Imagem mostra logo do Google Tag Manager

Você sabe o que é Google Tag Manager? Se tem uma estratégia completa de Marketing Digital, com presença em redes sociais, ação de Inbound Marketing e anúncios em diversas plataformas, vai precisar dessa ferramenta para gerenciar melhor o seu trabalho e facilitar as oportunidades de gerar mais conversões no seu negócio. A parte positiva é que o nome até parece complicado, mas ela é bem fácil de usar.

Usar o GTM é gratuito e muito útil para gerenciar todas as tags que você terá de usar no seu site, especialmente as do Google. Essa ferramenta é importante caso você:

  • faça remarketing via Google ou Facebook Ads;
  • use o Facebook Ads ou Instagram Ads com dados do seu site;
  • use o Google Analytics para analisar seus resultados;
  • utilize o GA4 na sua análise.

Se esse for o seu caso, aprenda agora mesmo o que é Google Tag Manager e como configurá-lo no seu site!

O que é Google Tag Manager?

O Gerenciador de Tags do Google é uma interface gratuita disponível a todos que criarem uma conta no serviço. O GTM permite que o usuário possa instalar, configurar ou desinstalar tags, gatilhos e variáveis de maneira muito facilitada, sem depender de conhecimentos avançados de programação ou sem o apoio de um time de TI especializado no assunto.

Com um ou dois cliques, o usuário pode instalar e acompanhar as tags que precisar, facilitando muito o uso de ferramentas como o Google Ads, Facebook Ads e muitas outras. Afinal, o uso desses recursos depende da instalação e configuração dessas tags.

Apenas para explicar, uma tag é um pedaço de código em Javascript que enviam informações do seu site para algum serviço específico e permitem que você use certas ferramentas na sua estratégia de marketing. Um exemplo de tag é o Pixel do Facebook, que coleta dados dos seus usuários e permite que você os use em ações no Facebook Ads. Outros exemplos de tags são:
  • Google Remarketing;
  • Google Ads;
  • tag de pagamento do Paypal;
  • Google Analytics
  • GA4.

Com o GTM, basta um clique rápido para instalar ou desinstalar essas tags e poder usar essas ferramentas mais facilmente.

 

Como configurar o Google Tag Manager no seu site?

Agora que você já sabe o que é Google Tag Manager, é hora de entender como colocá-lo em prática no seu projeto. O primeiro passo para isso é criar uma conta no site oficial da ferramenta. Ao fazer isso, você receberá um novo contêiner (uma separação para cuidar do seu site e guardar as tags ali). Caso você precise de mais conteineres, poderá criar gratuitamente, mas se você tiver apenas o site da sua empresa, não precisará.

Em seguida, você deverá intalar o seu contêiner. Para fazer isso em seu site, basta colocar o snippet que o Google Tag Manager oferecerá em seu site, removendo todas as outras tags que você tenha. Se não souber como fazer isso, pode solicitar ajuda de algum profissional de TI.

O processo para criar a sua conta é bem simples. Você vai inserir o nome da conta e se deseja compartilhar seus dados de maneira anônima com o Google. Após fazer isso, deverá clicar em “Continuar”.

Nesse ponto, o Google pedirá para você definir o nome do seu contêiner. Pode ser algo como o nome do seu site, por exemplo. Em nosso caso, ele poderia se chamar “Inside Digital”. Em seguida, você precisará definir o tipo de conteúdo que aquele contêiner abrigará: se Web, AMP, Android ou iOS. Se for para o seu site, o ideal é escolher Web mesmo.

Depois disso, clique em Criar, leia os Termos de Serviço e clique em Sim. Pronto, tudo feito!

Como adicionar tags?

Com o seu contêiner instalado, você precisará adicionar as novas tags que usará em seu site. As tags dependerão da sua estratégia. Por exemplo, se você usa anúncios para vender seus produtos, precisará usar as tags do Google Ads, Remarketing do Google Ads e tags do Facebook e Instagram para o uso dos anúncios. Isso sem falar em outras tags, por exemplo, tags de pagamento do PayPal e por aí vai. Se você não usar anúncios, mas usar muito Inbound Marketing, precisará do Analytics e GA4 para analisar seus dados.

Para adicionar tags, faça o seguinte:
  • Clique em Tags no menu do GTM;
  • Clique em Nova;
  • Selecione o tipo de tag;
  • Selecione os acionadores que devem dispará-la;
  • Ajuste as variáveis da tag.

Dentro do Google Tag Manager, você também poderá editar e remover tags, caso elas não estejam funcionando como você gostaria ou não sejam mais úteis para a sua estratégia.

Com essa ferramenta instalada e configurada, agora você já poderá trabalhar mais facilmente com tags e terá a sua disposição vários recursos importantes. Viu como o Google Tag Manager é fácil e simples de usar? Agora não tem mais erro, hein?

Gostou do conteúdo? Se você precisar de ajuda para montar uma estratégia digital completa para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

Anterior SuperbCompanies Leader Award in 2021 – Get Ready!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *