Saiba tudo a respeito sobre a curadoria de conteúdo

Dicas de curadoria de conteúdo vão ser muito úteis, principalmente para quem está começando no mundo da criação e desenvolvimento de materiais para o seu público.

No entanto, para colocá-las em prática, é preciso conhecer mais detalhes a respeito da própria curadoria a fim de garantir que todo o procedimento ocorra nos conformes.

No artigo de hoje, você descobrirá não apenas dicas de curadoria de conteúdo, como também suas vantagens, o que é esse procedimento e outros pontos importantes a respeito.

Aproveite e boa leitura!

O que é curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é o processo de procurar conteúdos online, selecionando os que mais interessam para o seu público. Isso inclui diferentes formatos, como texto, vídeo, áudio, entre outros. Tal abordagem tem sido cada vez mais utilizada por diversas marcas dentro do mercado.

Isso ocorre por conta da maneira que a seleção de materiais serve para complementar a produção de conteúdo, gerando valor para a marca e auxiliando diretamente no relacionamento com a audiência nos canais de comunicação da associação.

Uma curadoria possui diversas vantagens poderosas que podem alavancar facilmente a visibilidade de um negócio.

Essa seleção pode ser feita de diferentes maneiras, partindo desde ferramentas como Ubersuggest e SemRush, onde você pode buscar por palavras-chave com potencial de ranqueamento até dados a respeito dos gostos e tendências do seu cliente, que serão utilizados para criar um material com alto poder de engajamento.

O conteúdo produzido também pode ser utilizado da forma que preferir. Seja em redes sociais, lives ou artigos, você tem um leque vasto de opções para se comunicar com seus leads/clientes da melhor forma possível.

Quais são as vantagens de fazer uma curadoria?

Como dito anteriormente, a curadoria de conteúdo conta com vantagens específicas que a torna um verdadeiro diferencial. Confira alguns benefícios que conseguirá ao aderir a esse procedimento!

Manter frequência de publicações

Todos sabemos o quão difícil é publicar com alta frequência, principalmente quando ainda devemos levar em consideração a qualidade de cada publicação.

Com a curadoria, você pode planejar que tipo de conteúdo será produzido e quando ele será disponibilizado para o público, o que facilitará manter suas publicações em dia.

Em redes sociais como o Instagram, é indicado publicar com boa frequência para que o algoritmo não “penalize” sua empresa. Como é difícil criar material dedicado, indicar conteúdos de outras pessoas, sites e plataformas são boas maneiras de manter o volume de interação alto na página da marca.

Ser útil para a audiência

Ainda que os buscadores fazem a filtragem das informações utilizando de seus algoritmos para apresentar bons resultados, eles não têm o olhar e a sensibilidade humana para realizar uma análise mais profunda sobre determinado tema.

Dessa forma, a curadoria permite filtrar materiais de diversas fontes e recomendar aquilo que você julga mais pertinente, considerando a profundidade do tema, a qualidade do conteúdo produzido e o perfil público do leitor. Um bom exemplo disso são pesquisas ou matérias jornalísticas a respeito do setor de atuação da sua empresa.

É bastante vantajoso para o leitor receber uma recomendação de materiais de qualidade devidamente comentados pelo editor do site ou blog, sem a necessidade de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema.

Tornar a marca uma referência

Quando você ajuda sua audiência a encontrar materiais interessantes, isso passa a imagem de que você se preocupa com informações que eles consomem e se o conteúdo realmente agrega a eles.

Isso garante que pessoas estejam mais inteiradas sobre o assunto que você poderá abordar em um futuro próximo, assim como também traz notoriedade e respeito da comunidade para com a sua marca.

Fazendo citações a fontes confiáveis e produzindo materiais de qualidade, você e sua empresa passarão a ser vistos como especialistas na área, como alguém a quem seu público pode recorrer para confirmar informações, ver novidades e discutir sobre a área de interesse.

Melhorar seu SEO

Quem busca fazer curadoria dentro da própria empresa também incentiva a construção de um bom link building, uma vez que você estará trabalhando com links confiáveis e de certa autoridade.

Assim, você melhora o seu SEO de maneira orgânica, e o próprio Google passará a ver sua marca como uma referência, indicando você para cada vez mais pessoas.

