Tendências de Marketing digital 2024 que devem ganhar força

Fazer o planejamento de marketing de um negócio diante de um mercado que evolui tão rápido quanto o digital, não é simples. E, com a entrada de um novo ano, as tendências de marketing digital para 2024 já emolduram um novo cenário.

As preferências do consumidor mudam conforme surgem novas tecnologias e formas de consumir na internet. Por essa razão, acompanhar e se preparar para abordar as tendências do ano não é uma opção: é uma necessidade para se manter forte no mercado.

Em meio às mudanças, os profissionais de marketing se atentam às inovações, que vão desde o uso de IA, formatos de conteúdos, uso de redes sociais, etc.

Quer ficar por dentro das tendências de marketing digital em 2024? Acompanhe este artigo até o fim e saiba como sair na frente da concorrência!

Por que acompanhar as tendências no mercado digital?

Independentemente do segmento ou porte da empresa, estar à frente das tendências de marketing é determinante para qualquer negócio. E, quando falamos sobre o mercado online, o olhar deve ser ainda mais atencioso.

O marketing digital vem crescendo de forma acelerada, logo, a todo momento novas tendências vão se modulando. Nesse contexto, manter-se a par das trends de marketing digital é indispensável para o sucesso do negócio, assim como destacá-lo da concorrência no mercado.

Determinada estratégia que funcionou bem nos anos anteriores dentro do marketing digital, talvez não continue trazendo os mesmos resultados para este ano ou nem funcione mais. 

Tendo isso em vista, a transformação digital exige das companhias a flexibilidade de se realinhar em diferentes estratégias

Aliás, ao se tratar do digital, normalmente obtém o melhor desempenho quem consegue se estruturar para atender às exigências atuais do público.

Só assim é possível aumentar a competitividade ao mesmo passo que os consumidores assumem novos comportamentos diante das tecnologias. 

10 Tendências de Marketing Digital que você deveria ficar de olho para 2024

A seguir, confira 10 das principais tendências de marketing digital para se posicionar em 2024!

1. Conteúdo humanizado

Em 2024, as marcas continuarão se esforçando para criar conteúdos e experiências mais autênticas, empáticas e que se conectem emocionalmente com o público. 

Isso porque a humanização na comunicação, na experiência do cliente e ao longo da jornada de compra é crucial para estabelecer relações mais duradouras. Essa abordagem visa criar laços mais fortes entre as marcas e os consumidores, gerando confiança e lealdade.

E por falar em conteúdo humanizado, não podemos esquecer do poder que o Inbound Marketing proporciona aqui. Essa tática, sobretudo, visa atrair e converter leads com base em conteúdos ricos e que realmente ajudem o cliente. 

Nesse aspecto, a tendência reflete a busca das empresas por se destacarem em um cenário digital cada vez mais competitivo, onde a conexão emocional com o público é valorizada.

2. Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de produtividade

Não é novidade que a utilização da inteligência artificial vem se consolidando como uma das principais tendências no marketing digital. 

Contudo, estando presentes cada vez mais nas estratégias das empresas, as marcas começam a abordar as IAs sob uma nova forma: a sua aplicação como ferramentas de produtividade.

Conforme mostra o Panorama de Marketing em 2023, feito pela RD Station, 59% dos profissionais de Marketing já utilizam o ChatGPT na sua rotina. A propósito, o mesmo levantamento mostra que a IA é tão utilizada quanto os gerenciadores de anúncios, bem como os gerenciadores de projetos.

A automação impulsionada pela inteligência artificial tem o potencial de aumentar significativamente a produtividade, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas. 

Desde a automação de processos de marketing até a análise preditiva para tomada de decisões, a IA está se tornando uma aliada poderosa na busca pela eficiência operacional. 

Leia também: Agências de Marketing Digital e IA, quais tendências esperar?

3. Uso das redes sociais como mecanismos de busca

Você já utilizou plataformas como o Instagram ou o Facebook para fazer pesquisas de marcas, produtos ou serviços? Saiba que o uso das redes sociais como mecanismos de busca é uma forte tendência no Marketing Digital para 2024.

Com o aumento exponencial do conteúdo gerado diariamente, as redes sociais se tornaram uma fonte essencial para descobrir informações relevantes e tendências atuais. 

Aqui também devemos lembrar que os algoritmos avançados das redes sociais são capazes de entender as preferências individuais dos usuários. Como resultado, são apresentados conteúdos relevantes com base em seus interesses e comportamentos online.

Portanto, a estratégia de conteúdos otimizados para SEO tomará ainda mais proporções nas redes sociais, indo além dos buscadores tradicionais na web – como o Google, Yahoo! e Bing.

4. Posicionamento de marca

O posicionamento de marca envolve a definição clara e distinta do valor, propósito e identidade da marca para firmar uma proximidade maior com a persona do negócio.

