qual é a melhor combinação de título e thumbnail para seus conteúdos. Quanto mais otimizado for o CTR, mais seu vídeo vai se destacar.
3. Insira tags e marcadores no vídeo
O YouTube conta com um campo de tags e marcadores que é muito negligenciado pelos criadores de vídeos. Não cometa esse erro: use os campos para poder pegar parte do público que faz pesquisas na plataforma em busca de vídeos úteis.
Para isso, veja quais são as tags e marcadores que fazem mais sentido dentro do seu conteúdo e utilize-os. Por exemplo, suponha que a sua empresa trabalha com a venda de pneus e decidiu montar uma estratégia de conteúdo fazendo análise de pneus para o público.
É importante utilizar tags que informem ao buscador que tipo de conteúdo é aquele. Se o seu vídeo for uma análise do pneu Pirelli Scorpion Verde, por exemplo, é essencial inserir a tag “Pirelli Scorpion Verde”, assim como “Pneus Pirelli” e talvez “análise de pneus”.
Nem sempre o público faz buscas por tags no Youtube, mas a ferramenta informa ao buscador da plataforma que tipo de conteúdo é aquele e fica mais fácil de recomendar seu vídeo para quem quer saber mais sobre ele.
4. Escreva uma boa descrição e ative as legendas
Antes de concluir o upload do vídeo no YouTube, não esqueça de fazer uma boa descrição do conteúdo, preferencialmente com um pequeno resumo sobre o material, inclusive citando as palavras-chave e termos comuns que você encontrou na pesquisa da dica #1.
A ideia é ter mais insumos textuais para ser achado em buscas feitas no próprio YouTube ou no Google. Quanto mais detalhada a sua descrição, mais o buscador entenderá o tema do vídeo.
O mesmo vale para as legendas, mesmo que aquelas geradas automaticamente. Afinal, as legendas são indexáveis e aparecem nos resultados do Google.
5. Estimule o engajamento do público
Por fim, lembre-se de que, além do CTR, o YouTube é fissurado por engajamento. Se os seus vídeos contam com uma baixa taxa de engajamento, tendem a não ter um bom resultado na plataforma. Assim, estimule a participação do público com interações no vídeo, incluindo perguntas, CTAs e mais.
A métrica mais importante mesmo é o CTR. Ele define qual será o alcance do vídeo: quanto maior, melhor. Depois desse indicador, é essencial ter uma boa média de vídeo assistido, pois mostra que o público engajou no conteúdo. Curtidas e comentários aparecem em segundo plano.
Como pôde ver, o SEO para YouTube não é fácil de se lidar, não é mesmo? No entanto, é importante tentar otimizar a sua estratégia para ter melhores resultados. Dito isso, não deposite todas as suas fichas apenas no Video Marketing. O ideal é ter uma abordagem que seja composta por várias plataformas. Ao mesmo tempo que produz vídeos, faça também um blog para o Marketing de Conteúdo, tenha perfis nas redes sociais, use tráfego pago e muito mais.
Se você não está convencido disso ainda, então é hora de ler nosso artigo que explica a importância do Marketing Digital para a sua empresa!