 

6 dicas de curadoria de conteúdo

Agora que já entende melhor a respeito, é interessante que conheça algumas dicas de curadoria de conteúdo para que saiba como colocá-la em prática de maneira efetiva dentro da sua estratégia de marketing digital.

Abaixo, você pode conferir cada uma das ações que separamos!

1. Faça publicações no blog

Os blog posts são um ótimo meio para mostrar os resultados da sua busca por conteúdos de qualidade. Há associações que buscam selecionar os melhores artigos ou notícias da semana sobre determinado assunto (que tenha relação com a marca), por exemplo, compartilhando-os em um artigo.

Fazer isso com frequência determinada, por exemplo, todas as quintas-feiras, cria uma expectativa nos seus leitores, que vão aguardar ansiosamente pela chegada desse dia.

Incluir também um pequeno resumo autoral sobre do que o artigo trata ajuda o consumidor daquele conteúdo a lê-lo com mais agilidade. E, caso deseje, ele ainda poderá acessar o link do artigo original para fazer a leitura de maneira completa.

Também é possível fazer indicações em seu próprio blog, usando um formato de lista e apontando para links, por exemplo, ou com um post mais detalhado sobre alguma publicação específica.

Fazer essa espécie de releitura é muito diferente do que publicar uma simples cópia. Ainda que seja baseado em algo feito por outra pessoa, o texto totalmente novo traz uma nova experiência, feita à base da experiência do curador.

2. Diversifique seus canais

Se vai fazer uma curadoria, leve em consideração outros canais além dos blog posts.

E-mails, por exemplo, são ótimos meios de comunicação, pois permitem um contato direto com aqueles que já lhe passaram seus endereços eletrônicos, além de ser uma oportunidade bastante útil, entregando informação de qualidade e de fonte confiável diariamente na caixa de entrada da pessoa.

Outro local que não podemos deixar de mencionar são as redes sociais. Elas são ótimas maneiras de lembrar aos seus seguidores sobre sua presença, principalmente se você mantém o seu feed ativo.

Todo canal é válido nesse caso, pois eles ajudam a aumentar o seu engajamento e permite a interação com seu público de maneiras diferentes.

3. Dê preferência a fontes confiáveis

Conteúdos só serão considerados relevantes pelo público em geral se forem de uma fonte confiável.

Se você ou sua fonte espalha fake news, traz textos rasos e apresenta material mal escrito, isso pode minar sua credibilidade.

Por isso, antes de postar, pesquise mais a respeito de quem produziu o conteúdo. Se estiver inseguro, mas ainda deseja destacar um assunto, pode ser mais interessante dar preferência para veículos de informação mais conhecidos.

4. Lembre-se de dar os créditos

Nunca se esqueça de creditar o autor original de um material. A curadoria não pode, de forma alguma, ser uma cópia de conteúdo de outras fontes. Aqui, o ideal é sugerir uma leitura de materiais alheios agregando valor a eles com um pequeno comentário, por exemplo.

É preciso tomar muito cuidado não somente com a seleção, mas com a maneira que apresenta o material, e principalmente dar o crédito aos devidos autores. Copiar, apenas fará mal a sua marca.

5. Analise cada conteúdo

Depois de selecionar os conteúdos, é importante que analise-os bem para averiguar se eles se comunicam com sua audiência. 

Faça-se as seguintes perguntas para atestar se o conteúdo está de acordo com seu público:

  • Esse material é relevante para quem me acompanha?
  • Ele gera valor para quem o consome?
  • Posso publicá-lo quando quiser ou preciso fazer de imediato?

Questionamentos como esses permitem alinhar o material ao leitor. Lembre-se: prefira qualidade ao invés de quantidade.

6. Teste diferentes formatos

Blog posts, vídeos, podcasts, e-books, etc., são diversos formatos à sua disposição para optar. 

Para saber qual a sua audiência prefere, o melhor a se fazer é testar. Com base no sucesso de cada um deles, você poderá aprofundar suas pesquisas e trazê-las no formato que melhor conversa com seus leads.

Coloque em prática essas dicas de curadoria de conteúdo e aumente seu engajamento!

Como podemos ver, a curadoria de conteúdo oferece diversas vantagens para aqueles que desejam conquistar mais engajamento. Ao utilizar as dicas fornecidas, você poderá aproveitar esses benefícios de maneira rápida e eficiente.

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