Índice
- Benefícios de investir em Automação de Marketing Digital para o seu negócio
- 1- Melhor Relacionamento com o Cliente
- 2- Otimização do tempo em processos
- 3- Qualificação e nutrição de leads
- 4- Aumento da produtividade
- 5- Fluxo no funil de vendas
- 6- Ciclos de vendas mais curtos
- 7- Ações de marketing mais eficientes
- 8- Redução das chances de falhas
- 9- Testes A/B mais assertivos
- 10- Impulsiona o crescimento do negócio
- Automação de Marketing Digital com a Inside
Escalar um negócio sem estratégias pode ser um grande desafio, principalmente na internet. Logo, potencializar as ações de Marketing Digital fará toda a diferença. Mas, como a Automação de Marketing Digital entra nisso? Por que investir nessa estratégia?
Bom, seja para pequenas ou grandes empresas, os benefícios da Automação de Marketing são diversos. Essa estratégia, sobretudo, utiliza ferramentas e técnicas para automatizar certas atividades de planejamento e execução de processo de marketing.
Ou seja, é automatizar uma operação por meio de tecnologias. Pensando nisso, podemos dizer que essas tecnologias são as chamadas “ferramentas de automação de marketing”.
Você já ouviu falar em Automação de Marketing Digital, mas ainda está em dúvidas se deve ou não investir nessa prática para o seu negócio? A seguir, veja alguns motivos para descobrir se esse serviço vale a pena o investimento.
Benefícios de investir em Automação de Marketing Digital para o seu negócio
Antes de tudo, uma frase que definiria bem a estratégia de automação marketing é: facilitar tarefas. Esse é o principal objetivo por trás das funcionalidades de softwares de automação. Assim sendo, a equipe de marketing e vendas da companhia tem a melhoria de suas atividades em inúmeras ocasiões.
À vista disso, listamos os 10 principais benefícios de investir em Automação de Marketing Digital para o negócio. Vamos conferir?!
1- Melhor Relacionamento com o Cliente
Sabemos que hoje em dia, os consumidores podem escolher com mais facilidade de qual marca querem consumir. Nessa perspectiva, as marcas que constroem um bom relacionamento com seus clientes são mais valorizadas, conquistando a preferência.
É possível personalizar contatos, identificar preferências de usuários e levantar dados mais precisos para promover um relacionamento mais próximo com o cliente. Além disso, a Automação Marketing Digital contribui para deixar a sua rede mais engajada com a sua marca.
Plataformas de automação são capazes de analisar a interação do usuário em ações de campanhas, e-mails e mídias sociais, por exemplo. Há ferramentas para envio automático de mensagens de forma totalmente personalizada e, ainda, direcionada conforme o estágio do cliente no funil de vendas.
Portanto, a automação ajuda a organização a se conectar com seus clientes em uma relação de longo prazo, fidelizando consumidores ativos de diferentes maneiras.
2- Otimização do tempo em processos
Independentemente do número de operações e ações que a sua empresa realiza todos os dias, o tempo dessas atividades é reduzido significativamente ao adotar ferramentas de Automação de Marketing.
Muitos processos manuais podem passar a ser automatizados, sendo o caso de:
- envio de email marketing;
- envio de formulários;
- mensagens automáticas no atendimento ao cliente;
- postagens automáticas nas redes sociais;
- acompanhamento de CRM.
Atividades como as listadas acima podem ser agilizadas pelo uso de softwares de Automação de Marketing, que as executam de modo programado. O resultado? Rápida ação para resolução de problemas, comunicação com o cliente e solicitações, por exemplo.
3- Qualificação e nutrição de leads
Aplicar ações de Automação de Marketing Digital para qualificar e nutrir leads vai ajudar o seu negócio a investir recursos apenas nos potenciais clientes. Isto é, o direcionamento focado em quem tem altas chances de comprar o seu produto ou serviço.
Muitas empresas perdem tempo e dinheiro por não conseguirem qualificar com mais precisão os seus leads para, então, direcionar suas ações. Por outro lado, a nutrição do lead, em muitos casos, é deixada de lado ou mal desenvolvida.
Há consumidores que são potenciais clientes, mas ainda não estão na fase de tomada de decisão de compra. Por exemplo, um usuário que entrou no site de uma empresa e fez um cadastro, deixando o nome e o endereço do seu email.
Logo, ele demonstrou interesse pela marca, mas por algum motivo ainda não decidiu comprar. Entretanto, essa pessoa confiou em deixar o contato.
A partir disso, o uso de ferramentas de automação colabora com o envio automático de conteúdos para avançar as etapas da jornada de compra do cliente. Assim, pode se iniciar ali um relacionamento.
4- Aumento da produtividade
Se você reduz o tempo de realização de determinadas operações, logo, terá o aumento da produtividade no negócio, certo? Isso é fato, desde que consiga manter ou evoluir a qualidade nos resultados, claro.
Para isso, a estratégia profissional de Automação de Marketing Digital e uso de tecnologias que ofereçam performance pode influenciar positivamente na produtividade do negócio.
A equipe, de modo geral, consegue desempenhar suas funções com mais assertividade e agilidade para que as metas sejam batidas. Os objetivos, com isso, são alcançados de forma mais rápida. Nesse contexto, outro ponto positivo é a integração do time.
