CRM: O que é e como integrar ao seu negócio

Certamente você já ouviu falar em CRM (Customer Relationship Management).

A expressão, que significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente” em português, é uma estratégia de marketing digital voltada para as necessidades do cliente.

Mas por que integrar o CRM ao seu negócio?

É justamente disso que falaremos neste conteúdo. Continue acompanhando.

O que é CRM (Customer Relationship Management)?

O CRM é uma ferramenta para gerir os contatos da empresa, e isso inclui:

  • histórico de compras e preferências;
  • comportamento online;
  • interações com os canais da empresa;
  • ligações;
  • visitas ao site;
  • e-mails;
  • reuniões;
  • redes sociais;
  • coleta de demais dados valiosos sobre os clientes.

O CRM armazena as informações em um banco de dados centralizado que permite que todos na empresa tenham acesso ao histórico dos consumidores em uma única plataforma.

De forma bem simples, o CRM é como se fosse uma planilha. Mas, em vez de as informações ficarem em uma tabela que demanda tempo e atenção, elas ficam em um único software para gerenciar todas as interações da sua empresa com clientes atuais e potenciais e para colocar o cliente no centro dos negócios.

CRM: por que integrar a estratégia ao seu negócio?

Hoje, no mundo dinâmico dos negócios, entender e atender às necessidades dos clientes é mais importante do que nunca.

E é aí que está o desafio: muitas empresas deixam de ganhar dinheiro, e o pior, sem saber. Vamos explicar por meio de um exemplo para você entender a importância do CRM.

Imagine que sua empresa tem milhares de clientes. Cada um tem preferências, históricos de compras e interações diferentes.

Como você pode gerenciar todas essas informações de maneira eficiente e garantir que cada cliente receba a atenção necessária? A resposta está no CRM. Por isso, a importância de integrar a estratégia ao seu negócio.

Com o CRM, é possível:

  • ter todas as informações centralizadas de cada cliente;
  • personalizar o atendimento com base no histórico e nas preferências de cada cliente;
  • gerenciar o pipeline de vendas, permitindo que a equipe veja e acompanhe o progresso de cada oportunidade de venda;
  • registrar e acompanhar todas as interações com leads e prospects, garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida;
  • gerar relatórios detalhados sobre o desempenho das vendas – insight crucial para tomar decisões informadas e ajustar estratégias;
  • identificar tendências e padrões que ajudam a entender melhor o mercado;
  • ajustar suas estratégias de marketing e vendas;
  • acompanhar e manter os relacionamentos com os clientes, mesmo após a conclusão de uma venda;
  • criar campanhas de retenção mais eficazes, segmentando os clientes de acordo com seu comportamento e suas preferências.

A partir dessa coleta de dados, você vai saber com exatidão quantas vezes o cliente visitou o site da sua empresa, quantas ligações ele recebeu da equipe de vendas, se ele abriu os e-mails que foram enviados, dentre outras ações.

Viu só como é importante integrar a estratégia CMR ao seu negócio?

Como implementar um CRM?

Agora você já compreende que a sua empresa precisa de uma ferramenta CRM para melhorar o relacionamento com o cliente.

E sabemos que nem todos os processos de vendas são iguais, pois eles dependem do produto, do serviço e da área de atuação.

O CRM é o centro de todas as atividades de marketing e vendas. Por isso, é crucial contar com o apoio de uma agência de marketing especializada para definir os tipos de venda/serviços da sua empresa antes de implementar essa estratégia ao seu negócio.

A agência de marketing Inside Digital conta com uma equipe de profissionais de várias áreas para implementar o CRM de sua empresa. Assim, ela auxilia a organizar as informações dos clientes, automatizar os processos, melhorar a gestão de vendas e fornecer análises valiosas, a fim de impulsionar as vendas e fidelizar os seus clientes.

Quer saber como podemos implementar o CRM na estratégia do seu negócio? Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções.

Anterior Brandformance: como essa estratégia pode ajudar a sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *