Certamente, você já ouviu falar sobre funil de vendas, não é mesmo?
Ainda que não conheça a fundo do que ele trata, sua importância ou até mesmo como ele impacta o negócio, qualquer pessoa que esteja querendo saber mais a respeito de marketing digital já se deparou com esse termo diversas vezes.
Para ajudar a compreender melhor o que, de fato, é o funil de vendas, neste artigo, trazemos o significado, a importância, as etapas e os benefícios deste recurso.
Aproveite e boa leitura!
O que é funil de vendas?
Também conhecido como pipeline, o funil de vendas é um modelo de estratégia aplicado no marketing digital que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a marca até a compra efetiva.
O funil é formado por um conjunto de etapas e gatilhos mentais cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas e de uma determinada organização.
Um dos principais requisitos para iniciar um funil de vendas é aliar as áreas de Marketing e de Vendas dentro de uma empresa. Assim, é possível fornecer uma estrutura que esteja mais perto da realidade do lead. Isso permite identificar quais são as melhores janelas para as vendas.
Por que o funil de vendas é importante?
Compreender a jornada que seu cliente faz é de extrema necessidade se você quer traçar estratégias verdadeiramente funcionais.
Hoje, o engajamento é uma das maiores preocupações das empresas. Ter foco na internet não apenas possibilita estar mais próximo do público como também permite entender em quais aspectos seu produto pode melhorar.
Quando se cria conteúdos pensando nessa fidelização, é possível produzir materiais de qualidade. Não basta dizer que a pessoa sofre com determinada dor, é preciso fazê-la perceber o quanto ela precisa de uma solução, conscientizando-a sobre os motivos de resolver certa situação.
E, é claro, nem sempre o cliente sabe que passa por isso. Na maioria das vezes, será preciso fazê-lo descobrir uma situação de adversidade, para que, ao longo da jornada pelo funil de vendas, ele possa entender o problema, perceber a necessidade de solucioná-lo e, finalmente, compreender como a sua solução é a melhor possível.
Etapas do funil de vendas
Para compreender melhor os impactos que o funil de vendas causa em seu negócio e como ele é capaz de aumentar o engajamento, a visibilidade e os lucros, é necessário entender as etapas que ocorrem durante a jornada do seu lead.
A seguir, confira mais detalhes sobre cada uma delas!
Topo de funil: aprendizado e descoberta
Essa é a fase conhecida como topo de funil (ou ToFu, que significa top of the funnel).
Nesta etapa, os visitantes da sua página descobrem que têm uma necessidade que precisa ser resolvida. Será aqui onde o lead em potencial tem o primeiro contato com a marca.
O seu papel é educá-lo através de conteúdos ricos e de alta qualidade. Infográficos e e-books, por exemplo, são alguns dos materiais utilizados nas estratégias de topo de funil.
Além disso, é interessante criar um pequeno formulário para coletar algumas informações. Ao fornecer dados como nome, e-mail e profissão, o visitante passa a se tornar um lead e avança no funil de vendas.
Meio de funil: reconhecimento do problema e consideração da solução
Meio de funil (ou MoFu, middle of the funnel) é onde passamos a lidar com leads nutridos.
Nesta etapa, eles buscam soluções que possam resolver suas necessidades, ainda que não saibam como. É preciso instruí-los com técnicas e apresentar dicas funcionais sobre o assunto.
Porém, o objetivo é qualificar seus leads e prepará-los para a próxima etapa da viagem, e não tentar realizar uma venda.
Fundo de funil: decisão de compra
Por fim, no fundo de funil (BoFu, bottom of the funnel), os leads já qualificados passam a ser oportunidades.
Agora eles estão prontos para serem abordados pela sua equipe de Vendas, pois já entendem que existe uma solução para o problema e como ela pode resolvê-lo.
Portanto, é hora de mostrar os seus diferenciais para que o lead entenda que a sua solução é a mais completa. Além disso, a relação de confiança construída ao longo de toda a jornada pelo funil faz com que sua marca seja uma referência no assunto em questão. Com estes dois fatores unidos, o interesse de negociar com você acaba aumentando.
Benefícios obtidos através do funil de vendas
O funil de vendas oferece vantagens simples, mas extremamente eficazes. Entre seus principais benefícios, estão:
- otimização de processos;
- maior previsibilidade dos resultados;
- visualização clara da jornada do cliente;
- aumento na quantidade de oportunidades de negócio;
- maior eficiência e produtividade.
Agora, você já sabe como funciona um funil de vendas!
Esse motor que facilita muito o engajamento da clientela permite que a marca alcance pessoas que não apenas compram, mas tratam o seu negócio como referência em determinado assunto.
Mas, para torná-lo efetivo, é preciso saber trabalhá-lo. Para ajudar o seu negócio, a Inside Digital tem um time totalmente especializado e pronto para aumentar a visibilidade da sua empresa. Contate a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar!