Mudança do algoritmo do Facebook: O facebook nessa quinta feira colocou em ação o seu mais novo algoritmo para banir Fanpages que cometem o chamado “Clickbait”, os quais seriam postagens, fotos sensacionalistas com a finalidade de persuadir o público. Essa foi uma medida abordada para que a rede fique limpa, ou seja, sem empresas que fazem SPAM.
A Alteração do algoritmo tem como finalidade filtrar notícias que sejam errôneas com seu público ou conteúdo para que a informação previamente passada não seja distorcida. Segundo “Adam Mosseri, vice-presidente do Facebook, a intenção desse algoritmo é fazer com que os editores ou publisher sejam reais naquilo que querem transmitir e diminuir artigos tendenciosos ou sensacionalistas com fins de obterem cliques. Uma das políticas que o Facebook sempre preza é a qualidade do feed de notícias. Ele não quer mostrar para você um grupo de pagode se você gosta de Rock, e por esse motivo desde os primordes, o Facebook vem mudando seu algoritmo com fins de melhoria.
Essa mudança de algoritmo do dia 04/08/2016 não é de agora. Sempre a empresa coloca no ar algoritmos com fins editoriais banindo os Clibait, sendo que isso já vem desde 2014, onde estariam movendo artigos spamlike. São artigos com menos destaque ao olhar do leitor. Não diferente do Google, o algoritmo do Facebook chamado Edrank, não gosta de taxa de rejeição.
O que fazer para que minha fanpage não caia no Clickbait?
Segundo Adam Mosseri, em entrevista para The New york Times, a melhor maneira de não cair nesse algoritmo é que sua empresa faça ações planejadas, sem cópias ou chamadas de sensacionalistas, o que não condiz com o artigo que a chamada detém. O mesmo ainda fala de postagens que tendem a manipular o algoritmo de busca e que serão movidos de sua time line. O facebook está tomando um rumo muito bom no quesito de qualidade. Assim como o Google, no facebook também existem Spamers, empresas querendo ser “espertinhas” e lixo eletrônico. Nossa intenção com esse algoritmo é que diminua drasticamente a má experiência do usuário na plataforma Facebook.