Índice
- Por que usar o lookalike?
- Melhores chances de vendas
- Maior identificação com o produto ou serviço oferecido
- Possibilidade de escolher novos públicos
- Fácil de usar
- Mais flexibilidade de campanhas
- Outras vantagens do lookalike
- Como utilizar o lookalike da melhor forma
- Trabalhe com o lookalike na sua estratégia de marketing digital
Lookalike é um dos recursos mais importantes para quem deseja fazer propagandas utilizando o Facebook Ads, e um dos principais para quem pretende implementar estratégias de marketing digital em seu negócio.
A ferramenta permite uma expansão massiva no quesito visibilidade e permite que a marca entre em contato com novas pessoas dentro da internet que possam se interessar pelo seu produto ou serviço.
Quer descobrir tudo a respeito do lookalike e começar a captar ainda mais leads na internet? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que é lookalike
O lookalike, também chamado de Públicos Semelhantes, é uma função que melhora o direcionamento das suas campanhas de marketing, principalmente a de marketing digital.
Essa ferramenta funciona como uma segmentação, auxiliando a marca a localizar usuários que tenham características, gostos, perfis e interesses parecidos com o público-alvo original do negócio, ou seja, utilizando da sua base de dados, ela irá procurar pessoas que possam ter possível interesse naquilo que sua empresa oferece como solução.
Por meio de Públicos Semelhantes, o Facebook avalia a audiência que seu negócio já conquistou (seja pelos “likes” da página ou porque já comprou algo de você) e, assim, busca por pessoas que se encaixem no perfil.
Inclusive, o lookalike procura por pessoas que já fizeram interação com outras marcas. Dessa maneira, seu anúncio tem mais chances de ser efetivo, já que ele está direcionado para pessoas que têm alta chance de engajamento.
Por que usar o lookalike?
São diversos benefícios que o recurso pode oferecer para sua associação, visto que ele trabalha diretamente com a sua base de dados. Abaixo, você pode conferir os principais!
Melhores chances de vendas
Quando você realiza a implementação de uma propaganda relacionada ao serviço ou produto que vende para pessoas semelhantes – aquelas que já compram de você – e direciona essa comunicação de acordo com sua personalidade e preferência, suas chances de vendas são muito maiores.
E mesmo que não consiga fechar negócio, as chances de captar a atenção do potencial lead e levá-lo para o seu funil de vendas também são altas. Isso também significa que o investimento que fez na nova abordagem de seus anúncios terá um rendimento melhor, tornando suas estratégias mais eficientes e rentáveis, concretizando uma estratégia sólida para expansão contínua do negócio.
Maior identificação com o produto ou serviço oferecido
Na internet, cada vez mais existe concorrência pela atenção das pessoas. O grande desafio é reter aqueles que acessam seu site. Apenas 25% do total de usuários que acessam seu site são pessoas que se mantêm consumindo o seu conteúdo.
Para se destacar, é preciso contar com um planejamento eficiente e ter uma estratégia eficiente. Quando uma marca realiza a segmentação de seus anúncios, ela está aumentando as chances de vender, visto que, agora, as pessoas vão se identificar com o conteúdo, com sua marca e com o produto ou serviço que vende.
Você é dono de uma empresa que oferece produtos de beleza veganos, por exemplo. Ao anunciá-los para pessoas que têm essa preocupação ambiental e de proteção aos animais, suas chances de adquirir mais vendas são iminentes.
Perceba também que, ao mesmo tempo, você está evitando a rejeição, visto que a propaganda não é levada para aqueles que não tem a intenção de ouvi-lo.
Possibilidade de escolher novos públicos
Enquanto cria sua campanha, o Facebook permite que crie listas de lookalike. Assim, é possível definir uma audiência com base naqueles que já interagiram com anúncios anteriores da marca.
Se a sua empresa trabalha com um portfólio amplo e lida com diferentes públicos, saiba que também é possível segmentar os anúncios por meio da ferramenta para cada um dos diferentes perfis semelhantes de usuários que deseja atingir.
Fácil de usar
O gerenciador de anúncios do Facebook, ou Facebook Ads, não tem muito mistério. Ele é simples de ser utilizado e muito intuitivo, permitindo que até mesmo aqueles com pouca experiência consigam colocar sua propaganda sem grandes dificuldades.
Embora conte com um grande número de funcionalidades, que podem ocasionar certa confusão à primeira vista, configurar seu Públicos Semelhantes é bem mais fácil do que parece. É possível fazer a configuração diretamente na tela da campanha.
Quando cria sua audiência lookalike, ela fica disponível para ser reutilizada quantas vezes desejar. Assim, não será preciso passar por todo o processo de criação novamente com aquele tipo específico de persona.
Mais flexibilidade de campanhas
Anúncios criados por meio da ferramenta possuem uma maior versatilidade e flexibilidade. Afinal, dependendo dos usuários que deseja atingir, é possível moldar sua propaganda da melhor forma a fim de se comunicar com a maior quantidade de pessoas dentro de um público específico.
Isso oferece uma grande elasticidade estratégica, principalmente se você possui diversos produtos que são feitos especialmente pensando em atingir esses usuários.
Outras vantagens do lookalike
Além de todas as vantagens abordadas, não podemos deixar de citar outras vantagens que o recurso do Facebook oferece, como:
- possibilidade de desenvolver campanhas de atração de leads, considerando seus perfis baseado naqueles que já interagem com sua marca;
- otimização de lucro e faturamento;
- intensificação de interações do público com seus anúncios;
- possibilidade de integração de diferentes dados de variadas plataformas, expandindo as informações de base que serão utilizadas;
- alta responsividade ao ser utilizado com outras ferramentas e sistemas.
Lembrando que, quanto mais dados você insere no menu de Custom Audiences, mais o Facebook conseguirá encontrar usuários que tenham grandes tendências de se tornarem seus clientes.
Como utilizar o lookalike da melhor forma
Como podemos perceber, o lookalike é uma opção com grandes vantagens para ajudar seu negócio a se destacar no Facebook, não é mesmo?
No entanto, para aproveitar o máximo dela, é preciso configurá-la adequadamente. Confira as orientações que separamos!
Público personalizado
Antes de tudo, será preciso criar o seu público personalizado (ou de origem). Ele pode ser criado a partir de informações do seu pixel, do app ou de fãs e pessoas que curtem a página da sua empresa.
A partir daí, o próprio Facebook irá identificar as qualidades comuns desses usuários e definirá o lookalike.
Antes de criar seu público personalizado, considere o seguinte:
- qual o seu público mais relevante;
- do que essas pessoas gostam;
- que tipo de informação elas consomem;
- quais os principais dados demográficos dessas pessoas.
Quando tiver essas e outras informações em mãos, será capaz de alimentar o público de origem e começar a utilizar o lookalike. Uma ideia bastante interessante é importar os dados do mailing da sua empresa.
Para fazer isso, use o gerenciador de anúncios do Facebook e clique em “públicos”, depois em “criar público” e então “público personalizado”. Agora, importe sua lista de e-mails salva previamente.
Depois de carregá-la, lembre-se de informar à plataforma os dados correspondentes dessas pessoas, como nome, cidade, número de telefone, etc. Quanto mais detalhados os dados forem, mais precisa será sua campanha.
Público semelhante
Agora que já definiu seu público de origem, você poderá começar a criar o lookalike. Para isso, faça o mesmo caminho informado anteriormente. Porém, selecione, dessa vez, a opção de “públicos semelhantes” em vez de “personalizado”. Não se esqueça de preencher todos os campos solicitados.
Preste muita atenção em relação ao tamanho do público. Os menores são mais semelhantes àqueles da sua base de dados.
Quanto mais abrangente for a opção de público que selecionar, maior será o seu alcance em potencial, porém, menores serão as semelhanças entre essas pessoas e aqueles que já compram de você.
Geralmente, a recomendação é que o de origem tenha, em média, de 1000 a 50000 pessoas.
Vale lembrar que a qualidade da informação também importa aqui. Então, em vez de importar a lista de e-mail com todos os seus clientes, selecione os melhores para garantir que o Facebook irá procurar pessoas baseadas nesses perfis.
Outro ponto importante é que o público precisa ter, ao menos, 100 pessoas em um único país. Você pode criar 500 lookalikes com base em apenas uma origem. Também é possível, em uma mesma propaganda, usar variados públicos semelhantes diferentes.
Público semelhantes a partir das curtidas da página
Uma ótima opção para criar lookalikes eficientes é utilizar as curtidas da sua página como base de usuários. Quer outra alternativa interessante? Utilize a página da concorrência como sua base!
Essa possibilidade permite que crie anúncios direcionados a engajar novas pessoas que irão interagir e descobrir a sua marca aos poucos. É uma excelente oportunidade para levar seus novos leads para o seu funil de vendas.
Porém, tome cuidado! Essa opção também pode gerar perfis genéricos. Faça uma análise aprofundada a respeito do perfil do público para descobrir seu nível de engajamento.
Trabalhe com o lookalike na sua estratégia de marketing digital
Como podemos ver, o lookalike é uma ferramenta extremamente vantajosa para qualquer marca que decida apostar nela. Ela prova ser ainda mais eficiente quando implementada em uma estratégia de marketing digital bem executada.
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