Isso pode ser feito com a implementação de sistemas de softwares que reúnam várias funcionalidades em um só lugar. Por exemplo, acompanhar tarefas, avaliar o desempenho de atividades, adicionar lembretes e alertas.
5- Fluxo no funil de vendas
Para proporcionar um fluxo fluido nas etapas do funil de vendas, a Automação de Marketing Digital traz soluções completas. É possível fazer o monitoramento, analisar e identificar problemas nos diferentes estágios do funil para então acelerar a conversão do lead.
Dessa forma, ferramentas de automação são capazes de analisar o comportamento do consumidor com mais eficiência. Isso facilita o trabalho dos vendedores, que direcionam as ações de marketing e vendas adequadas e proporcionais ao estágio de compra.
Além do mais, é importante lembrar que quanto mais fluido for o fluxo do funil, mais conversões acontecem e em menos tempo.
6- Ciclos de vendas mais curtos
Outro ótimo motivo para investir em automação de marketing é que os ciclos de vendas ficam mais curtos. Afinal, o vendedor recebe mais leads qualificados e o cliente é melhor preparado na sua jornada de compra.
Fora isso, com um processo de vendas mais eficiente, garantindo a melhor experiência para o consumidor, os clientes tendem a voltar a comprar, ou seja, há o aumento das movimentações no fundo de funil.
7- Ações de marketing mais eficientes
Existem ferramentas de automação que possibilitam criar campanhas de marketing mais eficientes – seja com anúncios, email marketing, criação de conteúdo relevante, etc.
Os mecanismos de automação podem ser aplicados para segmentar uma ação, analisar alcance, ter uma previsibilidade de retorno e muito mais. Desse modo, a equipe é capaz de ter uma visão ampla do cenário para criar ações de marketing mais eficientes.
Veja também: Evite os 11 erros mais comuns no Marketing Digital
8- Redução das chances de falhas
Quantos erros a sua equipe de marketing e vendas poderiam ter evitado se houvesse a automatização de alguns processos? Imagine quantas falhas recorrentes e evitáveis estão causando prejuízos financeiros para a sua empresa.
Determinados trabalhos manuais são mais passíveis de erros do que tecnologias testadas e validadas em diferentes situações. Diante disso, ao contar com mecanismos de Automação Digital, a empresa reduz significativamente a chance de falhas nos seus processos.
Ao investir em soluções de Automação de Marketing, podemos observar a redução de falhas trazendo vários benefícios, como:
- Disparo correto de campanhas para um grupo;
- Levantamento de dados com mais precisão de acerto;
- Mensagens de resposta não são esquecidas.
Contudo, ressaltamos que as ferramentas de Automação Marketing não são totalmente passíveis de falhas. Claro que, ocasionalmente, algum recurso pode apresentar erros, mesmo que as chances sejam consideravelmente menores do que pela ação humana.
Sob esse ponto de vista, a dica é contratar uma empresa especializada que tenha a expertise no uso de softwares e mecanismos para automação.
9- Testes A/B mais assertivos
O teste A/B consiste na estratégia de dividir um grupo da audiência para testar uma página ou conteúdo a fim de avaliar qual oferece a melhor taxa de conversão. Um exemplo clássico dessa validação é o envio de emails para dois grupos com títulos diferentes.
Nesse caso, o grupo A recebe um email com título “X” e o grupo B recebe o mesmo conteúdo com título “Y” (seguindo a temática do assunto). Feito isso, aquele que tiver maior taxa de abertura (mais pessoas que abriram) é o que gera melhor conversão.
Nesse contexto, muitas ferramentas de Automação de Marketing contam com recursos para testes A/B, possibilitando testar variações de um mesmo conteúdo. Todavia, as possibilidades vão além do teste com títulos de emails.
Há como analisar o melhor CTA, copywriting de landing pages, URLs e muito mais. Os recursos de automação permitem a análise de métricas e resultados com um desempenho mais refinado.
10- Impulsiona o crescimento do negócio
Investir em Automação de Marketing Digital é pensar no crescimento do seu negócio na internet – e fora também. Processos automatizados oferecem um leque de benefícios e oportunidades para a marca expandir suas fronteiras no digital.
O negócio ganha em relacionamento com o cliente, visibilidade, redução de gastos para campanhas e ainda gera mais vendas. Enfim, com estratégia e investimento em boas ferramentas de Automação de Marketing, a sua companhia tem tudo para crescer mais e mais.
Automação de Marketing Digital com a Inside
Ao longo deste artigo, podemos ver como a Automação de Marketing Digital é um investimento essencial que vai além de apenas automatizar processos de marketing e vendas.
Os benefícios dessa estratégia se encontram em um ponto em comum: eficiência em resultados. A estratégia permite que empresas possam crescer de maneira mais rápida e consistente. Afinal, quanto mais a sua organização se expande, mais difícil é mantê-la no topo.
Mas com o apoio da Inside, a sua empresa não só se mantém, como conquista o topo por meio do digital. Somos uma Agência de Marketing Digital especialista em performance.
E sim, a Automação de Marketing Digital está entre os serviços que realizamos com a maestria de uma equipe especializada. Criamos uma estratégia personalizada, agindo diretamente nas necessidades e dores do negócio.