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Já se foi o tempo em que as mídias sociais só eram utilizadas para que conhecidos interagissem entre si sem muita intenção profissional. Hoje, o marketing nas redes sociais é uma estratégia inteligente no mundo dos negócios e veio para ficar.
Nas principais plataformas sociais, as pessoas compartilham seus momentos, acompanham notícias e, inclusive, suas marcas favoritas. Portanto, se você quiser impulsionar o nome da sua empresa através do digital, não deixe de considerar o poder do marketing nas redes sociais.
Assim como em cada estratégia de marketing, a abordagem nas redes sociais tem suas oportunidades para alavancar mais conversões e induzir o crescimento do negócio.
Neste post, você poderá explorar os principais pontos sobre marketing nas redes sociais e como ela pode ajudar o seu negócio. Continue por aqui para não perder nenhum detalhe!
Marketing nas redes sociais, o que é?
O marketing nas redes sociais é uma estratégia que utiliza o espaço das mídias sociais para promover ações de marketing, com a ideia de uma abordagem mais próxima às pessoas. E adaptando as mídias, essas ações têm como foco principal a interação e engajamento com o público.
A princípio, o marketing nas redes sociais tem um grande diferencial entre as outras formas de promoção: a construção de uma comunidade. Afinal, diferente de como acontece em outros estilos de marketing, nas redes sociais a relação cliente-empresa pode ser encurtada.
Os consumidores decidem acompanhar a empresa nas redes sociais, seja porque gosta do conteúdo que a marca compartilha ou para não perder nenhuma novidade, por exemplo. Isso, por sua vez, abre um leque de oportunidades para o negócio impulsionar a sua marca e construir relacionamento.
O poder do marketing nas redes sociais
Fazer gestão de mídias sociais está entre as melhores estratégias para gerar visibilidade e alavancar um negócio de forma eficiente. Nessa perspectiva, um grande case de sucesso foi o crescimento invejável da Nubank.
Atualmente, o Nubank é o banco com maior número de fãs nas mídias sociais, superando a soma de 6,3 milhões nas suas contas oficiais. Com uma base de clientes tão engajada e fiel, não é à toa que logo o banco digital se tornou a instituição financeira com maior base de clientes no Brasil.
O poder do marketing nas redes sociais, com certeza, foi crucial para que a Nubank fosse tão longe, assim como outras diversas empresas estão indo.
Porém, ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, utilizar as redes sociais para fazer marketing não é só coisa de empresa grande. Pequenas e médias empresas encontram nas mídias uma oportunidade de alavancar o negócio, mesmo no início.
Na verdade, o marketing de mídias sociais é um recurso ainda mais necessário para os pequenos empreendedores. Isso porque esse estilo de marketing possibilita o aumenta da visibilidade e construção de autoridade da marca.
Engajamento e interação com o público no marketing
Quando se trata de Marketing nas Redes Sociais, uma das métricas mais valiosas é o engajamento e a interação com o público com o conteúdo da marca. Para entender isso melhor, vale uma breve análise do significado da palavra “engajar” que quer dizer participação voluntária ativa.
Ou seja, quando se fala em engajar é muito mais do que um simples like no seu post e olha que um like já diz bastante coisa sobre o conteúdo da marca. O engajamento gera relacionamento, conexão e, consequentemente, alcance.
As pessoas podem observar o bom engajamento como um sinal de autoridade – fator importante para elevar a presença digital. No Marketing nas Redes Sociais, o engajamento atrai leads, quebra objeções e crescimento orgânico.
Como aproveitar as redes sociais para fazer marketing?
1. Gerando tráfego para o negócio
O aumento na geração de tráfego certamente é uma das principais razões pela qual uma empresa decide investir em marketing nas redes sociais.
Por sinal, os anúncios nas redes sociais já representam a 4° forma principal para o consumidor descobrir um novo negócio – segundo a Resultados Digitais.
Com isso, fica evidente que marcar presença nas mídias sociais não deve ser uma opção, mas sim um requisito básico. Para empresas que também possuem sites e blogs, as redes sociais são como minas de tráfego orgânico.
Ao utilizar o recurso de link na bio, presente em praticamente qualquer rede social. Basta um clique para que o usuário caia em uma página de contato, vá direto ao site ou qualquer outro endereço lincado.
2. Conhecendo melhor as dores da sua audiência
As redes sociais são excelentes canais para a empresa conhecer melhor a sua audiência, principalmente para entender as dores dela. Como há uma relação mais próxima com os usuários e a interação é uma forte característica, as mídias abrem espaço para que o público exponha suas maiores dores.
Um jeito inteligente de conhecer a audiência do seu negócio através do marketing nas redes sociais é estimulando a interação.
