img-gestão do seu pequeno negócio
O pequeno empreendedor, na maioria das vezes,  encontra dificuldades para que seu negócio prospere.  A grande concorrência pode ser um empecilho para o desenvolvimento da sua empresa, mas com pequenas mudanças e aperfeiçoamento dentro da organização é possível alavancar as vendas e melhorar a gestão. Para isso é necessário fazer uma análise  do seu negócio de dentro para fora. As principais mudanças devem ser com seus colaboradores. São eles que farão funcionar toda a organização planejada pelos gestores. Veja abaixo algumas dicas de como melhorar a gestão do seu negócio e alavancar as vendas.
Faça um planejamento estratégico 
Para que seu negócio evolua, é necessário que você realize um planejamento estratégico, levando em conta informações dos clientes, mercado, colaboradores, fornecedores e sua capacidade de prestar serviços, produzir e vender. Com essas informações, é possível posicionar de forma mais organizada e contínua o crescimento da sua empresa.  Mas atenção para que esse planejamento não fique apenas no papel! Crie ações definindo responsáveis, prazos e recursos necessários para a execução das atividades que visam atingir as principais metas da estratégia.
Escute mais seus clientes
Entender o que seu cliente pensa sobre sua empresa é fundamental. Realize uma pesquisa e pegue o feedback para entender quais os pontos que atrapalham  e quais os que ajudam no seu negócio. É importante ouvir as críticas e, através delas,  pensar em melhorias ou até em mudanças de processos. Coloque algumas metas de entrevistas de clientes por mês. Ao final, você terá um material que pode auxiliá-lo na gestão do negócio.
Controle os dados financeiros
Para o pequeno empreendedor é essencial ter um conhecimento sólido sobre os números. Pois dessa forma é possível controlar as suas finanças e fazer o negócio progredir. Um boa ideia é implantar um software de gestão empresarial como o GestãoClick. O ERP vai auxiliá-lo na geração dos relatórios e possibilitará que tenha um melhor controle financeiro. Faça relatórios mensais para que haja um acompanhamento efetivo das suas ações e também das ações da equipe. Com a mensuração destes dados, será mais fácil identificar as falhas e corrigi-las.
Promova melhorias contínuas
Inovar nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão é um passo fundamental para garantir o crescimento do seu negócio.  Ouça seus colaboradores e veja  o que eles acham  sobre o que  deveria melhorar e quais  processos poderiam ser aperfeiçoados. Também é importante que o empreendedor busque informações no mercado com fontes de outras empresas, concorrentes, universidades, centros de pesquisas entre outras. Promover melhorias contribui para a excelência e também para o aumento da competitividade, que é cada vez mais acirrada no mercado.

Escute mais o seu time
A sua equipe é parte importante no sucesso do seu negócio.  Então,  disponibilize um tempo para ouvi-la. Toda a empresa é formada por pessoas, e cada funcionário é muito importante para os resultados. Geralmente em uma empresa pequena é comum que uma única pessoa desempenhe diversas funções como vendas, entregas ou atendimento. Ouça os questionamentos de cada funcionário, pois um colaborador desmotivado pode gerar problemas ou contaminar toda a equipe. Planejar reuniões com o time  para receber feedback  pode ser uma boa estratégia para melhorar o clima organizacional.  Dessa forma, o gestor pode escutar e atuar como mentor a fim de  estimular o crescimento das pessoas, melhorando o trabalho em equipe. Também é interessante valorizá-los e buscar encaixar cada um em uma função que possa explorar melhor suas qualidades. Investir em um plano de carreira também irá motivar a equipe, já que empresas pequenas são vistas pelos funcionários  sem muita perspectiva de crescimento.  
Invista em marketing digital
Promover o marketing digital para empresas é essencial para que ela se destaque no mercado. O Marketing Digital é uma grande ferramenta para empresa de pequeno porte, pois é possível utilizá-la com orçamento baixo. Como exemplo pode ser citado o investimento nas redes sociais onde é possível atingir mais público e segmentado.  Invista em uma fanpage e promova campanhas e promoções para seus clientes. Também a  realização de sorteios vai gerar mais engajamento dos seus clientes. Isso trará maior receita para a sua empresa e equilibrará suas finanças.
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