Descubra o que é marketing de afiliados

Se você trabalha no meio digital, certamente já ouviu falar a respeito do marketing de afiliados. Mas, você sabe o que é, como ele funciona e, o mais importante, por que ele é uma ótima estratégia para se trabalhar na sua empresa?

Esse é um tipo de abordagem diferente, que conta com uma pessoa de fora da marca para que possa ser feito. No entanto, muitos se surpreendem com o poder de conversão que esse modelo de marketing pode alcançar.

Quer saber mais a respeito do marketing de afiliados e por que ele pode ser uma grande maneira de encontrar e converter ainda mais leads em seu negócio? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!

O que é marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um modelo de divulgação, anúncio e promoção da marca que permite que você ganhe dinheiro na internet ao colaborar com uma pessoa que se interesse em promover os seus produtos ou serviços.

Esse tipo de marketing gerou uma indústria em acelerado crescimento. Estima-se que até o final de 2022, os valores gastos por clientes por meio dessa abordagem sejam de US$ 8,2 bilhões (oito bilhões e duzentos mil dólares) apenas nos Estados Unidos, indicando um salto significativo quando comparado com o montante de 2017, por exemplo, de US$ 5,4 bilhões.

Quem se torna afiliado, passa a receber uma comissão para cada cliente que fizer uma compra baseada em sua recomendação. Geralmente, registra-se a venda por parte do afiliado por meio de links especiais fornecidos pela empresa para ele.

Portanto, quanto mais leads uma pessoa é capaz de atrair e converter para a marca, maior é o rendimento que ela conseguirá.

Como funciona o marketing de afiliado

A principal responsabilidade de alguém que trabalha nesse ramo é encaminhar o seu público para que ele possa completar uma determinada ação, seja ela uma compra, envio de formulário ou até mesmo uma visita no site da loja vendedora.

Para fazer isso, os afiliados incluem links exclusivos em seus sites, blogs e redes sociais. Um cookie de rastreamento posicionado dentro deste link ajuda as redes de filiação a determinarem de onde vêm as vendas.

Desse modo, sempre que um visitante contratar um serviço ou comprar um produto, a transação será atribuída ao respectivo afiliado responsável pela atração do cliente. 

Marketing de afiliados X Marketing de Influencer

Apesar de usar um terceiro e fazer algo parecido com uma parceria, os marketings de afiliados e influencers são bem diferentes. 

Enquanto que no de influenciadores, a empresa é quem busca por uma pessoa que é capaz de falar com seu público, no de afiliados, é a pessoa quem vai em busca da filiação com a marca.

Além disso, quem procura parceria com influencers busca atingir o público que essas pessoas se comunicam. Já o afiliado identifica a oportunidade de levar uma marca até o seu público, mesmo que ele não esteja diretamente relacionado à empresa.

Tipos de marketing de afiliados

Dentro desse tipo de marketing, existem três vertentes diferentes: o Unattached, o Involved e o Related.

Cada um dos tipos funciona de maneira singular, e é mais eficiente ao depender da estratégia da marca e do público que ela deseja atingir ao usar a estratégia com afiliados.

Abaixo você pode conferir mais a respeito desses tipos e suas diferenças!

Unattached

O marketing de afiliados do tipo desvinculado não requer uma conexão direta entre aquele que se afiliou a uma marca e o produto que ele divulga.

Nesse caso, a pessoa recebe comissões apenas para exibir anúncios da empresa que fez o contrato com ele, sem importar se tais campanhas fazem sentido ou não para um determinado nicho.

Involved

O involved é aquele que se refere aos afiliados que possuem uma relação próxima com o produto que divulgam. Vistos como especialistas de um determinado nicho, aqueles que trabalham com esse modelo costumam educar seus leitores a respeito do produto e seus usos, além de oferecerem recomendações baseadas em experiências pessoais.

Related

O marketing de afiliados related é uma mistura dos dois tipos anteriores. Aqui, é feita a divulgação de produtos relevantes para o nicho, mas sem fazer afirmações diretas quanto ao seu uso. Geralmente, os afiliados desse tipo de modelo possuem algum nível de autoridade no mercado, tornando-o uma fonte de informação confiável.

Se você tem um blog fitness, por exemplo, pode promover roupas de academia, mesmo que nunca as tenha usado.

