Índice
- O que é Marketing Digital Mobile?
- Principais vantagens e características do Mobile Marketing
- Dinâmica do mercado de Marketing Mobile 5
- O que é VAS
- Tecnologias Mobile oferecidas atualmente no Brasil
- Ferramentas estratégicas Mobile
- CALL TO ACTION
- CROSS MEDIA ou TRANSMEDIA
- Como criar uma campanha de Marketing Digital Mobile?
- Redes Sociais com estratégias Mobile
Atualmente os acessos em dispositivos móveis estão cada vez mais disponíveis para diversos segmentos ou classes sociais. Nos dias de hoje o Brasil possui mais de 75 milhões de brasileiros utilizando Smartphones diariamente.
O que é Mobile Marketing – É toda a atividade ou ação de marketing utilizando qualquer dispositivo móvel, e não somente celulares.
O que é Marketing Digital Mobile?
Com a chegada dos dispositivos móveis como celulares e tablets ficou muito mais fácil se comunicar com entes queridos, amigos ou empresas no momento em que desejar. Sabendo desses benefícios, muitas empresas utilizam maneiras de se aproximarem do seu público através de estratégias mobiles, fazendo com que sua marca tenha mais vantagens competitivas e de persuasão.
Principais vantagens e características do Mobile Marketing
Listamos aqui todas as funcionalidades que o Mobile Marketing pode proporcionar para sua empresa:
Pessoalidade – Cada usuário possui um celular que pode gerar dados e fazer ações com esse mailing;
Mobilidade – Nessa etapa podemos fazer ações de Geolocalização para algum estabelecimento como restaurantes, bares e mercados, por exemplo;
Imediatismo – Sempre que um lead entra em contato com sua empresa, consequentemente o mesmo estará contando com outras empresas. Isso faz com que o imediatismo em busca de respostas seja cada vez mais rápido;
Mensurabilidade – Assim como as demais ações de Marketing Digital, conseguimos mensurar de forma clara diversas métricas mobile. Para saber mais sobre Métricas de Marketing Digital é fundamental que vocë tenha um objetivo bem claro sobre isso.
Dinâmica do mercado de Marketing Mobile 5
Canais de distribuição: (operadoras, fabricantes e branded player).
Operadoras: Claro, vivo, tim etc.
Fabricantes: Links gravados no aparelho, stere com software embarcado, integração com outros dispositivos da marca, parceria com players complementares. Utiliza o canal primário de conectividade das operadoras – Nokia, Samsung etc.
Branded player: Alto nível de investimento em marketing on e off-line, oferta limitada de conteúdo, onde o mercado é muito disputado, citando como exemplo a Jamster).
Núcleos mercadológicos (Agências, Produção, Publicidade e Mídia e Entrega).
O que é VAS
A sigla VAS se refere ao termo Value added Services, o que significa serviço de valor agregado, muito utilizado na área da telecomunicação.
O mercado de tecnologia e telefonia móvel é, sem dúvida, um dos mais competitivos e necessários cenários na economia atual. Apesar disso, muitos termos ainda causam confusão entre as pessoas. Um deles é o Serviço de Valor Agregado, também conhecido por VAS ou SVA.
Serviços – SMS Premium, Tons e música, Wallpapers Jogos Vídeos, Protetor de tela, temas para Display e app.
Tons e Música pode ser em vários formatos entre eles (Ringtones, Ring – backton, truetone e crazytones).
Tecnologias Mobile oferecidas atualmente no Brasil
SMS
-Tecnologia móvel mais usada.
-Celulares antigos suportam essa tecnologia.
-Vários modelos de negócio.
-Limita até 160 caracteres.
-No Brasil é a melhor escolha e a mais eficaz comunicação móvel. Estudos revelaram que 80% dos brasileiros utilizam SMS. Alguns modelos de negócio são: anúncios, canal de texto, sac, quiz, games, promoção, entre outros.
MMS
Multimedia Message System ou Sistema de Mensagens Multimídia que, basicamente, consiste na possibilidade de integrar texto, imagem, cor e som no envio de mensagens com a mesma simplicidade de SMS.
Características – Suporta 30 mil caracteres e vários formatos de mídia, imagens, vídeo e Sim.
Bluetooth
Atinge o consumidor diretamente e bem próximo ao ponto de venda. Esse é o principal objetivo das ações Bluetooth Marketing.
Vantagens:
–Não exige visada diretamente entre transmissor e receptor;
-Grande quantidade de dispositivos usando bluetooth;
-Facilmente entregue nos protocolos de comunicação;
-Facilidade do usuário em utilizar a tecnologia.
Desvantagens:
–Número limitado de dispositivos conectados;
-Alcance curto.
QR Code
Uma imagem que pode ser facilmente escaneada e interpretada, usada na maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Essa imagem é convertida em URL, um número telefônico ou até mesmo uma localização em especial. Muito bem utilizada para levar o seu lead para uma determinada Landing Page de compra ou conversão.
Realidade Aumentada (RA)
É a linha de pesquisa da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Normalmente a nossa realidade é ampliada pela adição de gráficos criados por aplicações.
Ferramentas estratégicas Mobile
M commerce – É toda e qualquer operação que envolva transação de bens ou serviços através de dispositivos móveis. Muito conveniente o serviço, interatividade, personalização e localização são suas características.
M payment – Mobile payment é efetuar um pagamento usando o celular ou outro dispositivo móvel, podendo substituir o cartão de crédito, cheque ou dinheiro, exemplo: cielo, pag seguro NFC.
M banking – Internet banking – Toda transação online feita por um celular através de um Gateway de pagamento.
M advertising – App da própria marca.
Sites mobile – Atualmente o Google preza muito pela construção de sites responsivos. Toda vez que for fazer um site, faça-o um desenvolvimento de sites responsivos.
CALL TO ACTION
Também conhecida como chamada para ação. É uma maneira simples e direta para interagir com os usuários e incentivá-los para uma ação imediata após ler um texto ou ver uma imagem.
Exemplos: CTA é um acrônimo para call to action, o que significa “chamada a uma ação”; ou seja, são links ou funções de uma página que levam os usuários a realizarem ações. Os tipos de CTAs variam de página para página e podem ser links de navegação, links para compras, links para formulários de inscrição, e podem ser classificados da seguinte maneira:
Primários: É aquele que apela para a funcionalidade da página. Por exemplo: Vamos supor que desejamos comprar uma geladeira “X” em um site de e-commerce. A página referente à geladeira que escolhermos tem a funcionalidade de vendê-la. Um claro exemplo de CTA primário nessa página é o botão de comprar/adicionar ao carrinho.
Secundários: Ainda utilizando o exemplo da geladeira, uma boa opção de CTA secundário é oferecer produtos relacionados em um ponto estratégico da página. O foco principal da página da geladeira é vendê-la, entretanto, ela também poderá vender produtos complementares – o foco secundário.
Click to facebook mobile,Click to promo, Click to call, Click to SMS
CROSS MEDIA ou TRANSMEDIA
Cross media – Cruzamento de mídias de forma independente. A campanha é completa em cada peça publicitária. O receptor pode acessar a informação através de vários canais. Os meios, juntos, levam o conteúdo ao máximo de pessoas possível.
Crossmedia, também conhecida como cross media ou cross-media, é a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio das diversas mídias e plataformas de comunicação existentes no mundo digital e offline. Conceito da década de 1990, envolvendo publicidade em múltiplos meios, ou seja, um conceito simplista sobre publicidade e canais de veiculação.
Transmedia – Sistema interligado da campanha onde a informação passa por uma ou mais mídias para que a peça publicitária seja compreendida. Os meios, juntos, fortalecem uns aos outros completando a sua mensagem. É quando se tem a união de vários elementos em diversas ferramentas para se concretizar uma ação. Exemplo: deve haver a junção de tv + tablet, ou sms + Qrcode.
A evolução do conceito é a Transmedia Storytelling, cujo objetivo é contar uma história com a marca ou o produto que se pretende comunicar, suficientemente interessante para envolver o consumidor, e assim este apreender a mensagem que foi passada. Para ser eficaz, tem que ser capaz de:
-Diferenciar o valor do produto, de forma a torná-lo único;
-Curto, fácil de contar/transmitir por todos, para que a história possa ser disseminada “boca a boca” e memorável;
-Relevante para o segmento que se quer “atingir”. Se não for relevante para o segmento onde a marca atua, não tem qualquer valor;
-Deve apresentar dados concretos e, se possível, quantificáveis.
Como criar uma campanha de Marketing Digital Mobile?
Briefing – Saber o que de fato a empresa quer.
Objetivo – Conversão direta, geração de leads branding;
público alvo – Clientes atuais / Novos clientes – segmentação;
Ferramentas – Tipo push ou pull, qual call to action, cross media mobile site preparado? Como será a mecânica, como a ferramenta vai interagir com user, o gameplay foi testado? Em caso de falha em uma das etapas como o user irá proceder?;
Produção e aprovação – Desenvolvimento técnico, aprovação por operadoras, teste de simulação;
Divulgação
Indicadores de performance
Dicas importantes no planejamento
-Tipo de conexão – pré-pago, pós-pago ou wifi.
-Tamanho da tela – pequeno ou grande.
Redes Sociais com estratégias Mobile
A maioria das redes sociais possui uma boa interatividade com mobile e principalmente com diversos nichos de diferentes segmentos.
Sendo assim, para aumentar a eficácia de suas campanhas promocionais ou sazonais é fundamental que você explore esta característica e incentive seu segmento a compartilhar seus conteúdos de forma orgânica na rede.
Espero que tenha gostado do artigo!