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Os webinars já fazem parte da estratégia de diversas empresas nos mais variados setores do mercado.
Sendo uma maneira simples de ganhar reconhecimento e engajar o público, essa abordagem vai colocar a sua marca mais próxima aos seus potenciais leads, aumentando suas chances de fidelização.
Quer saber como utilizar esse recurso para aumentar a captação dos clientes em potencial e melhorar os números da sua empresa? Então continue acompanhando e boa leitura!
O que são Webinars
De forma objetiva, webinars são palestras ou aulas em formato de seminário que são oferecidas por intermédio da internet. O termo nasceu da junção das palavras inglesas web (a parte visual da internet) e seminar (seminário).
Diferentemente de videoconferências, a comunicação é uma via única, indo do palestrante para os participantes.
Um webinar é realizado por meio de um programa específico ou de um site que seja destinado a essa finalidade. Nele, há um sistema de chat para que os participantes possam se comunicar e enviar perguntas ao palestrante.
Ou seja, podemos descrever os webinars como palestras digitais.
Vantagens de webinars
Um webinar pode trazer diversas vantagens quando bem feito. Ele agrega, e muito, para qualquer marca, e ajuda a ampliar a sua visibilidade e alcançar novos leads em potencial.
Confira alguns dos benefícios das palestras digitais!
Relevância para a marca
Um webinar contribui muito para a sua relevância e notoriedade dentro do ambiente virtual.
Quando as pessoas assistem a palestras a respeito de um determinado assunto, elas esperam ouvir informações de valor, que trabalhem os conceitos em volta de tal assunto de forma mais ampla e complexa.
Além disso, o palestrante passa a imagem de domínio do tema. E quando o faz com maestria, facilmente ele começa a se tornar um nome relevante dentro do seu setor de atuação.
E isso também vale para marcas, que passam a ser vistas como empresas que desejam agregar conhecimento aos seus consumidores.
Contato imediato com potenciais leads
Webinars são ótimos meios para chamar a atenção e atrair seus leads em potencial.
Isso porque essas pessoas já buscam saber mais a respeito do tema que você irá abordar. Portanto, para elas, escutar alguém falar a respeito do tema pode ser muito mais interessante do que ler artigos na internet, principalmente se você tem domínio ou se já possui notoriedade na área em que atua.
Relacionamento mais estreito com seus clientes
Para aqueles que já são clientes e consomem soluções e conteúdos das marcas, os webinars funcionam como uma espécie de bônus que agrega ainda mais em seu conhecimento.
Geralmente, essas pessoas interagem durante a apresentação, levantando perguntas pertinentes, ao mesmo tempo que sanam dúvidas de novos consumidores. Isso, sem contar que eles também são responsáveis por boa parte dos compartilhamentos e indicações de sua palestra digital.
Aumento na sua lista de contatos
Por meio de um webinar, as chances de expandir sua lista de contatos aumenta consideravelmente.
Isso porque você pode pedir informações, como e-mail, número para contato via Whatsapp e nome da pessoa, para que seja enviada a ela o link da palestra digital. Ao trocar essas informações, você terá adquirido mais um indivíduo para sua base de dados.
Além disso, essa pessoa, ao final da palestra, poderá ser um lead com alto potencial de conversão. Logo, é mais fácil direcioná-lo ao seu funil de vendas, nutrí-lo com conteúdos e, então, finalizar uma venda e adquirir um novo cliente.
Expansão da base de dados para trabalhar novas estratégias
Além da aquisição de novos contatos, também é interessante solicitar feedbacks daqueles que assistiram sua palestra digital a fim de coletar dados para trabalhar em futuras estratégias da empresa.
Isso permitirá criar campanhas mais assertivas que levem em consideração a experiência e comunicação com o público-alvo, garantindo maior efetividade em suas abordagens e retornos maiores para a empresa.
Como planejar e conduzir seus Webinars
Planejar webinars é um grande desafio, tendo em vista que o formato permite que você trabalhe temas e assuntos de maneiras tão diferentes, que tantas opções podem se tornar mais um obstáculo do que uma ajuda.
Caso você ainda não seja reconhecido no seu setor de atuação, isso se torna ainda mais difícil, visto que suas palestras digitais precisam ser muito assertivas para conquistar o público e começar a trabalhar o nome da marca.
Diante disso, há a necessidade de saber por quais passos deve passar antes de fazer um webinar. Fazer um planejamento efetivo é indispensável se você quer ser bem reconhecido.
Mas, antes de abordar tais tópicos, não podemos deixar de falar do mais importante: a condução da palestra. Etapa essa que é um verdadeiro desafio para muitos palestrantes de primeira viagem.