Contudo, desde uma simples caixinha de perguntas nos stories do perfil da empresa até um post mais completo, a companhia consegue receber informações sobre o público de todos os lados.
3. Passando credibilidade ao público
Quando as redes sociais se tornam quase como um requisito de comunicação online, ter o seu empreendimento nas principais plataformas de mídias sociais é imprescindível.
Hoje em dia, uma das principais maneiras que os consumidores utilizam para conhecer uma marca é indo até ela nas mídias sociais. Isso fica mais claro quando se trata de países que recorrem às redes sociais frequentemente.
No caso do Brasil, que ocupa a 3° posição na lista dos países que mais utilizam as mídias sociais, fica mais fácil de compreender essa questão. Para um mercado que já está habituado a pesquisar nas redes sociais, os consumidores que não encontram determinada marca no Instagram ou Facebook, já ficam com um pé atrás sobre a companhia.
Logo, fazer marketing nas redes sociais é uma forma de mostrar ao público que a sua companhia existe, que ela seja descoberta e assim passar mais credibilidade ao consumidor.
4. Agregando diferencial competitivo à marca
Pequenas empresas agregam uma larga vantagem competitiva no mercado ao traçar boas estratégias de marketing para mídias sociais. Nesse contexto, muitos aspectos são considerados para que o negócio possa se tornar uma forte concorrente por intermédio das mídias.
A questão do fortalecimento do relacionamento com o cliente, posicionamento, geração de tráfego e construção de uma comunidade fiel à marca, são alguns pontos positivos que a empresa agrega ao implantar ações de Marketing Digital nas suas redes sociais.
Por outro lado, também há o fator da humanização que a marca passa nas redes sociais. Nesses espaços, as marcas deixam de ser apenas “marcas” e também se tornam uma verdadeira personalidade com o poder de influência.
Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas e, originalmente, a ideia das mídias sociais é essa.
Principais redes para sua empresa fazer marketing
Antes de decidir criar um planejamento para o marketing nas redes sociais, é preciso ter alinhado quais redes sociais serão utilizadas para promover as ações de Marketing Digital para empresas.
Cada rede social tem uma finalidade específica ou particularidade. Não dá para querer ter a mesma abordagem do Instagram na comunicação pelo LinkedIn, por exemplo. O público pode ser completamente diferente, e a estratégia que funciona em uma, pode não fazer efeito na outra plataforma.
Abaixo, veja os principais canais para fazer marketing nas redes sociais!
Sendo uma das pioneiras, o Facebook é atualmente a rede social mais famosa do mundo. A plataforma da Meta cresceu tanto que se tornou um dos principais canais sociais para promoção de serviços, produtos e empresas.
No Facebook, é possível compartilhar ações de marketing de conteúdo estratégico em diferentes formatos (vídeo, foto, texto). Sobretudo, pela grande base de clientes, esse meio é excelente para empresas alçarem um público maior.
Sendo também uma plataforma da gigante de tecnologia, a Meta, o Instagram se popularizou rapidamente pela sua funcionalidade principal: o compartilhamento de fotos.
O marketing no Instagram é perfeito para explorar o visual com criatividade por meio de designs, imagens e conteúdos de qualidade.
Além disso, muitas empresas aproveitam o recurso dos Stories para contar histórias envolventes. Os Stories são utilizados para criar uma proximidade mais forte com o público, conhecê-los mais a fundo e direcionar o lead em ações para conversão.
Linkedln
O marketing nas redes sociais com o LinkedIn é, provavelmente, um dos melhores canais para empresas B2B e negócios que reforçam bastante a pegada empresarial.
Esse canal social é o maior do mundo para o nicho corporativo, onde sua plataforma proporciona um ótimo espaço para networking e ações no meio profissional.
Para tanto, como a segmentação do LinkedIn é mais voltada para esses aspectos formais, o ambiente nessa rede possui uma estrutura mais adequada para ações de marketing corporativo e de promoção à própria marca.
Conclusão
Seja para gerar tráfego e conversões, conectar-se mais com a audiência, ou ainda agregar diferencial competitivo à companhia, uma coisa é fato: o marketing nas redes sociais é imprescindível para impulsionar empresas.
Essa abordagem integra o social ao comercial de uma maneira excepcional, aproximando a distância entre pessoas e marcas. Então, se a sua organização está considerando começar a construir uma presença digital sólida, o marketing nas redes sociais deve estar entre as prioridades.
A propósito, a Inside Digital está pronta para ajudar você a posicionar o seu negócio nas mídias sociais. Por intermédio de estratégias validadas em conteúdo e gestão de mídias sociais, a Inside leva empresas ao público que almejam, potencializando a atração dos melhores leads.
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