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Em uma estratégia de SEO, a otimização de conteúdo cumpre um papel fundamental para impulsionar o site no ranqueamento dos buscadores.
Sobretudo, com o algoritmo desses motores de busca passando por mudanças constantemente, buscar informações para tomar decisões mais assertivas é imprescindível.
Não existe uma receita pronta para produzir conteúdo otimizado. Ainda assim, há algumas boas práticas que nunca perdem relevância em uma estratégia de SEO.
Neste post, abordaremos mais detalhes sobre o que é a otimização de conteúdo e as principais dicas para elevar o seu site nas páginas de resultado dos mecanismos de pesquisa. Confira agora!
O que é Otimização de Conteúdo?
A otimização de conteúdo é um conjunto de ações com a finalidade de impulsionar o conteúdo de uma página, excepcionalmente por meio de técnicas de SEO.
Basicamente, criar um conteúdo otimizado engloba práticas de otimização para os mecanismos de busca (SEO) e Marketing de Conteúdo.
Mas, calma! Antes de tentar entender melhor essa estratégia, é importante ter uma mínima noção de como funciona a otimização para os mecanismos de busca.
Na prática, o SEO envolve a aplicação de técnicas e estratégias para uma página – ou domínio – alcançar melhores posições nos buscadores de forma orgânica.
Ok, então o que isso tem a ver com otimização de conteúdo? Bom, tudo!
Cerca de 40 mil consultas por segundo são realizadas no Google, isto é, 3,5 bilhões de pesquisas por dia. A todo momento as pessoas estão pesquisando algo e, certamente, os primeiros resultados dessas pesquisas são os mais acessados.
Para o Google, conteúdos de qualidade que proporcionem uma boa experiência ao usuário são os que merecem o topo do ranking.
Então, se alguém encontrar a resposta que precisa no primeiro resultado, provavelmente – e na maioria das vezes – ele nem vai olhar as próximas páginas.
Por isso, a otimização de conteúdo é tão importante para a qualificação de um site, pois não se trata apenas de atrair leads para o domínio. A otimização de conteúdo SEO impulsiona o reconhecimento de uma marca, passa autoridade e promove mais engajamento.
Mais do que criar, é importante atualizar
A otimização de conteúdo na produção de um artigo novo, por exemplo, é fundamental. Porém, não basta apenas publicar dezenas de novos conteúdos no mês. A princípio, economiza-se mais tempo fazendo uma atualização do que criando algo do zero, não é mesmo?
É importante pensar nos materiais antigos, atualizando a produção com novos dados e informações atuais. A otimização de conteúdo existente também é essencial para fazer a limpeza dos links quebrados e de palavras-chave que não possuem mais relevância.
Outro aspecto indispensável nesse tópico é a atualização das CTAs. Pode ser que uma CTA já não faça mais sentido no momento, seja porque a proposta na chamada não existe mais ou a prioridade para o usuário tomar uma decisão é outra.
Elementos essenciais na otimização de conteúdo
Existem alguns elementos que compõem uma estrutura básica essencial para qualquer produção em sites e blogs. Sendo assim, trabalhar a curadoria e otimização desses elementos é indispensável para uma estratégia SEO com conteúdo de qualidade.
Palavra-chave
Provavelmente, a primeira coisa a se fazer ao montar uma estratégia de conteúdo SEO é selecionar as palavras-chave. Elas são como o resumo do seu conteúdo a partir de um termo de busca.
Então, quando um usuário faz uma pesquisa utilizando determinado termo, o buscador consegue entregar resultados com palavras-chave que representam o tópico dessa busca.
Títulos e subtítulos
Os títulos e subtítulos organizam o conteúdo de uma página, favorecendo uma melhor escaneabilidade e experiência do usuário.
Em sites e blogs, as conhecidas heading tags (H1, H2, H3) são, basicamente, os códigos HTML que se utilizam para hierarquizar de forma padronizada esses elementos.
URL
O próprio Google explica como fazer URLs amigáveis. Em destaque, a primeira observação é evitar utilizar números de ID e utilizar apenas palavras legíveis na URL.
Nunca utilize acentuações ou espaços, pois podem virar caracteres especiais que ficam “feios” na estrutura da URL. No caso dos espaços, faça a separação das palavras com um hífen (-).
Além disso, sempre coloque a palavra-chave na URL para otimização.
Alt Text para otimização
Se for adicionar imagens na página, o que é uma recomendação de otimização, sempre inclua o texto alternativo (Alt Text) na mídia. Esse texto ajuda o algoritmo a ler a imagem e entender a relação dela com o conteúdo para a experiência de navegação.
Links internos e externos
Os links internos e externos, na otimização de conteúdo para SEO, são essenciais para o algoritmo entender o seu conteúdo e pontuar a relevância deles.
Aqui, aspectos como autoridade, quantidade e relevância devem ser considerados para adicionar links em um artigo.
