Índice
- Como funciona um site responsivo?
- Site responsivo: principais características da versão
- Site responsivo e site mobile, qual a diferença?
- Benefícios do site responsivo para o negócio
- Site responsivo e SEO: como fica o ranqueamento do website?
- Agência de Marketing Digital para criação de sites responsivos
Imagine o quão ineficiente seria se a sua empresa tivesse que criar um layout para o site ser exibido em cada dispositivo, incluindo celulares, tablets, notebooks, etc. Certamente, seria um grande gasto para o negócio. Para evitar essa situação, a melhor solução é ter um site responsivo.
Ainda é preciso destacar que a cada momento estão surgindo novas tecnologias. Então, como se preparar para algo que ainda nem conhecemos? Bom, convenhamos que esse é um grande desafio, especialmente quando o assunto envolve websites.
Já se sabe que nos últimos anos, as pesquisas online por dispositivos móveis já superaram as buscas que são realizadas por desktops. Porém, grande parte dos websites ainda não estão prontos para atender o público que prefere acessá-lo, por exemplo, pelo celular.
Felizmente, existem maneiras de ficar o mais próximo possível das tendências que vão surgindo, e a criação de sites responsivos, portanto, é uma delas.
Neste post, preparamos um compilado com tudo o que você precisa saber sobre a importância de ter um site responsivo para empresas. Descubra ainda os grandes benefícios dessa tecnologia para o seu website. Acompanhe!
Como funciona um site responsivo?
Pelo nome, o site responsivo pode parecer difícil de entender. Todavia, se você acessa muitos sites por meio de dispositivos móveis, como um celular, provavelmente prefere ter contato com um site responsivo.
Além disso, quando você se depara com um site nada responsivo, provavelmente fica frustrado. Por exemplo, quando uma página demora para carregar ou o visual fica meio confuso na organização dos elementos. Isso acontece normalmente quando o layout não é redimensionado para a tela em uso.
Para tanto, o design responsivo reúne um conjunto de ações que visam tornar o site adaptável a qualquer tipo de tela ou dispositivo. Assim, ao garantir a responsividade do site, o usuário tem a mesma experiência de uso, não importa por qual tipo de dispositivo ele esteja acessando.
Ou seja, as páginas web responsivas são estruturadas para propor a acessibilidade do site ao usuário, gerando fluidez na navegabilidade e principalmente uma experiência satisfatória.
As alterações para a criação de sites responsivos, por sua vez, são feitas no código do próprio site. Dessa forma, é possível distribuir as informações das páginas web de modo organizado e de fácil visualização em computadores, smartphones, tablets, etc.
Site responsivo: principais características da versão
Ajuste automático da dimensão dos elementos
Depois de entender como funciona um site responsivo, fica claro que o redimensionamento do site é a principal finalidade desse conceito. Para isso acontecer, é necessário que os endereços das páginas web tenham seus elementos ajustáveis a diferentes dispositivos.
Isso significa que os textos, imagens, botões, enfim… cada elemento que compõe o layout do site deverá ter o redimensionamento automático. Do mesmo modo, os grids precisam se adaptar aos formatos de tela de maneira flexível.
Facilidade de navegação
Além de configurar o ajuste automático dos elementos no design responsivo, a facilidade de navegação no site deve ser um recurso fundamental em todos os dispositivos.
Dessa forma, na criação de um site com design responsivo, a organização e otimização dos elementos nas páginas são tarefas fundamentais. Uma página visualmente organizada e estruturalmente otimizada para todas as telas facilita a navegabilidade para o usuário.
Compatibilidade com diferentes navegadores
Ao fazer a adaptação do ajuste automático das telas com o site responsivo, uma característica importante é fazer com que ele rode em diferentes navegadores.
Por isso, essa compatibilidade está entre as principais características de um site responsivo bem desenvolvido. As páginas responsivas precisam funcionar adequadamente em qualquer navegador, seja o Google Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou outro modelo.
Site responsivo e site mobile, qual a diferença?
É importante abrir uma breve seção para comparação do design de site responsivo e o site mobile, já que muitas pessoas acabam confundindo essas versões.
A princípio, o grande diferencial do site responsivo é a sua abrangência, já que o layout da versão é ajustável a qualquer tela. Em contrapartida, o layout do site mobile não funciona para computadores, por exemplo.
Diferentemente do responsivo, o site mobile é desenvolvido com exclusividade para operar em aparelhos móveis, como celular e tablet. Por isso, pela especificidade, o mobile por vezes é uma versão alternativa aos domínios oficiais.
Logo, no quesito usabilidade, o responsivo apresenta uma performance melhor no ajuste automático do seu design, independentemente do dispositivo. Ademais, esse também promove mais praticidade ao negócio, uma vez que ele dispensa o trabalho de administrar vários sites.
