Índice
Você sabe o que é Google Tag Manager? Se tem uma estratégia completa de Marketing Digital, com presença em redes sociais, ação de Inbound Marketing e anúncios em diversas plataformas, vai precisar dessa ferramenta para gerenciar melhor o seu trabalho e facilitar as oportunidades de gerar mais conversões no seu negócio. A parte positiva é que o nome até parece complicado, mas ela é bem fácil de usar.
Usar o GTM é gratuito e muito útil para gerenciar todas as tags que você terá de usar no seu site, especialmente as do Google. Essa ferramenta é importante caso você:
- faça remarketing via Google ou Facebook Ads;
- use o Facebook Ads ou Instagram Ads com dados do seu site;
- use o Google Analytics para analisar seus resultados;
- utilize o GA4 na sua análise.
Se esse for o seu caso, aprenda agora mesmo o que é Google Tag Manager e como configurá-lo no seu site!
O que é Google Tag Manager?
Com um ou dois cliques, o usuário pode instalar e acompanhar as tags que precisar, facilitando muito o uso de ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads e muitas outras. Afinal, o uso desses recursos depende da instalação e configuração dessas tags.
Apenas para explicar, uma tag é um pedaço de código em Javascript que enviam informações do seu site para algum serviço específico e permitem que você use certas ferramentas na sua estratégia de marketing. Um exemplo de tag é o Pixel do Facebook, que coleta dados dos seus usuários e permite que você os use em ações no Facebook Ads. Outros exemplos de tags são:
- Google Remarketing;
- Google Ads;
- tag de pagamento do Paypal;
- Google Analytics
- GA4.
Com o GTM, basta um clique rápido para instalar ou desinstalar essas tags e poder usar essas ferramentas mais facilmente.
Como configurar o Google Tag Manager no seu site?
Agora que você já sabe o que é Google Tag Manager, é hora de entender como colocá-lo em prática no seu projeto. O primeiro passo para isso é criar uma conta no site oficial da ferramenta. Ao fazer isso, você receberá um novo contêiner (uma separação para cuidar do seu site e guardar as tags ali). Caso você precise de mais conteineres, poderá criar gratuitamente, mas se você tiver apenas o site da sua empresa, não precisará.
Em seguida, você deverá intalar o seu contêiner. Para fazer isso em seu site, basta colocar o snippet que o Google Tag Manager oferecerá em seu site, removendo todas as outras tags que você tenha. Se não souber como fazer isso, pode solicitar ajuda de algum profissional de TI.
O processo para criar a sua conta é bem simples. Você vai inserir o nome da conta e se deseja compartilhar seus dados de maneira anônima com o Google. Após fazer isso, deverá clicar em “Continuar”.
Nesse ponto, o Google pedirá para você definir o nome do seu contêiner. Pode ser algo como o nome do seu site, por exemplo. Em nosso caso, ele poderia se chamar “Inside Digital”. Em seguida, você precisará definir o tipo de conteúdo que aquele contêiner abrigará: se Web, AMP, Android ou iOS. Se for para o seu site, o ideal é escolher Web mesmo.
Depois disso, clique em Criar, leia os Termos de Serviço e clique em Sim. Pronto, tudo feito!
Como adicionar tags?
Para adicionar tags, faça o seguinte:
- Clique em Tags no menu do GTM;
- Clique em Nova;
- Selecione o tipo de tag;
- Selecione os acionadores que devem dispará-la;
- Ajuste as variáveis da tag.
Dentro do Google Tag Manager, você também poderá editar e remover tags, caso elas não estejam funcionando como você gostaria ou não sejam mais úteis para a sua estratégia.
Com essa ferramenta instalada e configurada, agora você já poderá trabalhar mais facilmente com tags e terá a sua disposição vários recursos importantes. Viu como o Google Tag Manager é fácil e simples de usar? Agora não tem mais erro, hein?
Gostou do conteúdo? Se você precisar de ajuda para montar uma estratégia digital completa para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!