Como conduzir um Webinar
Conduzir um webinar é um desafio enorme. Afinal, você terá de passar 45 a 60 minutos falando diretamente com seu público, e precisa trazer informações relevantes pois, caso contrário, a chance deles simplesmente irem embora é consideravelmente maior do que em uma palestra convencional.
Uma boa condução não leva em conta apenas o planejamento, mas também a maneira com que você aborda o assunto e utiliza seus recursos. Lembre-se que sua apresentação precisa ter valor, seja ela com uma comunicação mais informal ou séria.
Traga slides, apresente dados, exponha estatísticas e provoque questionamentos na plateia. Procure abrir espaços para interação e busque fazer o próprio público interagir entre si a fim de criar uma comunidade cada vez mais sólida.
Não deixe a “colinha de lado”, traga-a e deixe anotado nela os tópicos que irá falar, quando abordar e de que maneira iniciar um assunto dentro do tema proposto.
Quanto mais dinâmica e interativa for sua apresentação, maiores serão as chances de retenção do público.
Como planejar um Webinar
Agora que já sabe como conduzir seus webinars, o próximo passo é saber planejá-los. Para isso, leve em consideração os pontos a seguir!
Encontre um tópico relevante
Não tenha pressa para encontrar um tópico relevante. Afinal, webinars são muito mais difíceis de se criar quando comparados a outros recursos do marketing digital. E, para obter retorno, é preciso que a palestra seja de qualidade.
Um webinar é um espaço dinâmico que permite tratar de todo assunto de maneira séria, mesmo que de modo informal ou até mesmo casual. Aqui você pode falar desde problemas e informações a respeito até tendências de mercado e os motivos para o seu surgimento.
Vale ressaltar também que, no caso de uma dificuldade para encontrar um tema, é interessante usar o Google Trends para saber o que está mais em alta no seu nicho, e usar isso como ponto de partida até encontrar algo que deseja abordar.
Ofereça valor no seu conteúdo
Depois de definir o tópico que vai abordar durante a palestra, o próximo passo é escolher o formato mais adequado ao negócio. Os quatro mais utilizados são:
- entrevistas ou painéis de discussão;
- anúncios;
- estudos de casos;
- treinamento e oficinas.
Independentemente do formato de escolha, prepare um conteúdo atraente para que o público se mantenha focado e conectado até o fim da palestra digital
O ideal é manter o foco da audiência em um ponto específico em vez de sobrecarregá-la com diversas informações não diretamente relacionadas ao assunto principal.
Agregar valor ao conhecimento passado, como trazer pesquisas, informações de referências e dados sobre um pouco da realidade da marca, por exemplo, são ótimas formas de manter todos engajados e presentes até o fim.
É interessante também utilizar de abordagens como o brainstorming para criar um mapa mental listando tudo o que deseja cobrir durante os próximos minutos de apresentação.
Use recursos visuais para comunicar com eficiência
Recursos visuais tendem a chamar mais atenção do que textos.
Use ilustrações, mapas mentais, infográficos, animações e todo o tipo de recurso que estiver disponível para tornar a apresentação mais informal, ainda que mantendo sua seriedade.
Essa é uma maneira eficiente de passar informação enquanto mantém seus espectadores acordados e engajados no que está apresentando.
Promova o webinar
É claro que não podemos esquecer de promover seu webinar de forma eficiente!
Faça-o em todos os canais de comunicação que forem possíveis, tais como, redes sociais, site da empresa, e-mails, etc.
Além disso, é interessante que os seus clientes também o façam, visto que novos leads são mais propensos a surgir por meio de indicações. Assim, vale a pena oferecer algum tipo de cupom de desconto caso ele consiga indicar um número X de pessoas, por exemplo.
Sorteios e oportunidades de promoção ao fim da palestra também são ótimos meios de chamar a atenção do público de maneira geral. Mesmo que eles venham pelo interesse de adquirir vantagens, você terá por volta de 45 a 60 minutos para convencê-los que a sua marca é o diferencial que precisam.
Faça Webinars e atraia cada vez mais público!
Seguindo tudo o que foi abordado neste artigo, você conseguirá trazer os webinars facilmente para dentro das suas estratégias de marketing digital, permitindo que seu negócio conquiste ainda mais leads!
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Links: https://blog.eventials.com/saiba-como-usar-webinars-para-geracao-de-leads/ / https://herospark.com/blog/webinar-100-leads/ / https://rockcontent.com/br/blog/captacao-de-leads/