Estrategicamente, o responsivo consegue alcançar um público maior bem como economiza com o setor de TI.
Veja também: Marketing Digital Mobile: tudo o que você precisa saber sobre
Benefícios do site responsivo para o negócio
Investir em um site responsivo que desempenhe bem as suas características pode oferecer uma série de benefícios à página web de um negócio. Veja a seguir os principais motivos para fazer essa adaptação no seu site!
1. Otimiza a experiência do usuário
A usabilidade de páginas na web é um ponto de destaque para elevar a experiência do usuário na internet. Dessa forma, a otimização da experiência do usuário fica ainda mais eficiente com o site responsivo.
Aspectos como tempo de carregamento, legibilidade e navegabilidade são determinantes para definir se um usuário se sente bem no site ou não. Ou seja, se um site responsivo potencializa esses aspectos, então pode-se pensar na credibilidade que o negócio passa ao proporcionar um ambiente satisfatório para se navegar.
2. Aumento da taxa de conversão
Com todos os fatores influenciando na maximização da experiência do usuário e acessibilidade do site, o site responsivo naturalmente impacta positivamente na taxa de conversão.
Quando as pessoas se deparam com uma melhor navegabilidade pelo site, isso facilita para que haja mais conversões, principalmente no número de vendas. Afinal, quanto mais leads qualificados conseguem acessar o site do negócio e a taxa de rejeição diminui, maiores as oportunidades de novas conversões.
3. Acessibilidade móvel
Com o acesso à internet sendo democratizado rapidamente, logo percebe-se um aumento proporcional na adaptação dos usuários aos dispositivos móveis. Hoje em dia, estar online não é uma realidade restrita a quem tem apenas desktops.
Agora já é possível visitar uma página na internet da palma da sua mão, seja com smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel. É aí que entra a importância de se ter um site responsivo para o negócio.
O site responsivo viabiliza a acessibilidade para os usuários. Ele possibilita, sobretudo, a qualidade na experiência de navegação, independentemente do usuário estar acessando por meio de um smartphone ou laptop, por exemplo.
4. Ser mobile-friendly
Apenas em 2021, o Brasil liderou o ranking de países que mais ficam diante do celular. Os resultados desse estudo apontaram que o brasileiro passa em média 4 horas e 48 minutos por dia no celular, ou quase um terço do tempo que está acordado.
Surpreendente, não é mesmo? E considerando esse fato – que tende a se consolidar cada vez mais na realidade dos brasileiros –, o seu site estaria preparado para essa demanda?
Ter um site responsivo já não é mais uma opção, é uma necessidade para as empresas que pretendem impulsionar a sua presença digital e atrair o público mobile.
5. Mais compartilhamentos nas redes sociais
Em uma estratégia de marketing nas redes sociais para direcionar tráfego ao site do negócio, nada mais necessário do que ter um site responsivo.
Afinal, grande parte dos usuários de redes sociais utilizam smartphones e tablets para navegar nas mídias. Logo, para se ter mais chances de alguém compartilhar ou acessar o seu site pelo Instagram, Facebook ou Whatsapp, no mínimo a página precisa ser acessível, não é mesmo?
6. Economia de tempo e recursos
A sua empresa não precisa gastar dinheiro construindo um novo layout só para atender a um dispositivo específico. Com as alterações feitas da forma correta, a visualização das páginas permanece a mesma nos mais variados tipos de dispositivos.
No final, isso representa uma grande economia de tempo e dinheiro para o negócio, já que pode não ser tão rápido e nem financeiramente acessível construir e manter vários layouts.
Site responsivo e SEO: como fica o ranqueamento do website?
Sem dúvidas, sites responsivos têm a capacidade de melhorar significativamente o SEO das páginas para os buscadores, principalmente no Google. Aliás, oficialmente, o Google prioriza o website que traz uma estrutura responsiva.
Isto tem forte relação com o que eles chamam de “Mobile-first Indexing“. Basicamente, por entender a tendência no aumento da usabilidade por dispositivos móveis, o Google passou a dar preferência de posicionamento a sites responsivos para a indexação de dispositivos móveis.
O site responsivo, contudo, impulsiona a usabilidade para o máximo de dispositivos, incluindo os móveis.
Há também a prioridade em comum entre os objetivos do SEO e o site responsivo, que é a experiência do usuário. A otimização para os mecanismos de busca (SEO), vale lembrar, é um conjunto de ações estratégicas que objetivam a melhor experiência que uma página pode oferecer aos seus usuários.
Logo, se alcançar melhores posições no ranqueamento das páginas de resultados do Google é uma prioridade para o seu negócio, investir no site responsivo é determinante para o SEO.
Agência de Marketing Digital para criação de sites responsivos
Depois de entender mais sobre como funciona e quais os principais benefícios que um site responsivo pode oferecer a sua empresa, chegou a hora de tomar o próximo passo.
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