A autenticidade e transparência tornaram-se elementos-chave na construção do posicionamento de marca, uma vez que os consumidores buscam marcas que compartilham seus valores e se envolvem ativamente com suas comunidades online.

Além disso, o uso de tecnologias avançadas, como realidade aumentada, inteligência artificial e personalização baseada em dados, está permitindo que as marcas ofereçam experiências únicas aos consumidores. 

Essa prática, por sua vez, ajuda a reforçar seu posicionamento no mercado de maneira personalizada.

5. Hipersegmentação

Para o ano de 2024, chega de posicionamentos e conteúdos que abrangem um grande público. Daqui para frente, a tendência é hipersegmentar, ou seja, criar para públicos específicos com estratégia de direcionamento. 

Com a hipersegmentação, as empresas podem criar mensagens e ofertas que realmente ressoam com cada segmento de público, aumentando a relevância e a eficácia das ações de marketing.

Isso também contribui para uma melhor experiência do cliente, já que as interações se tornam mais personalizadas e alinhadas com as necessidades de cada grupo de consumidores.

6. Conteúdos em áudio

A produção de conteúdos em áudio desponta como uma das principais tendências no marketing digital. Com o crescimento contínuo do consumo de podcasts e áudios em redes sociais, as marcas estão percebendo o potencial desse formato para se conectarem de forma mais íntima com seu público-alvo.

Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior consumidor em horas de podcast no Spotify no mundo. Apenas em 2021, houve um crescimento de 330% comparado ao ano anterior.

Os consumidores estão cada vez mais interessados em consumir conteúdos enquanto realizam outras atividades, como dirigir, fazer exercícios ou trabalhar. Dessa forma, os conteúdos em áudio se tornam uma maneira conveniente e versátil de alcançar as pessoas em diferentes momentos do dia.

7. Storytelling

O storytelling foi um termo bastante abordado em 2023 e continua sendo uma tendência para este ano – por boas razões. A capacidade de contar histórias envolventes e autênticas continua a desempenhar um papel crucial na construção de conexões emocionais com o público-alvo.

Sendo assim, as marcas que dominam a arte do storytelling têm uma vantagem significativa na criação de vínculos duradouros com os consumidores.

As histórias bem contadas criam conexões emocionais que vão além das transações comerciais, transformando clientes em admiradores da sua marca.

8. Conteúdo intencional

Em vez de simplesmente produzir uma grande quantidade de conteúdo genérico, o foco agora é priorizar a qualidade sobre a quantidade, buscando impactar profundamente os consumidores por meio de mensagens intencionais e significativas.

Ou seja, por trás de cada post ou linha editorial deve haver uma intenção bem definida, como gerar relacionamento, posicionar-se ou vender, por exemplo. 

Afinal, se o seu objetivo é vender mais, precisa agir de forma estratégica para conduzir o público a comprar da sua marca. 

9. Inteligência de dados

A inteligência de dados permite que as empresas coletem, analisem e interpretem dados relevantes do consumidor. Isso ajuda a compreender melhor o comportamento do cliente, identificar padrões e tendências, além de prever preferências futuras.

Além do mais, com a implementação da inteligência artificial e machine learning, a análise de dados se tornou mais avançada, permitindo insights mais profundos e decisões mais informadas.

Por isso, a inteligência de dados é fundamental para personalização eficaz das campanhas de marketing. Ao compreender as necessidades e preferências individuais dos consumidores, as empresas podem criar mensagens altamente direcionadas e relevantes.

10. Automação para economizar tempo

Ao automatizar tarefas repetitivas, como o envio de e-mails, agendamento de postagens em mídias sociais e segmentação de leads, as equipes de marketing podem se concentrar em atividades que exigem maior esforço humano.

Entre os principais benefícios de investir em automação no marketing digital, podemos destacar:

  • agilidade no processo de qualificação e nutrição de leads;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • redução nas chances de falhas processuais;
  • testes a/b mais assertivos, etc.

Sem dúvidas, a automação estará presente com mais força no dia a dia das equipes de marketing digital que buscam ganhar tempo.

Conclusão

De modo geral, as tendências de marketing digital em 2024 prometem uma reestruturação no modo como empresas lidam com o público. Mais do que ser uma marca e ter um cliente, as tendências mostram que a relação consumidor e empresa ficarão mais estreitas.

Portanto, a evolução digital tende a valorizar companhias que investem em personalização, como podemos ver ao ter trends como o conteúdo humanizado, hipersegmentação, storytelling e uso de IA, por exemplo.

Assim, para ganhar espaço na internet em 2024, a dica é combinar diferentes tendências em uma estratégia única.

E é justamente diante desse contexto que ter uma agência de marketing digital atenta às mudanças de mercado se torna fundamental. 

Uma equipe com foco em performance, como o time da Inside Digital, poderá impulsionar os resultados do seu negócio com mais rapidez e assertividade.

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