Conteúdo e SEO: 5 dicas para fazer uma otimização de conteúdo eficiente
1. Sem enrolação, seja útil
Não adianta tentar enganar o algoritmo no Marketing Digital! A otimização de conteúdo não significa escrever um monte de coisa sem utilidade alguma com um monte de técnicas mirabolantes.
Aliás, para combater os conteúdos inúteis, o Google lançou o Helpful Content System, uma atualização que valoriza conteúdos que atendam às expectativas dos usuários. Dessa forma, o update avalia publicações que priorizem pessoas.
Lembre-se que os motores de busca classificam conteúdos de qualidade que de fato possam ajudar os seus usuários. Com isso, um erro comum entre muitos profissionais da área é querer produzir para o Google, em vez de criar para quem utiliza o buscador.
Então, antes de publicar algo, sempre se pergunte se o que está sendo entregue ajuda de verdade quem vai ler. E, o mais importante, observe se o conteúdo é claro e objetivo.
2. Não pule a revisão na otimização de conteúdo
Que a autoridade de uma página em determinado assunto é motivo para os motores de busca considerá-la relevante ou não, disso não restam dúvidas.
Tendo isso em vista, para um projeto de otimização de conteúdo, a revisão é crucial para passar autoridade ao público. Todavia, essa etapa não se trata apenas da revisão gramatical e ortográfica. Claro, ela é importante nesse ponto, mas é só isso!
Também é importante validar dados e informações no conteúdo, bem como se certificar que todos os detalhes dos elementos para SEO (links, url, alt text, etc.) estejam corretos.
3. Defina o objetivo da publicação
Uma estratégia de otimização de conteúdo para SEO sem definir a intenção da produção é mirar no escuro. Antes de começar a escrever um blog post, por exemplo, é preciso ter bem definido a persona que irá consumir esse conteúdo e em qual etapa no funil de vendas ela está.
O material será do tipo informativo, transacional ou navegacional? As palavras-chave são relevantes para o contexto do assunto? A CTA é pertinente naquele momento e contexto?
Essas são algumas perguntas a serem feitas para garantir mais eficiência na otimização do conteúdo. Ser intencional é agir com inteligência na otimização para SEO.
Por exemplo, ao pesquisar por “O que é Marketing Digital”, a pessoa quer entender o que é marketing digital, certo? Logo, não seria relevante para essa mesma pessoa ler um conteúdo com o assunto principal “Estatística em Marketing Digital”, se ela nem conhece o tema ainda.
Então, por que colocar esse termo como palavra-chave se o objetivo do conteúdo é explicar o que é Marketing Digital? Por isso, tenha a intenção bem definida ao escrever para SEO.
Leia também: Evite os 11 erros mais comuns no Marketing Digital
4. Acompanhe os updates do algoritmo na otimização de conteúdo
Em agosto de 2023, o Google lançou o August 2023 Core Update. Mas, o anúncio não pegou os especialistas de surpresa devido à instabilidade que o processo de implantação causa na SERP, afetando a classificação dos resultados orgânicos.
Apesar de não divulgar muitos detalhes sobre como funciona realmente cada update, o algoritmo do Google sempre faz atualizações para os fatores de ranqueamento.
Core Updates, atualizações anuais mais complexas, impactam diretamente na posição dos sites. Desse modo, uma simples mudança no algoritmo pode fazer uma página sair da 1ª posição e ir para a 10ª, por exemplo.
Portanto, é importante acompanhar esses updates para saber o que deve ser feito em uma estratégia assertiva de conteúdo para SEO.
5. Proporcione uma leitura dinâmica
Quando um usuário busca por respostas para resolver um problema ou sanar uma dúvida, ele precisa de praticidade para entender o conteúdo. Por essa razão, um aspecto essencial na otimização do conteúdo é a formatação do material.
Veja algumas dicas simples, mas que oferecem bastante dinamismo durante a leitura de um conteúdo:
- Usar bullet points (marcadores), que são essas pontuações para listar informações;
- Escrever frases e parágrafos curtos para explicar uma ideia;
- Utilizar heading tags para organizar os subtópicos do texto;
- Adicionar infográficos, imagens e vídeos que complementam a compreensão do conteúdo;
- Utilizar o negrito para destacar informações importantes e favorecer a escaneabilidade.
Integrar técnicas como essas em um texto para SEO enriquece o conteúdo, proporciona uma experiência mais leve para o público e ainda aumenta o tempo de permanência na página.
Agência de SEO para otimização de conteúdo
Fazer a otimização de conteúdo em uma estratégia de SEO não é tão simples quanto parece. Por isso, o mais indicado para negócios que almejam ganhar visibilidade e alavancar de posição nos mecanismos de busca é contratar uma Agência de SEO.
Sabemos que o Marketing Digital engloba diferentes áreas na internet, o que exige atenção na hora de selecionar profissionais aptos em uma área tão específica como o SEO.
A propósito, a Inside Digital é uma Agência de SEO que conta com profissionais experientes quando o assunto é otimização de conteúdo para sites e blogs. Com soluções estratégicas validadas, a Inside está pronta para ajudar o seu site a alcançar o topo no digital.
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