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A produção de conteúdo para blogs vem sendo uma estratégia bastante abordada quando o assunto é gerar leads por tráfego orgânico, ou seja, para negócios que buscam atrair potenciais clientes sem necessariamente investir em anúncios para suas páginas web. Portanto, essa abordagem costuma ser vista com bons olhos.
Vale lembrar que, com o aumento do consumo de informações online, empresas têm investido cada vez mais na criação de conteúdo. Mas indo além, não basta apenas criar; quando se trata de produções para blog, é preciso unir qualidade e relevância, entre outras ressalvas.
Continua em dúvidas se a criação de conteúdo para blogs realmente funciona para atrair mais leads ao site do negócio? Sem problemas!
Na Inside Digital, nosso time compilou de forma simples tudo o que você precisa saber para sanar as principais questões sobre o tema. Confira!
Afinal, investir em Conteúdo para Blogs vale a pena?
Não é de hoje que a produção de conteúdo para blog é utilizada por empresas como uma estratégia de posicionamento e atração de leads na internet.
Curiosamente, ter um blog proporciona uma das melhores taxas de retorno sobre investimento entre as ações de marketing digital do momento. Esse dado é apresentado no relatório Hubspot 2023.
Uma das maiores características pela qual essa tática continua sendo tão adotada é a possibilidade de levar a sua marca ao público de modo menos incisivo. Isso porque, ao produzir textos estratégicos, um leque de oportunidades se abre para o negócio conquistar mais clientes e fechar vendas.
Abaixo, listamos alguns dos principais motivos para a sua empresa ter um blog, visando vender mais e melhor por meio de bons conteúdos.
Impulsiona a visibilidade da marca
Cerca de 97% das empresas ganham mais links para o seu website ao possuir um blog (e entregar conteúdo). Agora, imagina o quanto de novos visitantes o seu site pode conquistar ao ser linkado em páginas de alta relevância e autoridade por terceiros.
Quando os posts são envolventes e de fato ajudam o leitor, as chances de serem compartilhados em outros canais por mais pessoas é maior. O resultado? A sua marca gera mais visibilidade na web, podendo vir a se tornar referência em um assunto que domina.
Maior conexão com o público-alvo
Outra grande vantagem da produção de conteúdo para blog é o fortalecimento da conexão com o público do negócio.
Quando respondemos às dúvidas de potenciais clientes, ou solucionamos uma dor por intermédio de um post, por exemplo, também aproximamos uma relação com o lead – o que gera o engajamento contínuo.
Ajuda na estratégia de SEO
Se você já conhece minimamente o papel do SEO para alavancar o posicionamento de páginas nos motores de busca, certamente poderá compreender melhor o poder da entrega de conteúdo em um trabalho de otimização.
Basicamente, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas com foco em melhorar o ranqueamento de páginas web na SERP de buscadores, como o Google. Nessa perspectiva, quanto melhor a posição da página no ranking, mais pessoas conseguem acessá-la.
Assim, uma dessas técnicas é fazer a otimização de conteúdo para aumentar a autoridade do domínio e, consequentemente, conquistar melhores posições no ranqueamento.
A propósito, o segredo para melhorar as chances de indexar páginas no Google é combinar conteúdos de qualidade e uma estratégia de otimização eficaz. Para tanto, a dica é contar com uma Agência de Marketing Digital com foco em SEO.
Alcance de leads qualificados
Em muitos casos, o grande problema para empresas nem é alcançar mais leads. Aliás, muitas até conseguem ter uma boa margem de alcance. Porém, o problema começa a surgir na qualificação dos leads. O seu negócio está nessa situação?
Saiba que a produção de conteúdo para blogs, quando feita de maneira inteligente, é capaz de não apenas atrair leads qualificados, mas também nutri-los, isto é, prepará-los para a fase de compra.
Utilizando o Conteúdo Estratégico no Funil de Vendas
Para compreender melhor a atração de leads por meio do conteúdo estratégico em blogs, uma tática eficiente é utilizar o conceito do funil de vendas.
O funil de vendas compõe três partes: o topo, meio e fundo de funil. Com isso, ao associarmos a criação de conteúdo para blog, é possível montar uma jornada de compra promovendo ações conforme cada fase do cliente.
Topo de funil
O topo é a primeira parte do funil de vendas onde, normalmente, chega a maioria dos leads e também aqueles que ainda não conhecem a sua marca.
Por isso, para a fase de topo de funil de vendas, o mais indicado é produzir conteúdos com foco em aprendizado e descoberta para atrair novos visitantes à página. Sendo assim, é importante que os materiais publicados sejam relevantes para o nicho da empresa e chame atenção para que o leitor conheça mais sobre ela.
Meio de funil
Nesse momento, o lead já conhece a sua marca e tem em mente sobre do que se trata o seu negócio. Portanto, o foco do conteúdo para o meio do funil de vendas é direcionar o público e prepará-lo para a etapa de fechamento da compra.
