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Abrir uma clínica odontológica é um grande desafio para muitos dentistas recém-formados, principalmente quando o assunto é administração do negócio.
Essa situação se agrava pela falta de funcionários. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, 43% dos dentistas trabalham sozinhos.
Devido à falta de funcionários, muitos profissionais têm dificuldades de gestão e na captação de novos clientes para a clínica.
Além disso, por causa da alta rentabilidade, o dentista precisa lidar com a concorrência de 300 mil profissionais no mercado, segundo o mesmo Conselho Federal de Odontologia.
E ter uma boa gestão do consultório é fundamental para que o dentista supere a concorrência e possa aumentar o número de clientes.
Conheça algumas dicas para que o seu consultório tenha mais visibilidade e relevância no mercado.
Por que o fluxo de caixa é importante?
Um dos principais problemas de gestão em uma clínica de odontologia é o fluxo de caixa.
Isso porque boa parte do capital financeiro é usado para abrir a clínica e também para mantê-la nos primeiros meses do negócio.
Além disso, como trata-se de um novo negócio, poucos pacientes poderão aparecer na clínica. Por isso, é fundamental que esses clientes se sintam confortáveis e bem atendidos.
O principal motivo é a fidelização desses clientes, pois com um bom atendimento e um serviço bem-feito, os pacientes permanecerão na clínica por mais tempo e a indicarão para amigos e parentes.
Com esse marketing boca a boca, a empresa terá um fluxo de caixa um pouco mais confortável, permitindo que o dentista contrate funcionários para ajudá-lo.
Portanto, o fluxo de caixa é fundamental para que a empresa se mantenha no mercado, pois a situação financeira da clínica permitirá ou não que possam ser feitos investimentos no negócio.
Como aumentar a visibilidade da clínica?
Atualmente, existem muitas formas para um consultório odontológico aumentar a visibilidade e ter mais resultados.
Uma das primeiras etapas para ter uma boa gestão de consultório é preparar e treinar a sua equipe. Participe de eventos, invista em treinamentos e workshops para que todos tenham mais conhecimento.
Caso não tenha recursos suficientes para investir em capacitação no primeiro momento, existem várias opções de cursos gratuitos ou de baixo custo na internet, oferecendo conteúdos valiosos.
Além do conhecimento, existem outros importantes fatores para a sua clínica ter mais visibilidade. Vejamos a seguir:
Gestão estratégica do negócio
Ter uma visão do consultório odontológico é fundamental para o dentista conseguir estabelecer estratégias e investimentos para captar novos pacientes.
Conhecer o mercado, analisar a concorrência e melhorar o controle das finanças são algumas das formas para que a empresa tenha dados concretos do negócio.
Com essas informações, fica mais fácil para o profissional conseguir estabelecer estratégias de divulgação e venda com o intuito de atrair clientes.
Ter um software de gestão
Muitas clínicas perdem pacientes devido a demora na sala de espera. Se uma consulta está marcada para às 9h da manhã, por exemplo, não tem motivos para o paciente aguardar até às 10h para ser atendido.
Afinal, os pacientes vão à clínica quando estão com algum desconforto ou sentindo dores extremas. Nessas situações, ninguém quer ficar esperando por um atendimento que já foi marcado previamente.
Por esse motivo, é importante que as clínicas invistam em um software de gestão. Através dele, é possível definir rapidamente a agenda de cada profissional, assim fica mais fácil abrir a agenda, segundo as especificidades dos pacientes.
Por meio deste software é possível também especificar a forma de pagamento do cliente. Isso significa especificar se o atendimento é particular ou por convênio odontológico.
Essa é uma das maneiras de fazer com que os seus pacientes não esperem muito tempo para serem atendidos, sendo uma das formas mais eficientes de fazer com que eles retornem futuramente.
Investir em divulgação na internet
Outra forma de captar clientes é pela internet. A razão disso é o grande número de usuários de internet no Brasil, que segundo o IBGE, chega a 126,6 milhões.
Uma alternativa é se inscrever em portais dedicados para busca de dentistas, como Boa Consulta, Doctoralia, Consulte.me, entre outros.
Essas páginas permitem que o dentista interaja com os pacientes, criando conteúdo e respondendo as suas dúvidas.
Assim, os pacientes vão te avaliar de forma positiva, aumentando a autoridade e sua credibilidade, fatores decisivos na hora em que um novo cliente vai marcar uma consulta.
Além disso, existem as redes sociais. Por meio da produção de conteúdos relevantes sobre o seu tema, usando a linguagem adequada para os seus seguidores, a sua página pode conseguir alcançar um grande público e novos clientes.
Apostar em links patrocinados
Os links patrocinados são anúncios que aparecem em destaque nas páginas de busca e nas redes sociais em formato de links.
Essas páginas ajudam na visibilidade imediata da sua clínica, colocando o site ou palavras-chave de tratamentos, como preenchimento labial e clareamento dental.
Isso porque o link vai aparecer na primeira página dos buscadores e no feed das redes sociais. Assim, sua clínica terá mais acessos e possibilidades de aumentar sua clientela.
Mas, para conseguir acessos de forma assertiva, é preciso fazer um estudo das palavras-chave (termos buscados pelos clientes) para encontrar as que mais se encaixam com a sua solução.