Tipos de pagamento no Marketing de Afiliados

Quando um afiliado começa a trabalhar com uma empresa, ele pode receber de três maneiras diferentes:

  • Pay-per-sale: traduzido como pague-por-venda, esse modelo é o mais comum dentro desse tipo de marketing. Nesse caso, o afiliado irá receber um porcentagem baseada no preço total do produto em cada compra que for feita por um cliente que utilizou seu link;
  • Pay-per-lead: esse método paga a pessoa que se afiliou, baseado na conversão de leads. Isso acontece, por exemplo, quando o indivíduo consegue convencer um potencial cliente a criar uma conta de testes ou se inscrever em uma newsletter;
  • Pay-per-click: o pague-por-clique calcula as comissões do afiliado, baseado na quantidade de tráfego que ele é capaz de trazer ao seu site. Quanto mais visitantes clicam no link do afiliado, melhor para seus rendimentos.

Por que trazer o marketing de afiliados para dentro do seu negócio?

O marketing de afiliados é extremamente vantajoso para um negócio. Seja você uma micro, pequena, média ou grande empresa, apostar nessa abordagem tem alto potencial de retorno.

Por ser uma indústria em  crescimento contínuo e acelerado, o modelo de negócio é vantajoso para todos os envolvidos: afiliado, cliente e empresa.

Além de ajudar a prospectar novos associados, esse tipo de abordagem também permite que o público encontre os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado.

Conheça mais a respeito dos motivos que tornam esse tipo de marketing tão viável. Confira!

Baixo risco e baixo custo

Como não requer um grande orçamento inicial, o marketing de afiliados pode ser iniciado sem que precise se preocupar com logística, custos de desenvolvimento, manutenção e envio de produtos.

Apesar de alguns pequenos investimentos se fazerem necessários, nenhum outro tipo de gasto é exigido. 

Além disso, essa é uma aposta de baixo risco, pois as penalidades ou multas para tentativas de vendas falhas é praticamente inexistente.

Altamente escalável

Quando falamos dessa abordagem, não há limite em seu escalonamento. Você pode introduzir novos produtos e serviços para sua audiência atual, enquanto, simultaneamente, os conteúdos já existentes sobre outros produtos continuam a gerar rendimentos ao seu negócio.

Adicionalmente, é possível se cadastrar gratuitamente em diferentes programas de afiliados, aumentando seus rendimentos.

Fonte de renda passiva

Esse tipo de marketing permite que você obtenha um fluxo estável de rendimentos passivos. Porém, apesar de ser um investimento de baixo risco, ele não possui 100% de chance de sucesso.

Investir tempo para construir plataformas promocionais, conquistar um público relevante e criar fontes de tráfego são altamente necessários para um marketing de afiliados eficaz. De todo modo, assim que tudo isso estiver resolvido, seus links de afiliados terão grande potencial para gerar renda continua.

Como afiliado, quanto é possível ganhar?

Saber quanto um afiliado pode ganhar ao trabalhar dessa forma é um diferencial na hora da negociação.

Como um profissional, seu potencial de rendimento depende de fatores, como o nicho, produtos/serviços, o próprio programa, o volume de tráfego e o tamanho da audiência que ele é capaz de alcançar.

Logo, quanto mais seguidores, mais fácil será para se tornar um afiliado de sucesso.

Em uma pesquisa feita pela Payscale, um afiliado ganha em média US$ 53 mil por ano, variando do rendimento mais baixo (US$ 39 mil/ano) ao mais alto (US$ 73 mil/ano).

No Brasil, esses valores também variam bastante. De acordo com as informações disponíveis no portal Glassdoor, a média mensal é de R$1.728,00/mês, podendo chegar a R$8.731,00, contando com bônus adicionais.

Os profissionais mais famosos do marketing de afiliados, como Pat Flynn, ganham ainda mais. O patrimônio líquido dele está estimado em mais de US$ 3 milhões.

Agora você sabe tudo a respeito do Marketing de Afiliados!

Como podemos ver, o marketing de afiliados é uma aposta muito segura e com alto potencial de escala para um negócio. Além disso, por sua característica de renda passiva, esse é um ótimo investimento a longo prazo.

Trazer essa estratégia para dentro do seu negócio é bem simples. Mas, trabalhar com ela a longo prazo pode se mostrar desafiador.

Para ajudar você a aplicar esse e outros métodos do Marketing Digital, a Inside Digital conta com uma equipe de ponta e experiente no ramo. Nós sabemos como trazer e converter o seu visitante em cliente!

Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato conosco agora mesmo e descubra tudo o que podemos fazer por sua marca!

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