Diante disso, é fundamental trazer temas que respondam às dores do cliente, gerem conexão e se aproximem ao máximo da marca. Entender como ajudar o seu público será o primeiro passo para lhe mostrar que você possui a solução ideal que ele precisa.
Fundo de funil
Por fim, o fundo de funil é a fase final, na qual o lead já está preparado para a compra e faz a decisão. Ou seja, depois de criar conteúdos envolventes, atrair e engajar o cliente, é hora de fechar a venda com quem já conhece qual é o seu produto/serviço e deseja adquiri-lo.
Como aqui o leitor já sabe sobre o seu negócio, a estratégia deve abordar posts mais diretos e objetivos para convencimento.
Dicas de Produção de Conteúdo para Blogs a fim de gerar leads
Engana-se quem pensa que criar conteúdo para blogs é apenas fazer um texto. O processo de criação, especialmente quando feito para impulsionar a visibilidade de uma marca, envolve etapas, técnicas e um acompanhamento contínuo.
É certo que, para alguns empreendedores que não estão tão habituados a estratégias de marketing digital, especificamente, pode parecer um desafio criar conteúdos envolventes e atrativos.
Entretanto, podemos simplificar esse processo com dicas que fazem toda a diferença na hora de posicionar o seu negócio na internet. A seguir, veja algumas práticas excepcionais!
Planejamento estratégico do conteúdo para blogs
Toda produção de conteúdo de qualidade é antecedida de planejamento estratégico e inteligente. Essa prática envolve a análise de uma série de fatores, como:
- definição da persona e identificação de suas dores;
- identificação da etapa do funil de vendas;
- curadoria de temas relevantes;
- elaboração de cronogramas para publicação.
Logo, tudo o que for importante em uma etapa de planejamento com foco em eficiência deve ser posto em ação antes da produção de conteúdo para blog.
Nesse contexto, ter um apoio especializado é crucial para estabelecer um plano assertivo e com base em fundamentos validados. Assim, você evita desperdiçar tempo e dinheiro agindo sem preparo.
Análise de resultados e monitoramento
Após publicados, é indispensável que haja a análise de resultados e monitoramento periodicamente. Afinal, como saber quais produções estão trazendo mais resultados se não houver o acompanhamento de perto?
O mesmo funciona para o oposto, ou seja, quando um post não está atendendo às expectativas, é fundamental observar o que foi feito de errado e comparar com os melhores conteúdos.
Fazer a análise periódica evita esforços desnecessários com formatos de produção que não são eficientes para o negócio, ou que atraiam o público errado. Sendo assim, a dica é selecionar KPIs de marketing digital com foco estratégico na análise de indicadores da sua produção de conteúdo para blog.
Entre alguns exemplos de indicadores de desempenho sobre conteúdo para blog, podemos destacar:
- conversão de leads;
- taxa de clique do post;
- tempo de permanência na página;
- posição na SERP;
- fontes de tráfego, etc.
Atualização regularmente
Com o passar do tempo, alguns posts vão precisar passar por atualização no seu blog. Lembre-se que um bom conteúdo deve trazer informações pertinentes e atualizadas, sendo necessário a auditoria regularmente.
Além do mais, pode ser necessário a análise de boas práticas de SEO no post, o que ajuda a evitar a queda do posicionamento de uma publicação. Um erro comum entre os proprietários de sites é não verificar links quebrados em posts antigos, prejudicando o ranqueamento do conteúdo.
Tenha em mente que, estrategicamente, aperfeiçoar materiais já publicados pode ser mais efetivo do que publicar um novo post simplesmente para agregar em quantidade.
Em regra, ser consistente na entrega de conteúdos na internet é bom, todavia, o mais importante é combinar quantidade e qualidade quando o objetivo é atingir potenciais clientes que possuem reais chances de comprar de você.
Produção de Conteúdo para Blogs com a Inside Digital
Ao longo deste artigo, você entendeu mais sobre a estratégia de produção de conteúdo para blog e, inclusive, conheceu algumas dicas para criar posts únicos. Portanto, se você chegou até aqui, é porque teve uma boa experiência com esse conteúdo, certo?
Nós, da Inside Digital, fazemos exatamente isso: produzimos textos cativantes e estratégicos para atrair o público qualificado de um negócio, com eficiência e autoridade.
Agimos desde a etapa de planejamento, avaliando a persona da marca, suas dores e necessidades para criar conteúdos personalizados. Com isso, produzimos textos otimizados para SEO, sem perder a escrita criativa e humanizada que gera conexão.
Quer atrair mais leads por intermédio do Marketing de Conteúdo para o seu blog? A Inside Digital está pronta para elevar a sua empresa a um próximo nível. Fale conosco!