Etapa fundamental para ter um bom desempenho de campanha na gestão de redes sociais para seu escritório de contabilidade. Exemplificando: se seu escritório tem como maior segmento de clientes os de postos de combustíveis.
* Traçar quem são as pessoas geradoras de opiniões sobre o segmento de postos de combustíveis;
* Verificar quem são as pessoas que tomam decisões em postos de combustíveis;
* O que essas pessoas mais gostam de fazer, ler ou quais páginas acompanham.
Com esses dados você conseguirá ter ideias para traçar uma simples persona do seu público alvo. Para se conseguir alguns dados, basta fazer um estudo nas redes sociais e sites dos postos em questão.
2 – Crie artigos estratégicos com dores do seu segmento.
Após definição da sua persona relacionada a postos de combustíveis, você deverá selecionar quais são as dores desse segmento, se são fiscais, tributárias, etc….
Suponhamos que seu escritório de contabilidade chegou à conclusão de que a maioria dos postos estão preocupados com o departamento pessoal pela alta rotatividade de colaboradores, com isso precisam ter segurança trabalhista. Juntamente com técnicos de seu escritório, crie um artigo abordando dicas de como esse empresário pode ter segurança em tal procedimento, dicas reais sem caráter publicitário. Para ser mais assertivo na redação perante ao Google preparamos um artigo que oferece Dicas de SEO para escritórios de contabilidade, que por sinal está em primeira posição no google para o termo citado.
3 – Faça campanha de seeding.
Seeding vem de semear, em inglês, por isso deve selecionar grupos do Facebook ou Linkedin páginas, e geradores de opiniões participando dessas redes; posteriormente você deverá compartilhar esse artigo de forma natural nesses grupos, por exemplo: entre no grupo, se apresente mostrando que você tem um artigo que vai solucionar algum problema do mesmo e coloque o link.
4 – Inicie um Co-Marketing de Redes sociais.
Quando seu artigo estiver tendo uma viralidade considerável, seu escritório poderá entrar em contato com outros escritórios de contabilidade e comentar sobre sua estratégia de gestão de redes sociais para escritório de contabilidade, propondo aos mesmos que faça uma parceria de troca de artigos para o blog juntamente com as redes sociais visando sempre o seeding, que é uma forma gratuita e eficiente de dizimar seu conteúdo rico, possibilitando um CTR maior e consequentemente um aumento nas buscas orgânicas do Google.
5 – Análise e Mensuração.
Essa etapa é fundamental para o sucesso na gestão de redes sociais para escritórios de contabilidade. Para facilitar a leitura dos dados existem ferramentas que analisam redes sociais. Muito dessas ferramentas são pagas mas algumas possuem a versão teste sendo elas: FanpageKarma, Scup (nacional) e similarweb. Com a dashboard do Facebook ou Linkedin + alguma dessas ferramentas você terá uma visão analítica de várias vertentes para a situação, por exemplo: onde encontram-se as pessoas que estão lendo seus arquivos, quanto tempo eles ficam na página.
Dica: Partindo do pressuposto que você viu que um grande número de pessoas que leram seu artigo do posto de combustíveis são originários de uma cidade X, seu próximo passo é fazer um artigo direcionado às leis tributárias daquele estado ou cidade que teve maior número de visitas. Faça uma campanha de FacebookADS direcionado àquela cidade e comece a interagir de forma natural com seu nicho, aumentando ainda mais as chances de conversões.
Espero que tenhamos ajudado seu escritório de contabilidade a ter sucesso na gestão de redes sociais. Dúvidas? Conte conosco para saná-las!