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Estamos vivendo em uma nova era da tecnologia como aquela em que vivemos nos anos 2000 com a propagação da internet.
Em 2020, o mundo vivenciou um avanço da tecnologia por conta da pandemia da COVID-19. Diante disso, o mundo empresarial e comercial estava presenciando uma transformação tecnológica e teve que se adaptar a uma diversidade de comportamento que se estende até hoje.
Estamos enfrentando um período de audiência absurda como nunca jamais havíamos tido, o que consequentemente pode trazer um desconforto para as Agências de Marketing Digital. A competitividade está cada vez mais alta para uma demanda que não se eleva, isto é, uma demanda com tendência linear. Esse comportamento pode ser averiguado pelo estudo anual que o Google faz chamado ZMOT (Momento Zero da Verdade).
Atualmente, as gerações estão cada vez mais voltadas para uma fonte de influenciadores que, na maioria das vezes, tem um peso maior que a de grandes escritores. Fato é que os influenciadores estão cada vez mais presentes para trazer “seguidores” às empresas – ação que nem sempre será convertida em vendas.
Com isso, as empresas seguidas pelos “gurus” tendem a ignorar outros canais que estatisticamente convertem muito mais do que o “Instagram”, principalmente pelo comportamento que as pessoas têm dentro da rede social.
Uma pergunta de reflexão: “Quantas vezes você entrou no Instagram para buscar um produto ou serviço? Pois bem! Nenhuma, correto?”.
Ao juntarmos a mudança de comportamento exacerbado das pessoas + a IA, é previsível que a partir do ano de 2024 teremos uma mudança drástica na prestação de serviços de Marketing Digital, diante dos estudos feitos por Terry Young, fundador e CEO da Sparks & Honey.
Diante desse contexto, o cenário das Agências de Marketing Digital está cada vez mais competitivo. Ao mesmo tempo, com o ingresso de novas tecnologias, acaba fazendo com que os usuários tenham comportamentos diferentes daquele que estamos buscando atualmente.
Paralelamente, temos que entender e aprender a lidar com as novas tecnologias que estão chegando e mudando o comportamento dos usuários. No entanto, isso não é de se espantar, afinal o marketing sempre foi um segmento de constantes mudanças.
Diante dessa constante mudança, podemos nos perguntar:
. Como podemos conduzir ou lidar com essas questões?
. Onde podemos depositar nossas estratégias de Marketing Digital?
. Como encontrar oportunidades em um cenário tão confuso e volátil?
. Em que a IA pode ajudar no Marketing Digital?
Segundo o estudo e análise que foram feitos, os quais contam com mais de 189 milhões de dados coletados em mais de 140 países, foram desenhados diferentes padrões e comportamentos para a sociedade.
Vamos listar 3 possíveis mudanças que trarão novas possibilidades para as Agências de Marketing Digital
1ª – Mudança de Biodados e Precisão Criativa
A nova tecnologia que está por vir vai muito além de simples coleta de dados, os quais vão ser muito mais imersivos. No estudo apresentado, a infraestrutura abarca casas inteligentes, objetos de uso pessoal ligados à internet, assim como dados biométricos, reconhecimento de emoções pelas câmeras diante de um anúncio ou leitura de um texto.
Parece loucura, mas é real! Ou seja, tudo que rodeia você e está ligado à Internet das coisas deverá ser um DB importante para que as agências tomem decisões.
Estamos entrando em uma era de dados para fazer análises, benchmark da concorrência, e, por isso, muitos dados de comportamento do consumidor devem ser de suma importância para que a Agência de Marketing Digital entregue um trabalho que traga resultados positivos.
Exemplo disso é que hoje os nossos devices estão 24 horas nos ouvindo e nos vendo. Atualmente, existe um software relacionado à saúde que analisa em tempo real a voz da pessoa e alerta sobre sinais de depressão. Já imaginou um psiquiatra com esses dados?
O que isso muda na prática?
Novas funções estarão no mercado como Head de dados de precisão, designer de realidades paralelas, estratégias de dados biométricos e nano dados. Não podemos deixar de frisar que novas normativas de regulamentação estão por vir também!
2ª – Mudança na geração Z que está vindo
Há algum tempo fizeram um estudo nos Estados Unidos onde diziam que o Google iria “morrer” por conta do TikTok, onde a geração Z estava substituindo-o de forma simplista. Ao estudarem as buscas e comportamentos dos jovens, muito foi mostrado.
Muitos jovens da geração Z estavam em busca de satisfação pessoal e não profissional – a grande maioria em sexo. Isso mostra uma mudança, porém não preocupante em um curto tempo.
Nos próximos 15 anos, a geração Z vai definir o rumo de toda a indústria de Publicidade e Marketing Digital . Sabemos desde os primórdios da antropologia que os jovens sempre mudam um centenário dentro do mundo, e a cada 100 anos o mundo muda. Logicamente, esse tempo vai diminuir.
Até o momento, os jovens da geração Millennial são conhecidos pelo ativismo de sofá, já os da geração Z têm por sua vez a definição que não querem esperar a mudança, eles querem fazer parte da mudança.
Estudos apontam que a geração Z tem mais de 70% de seus integrantes inseridos em alguma questão social ou política. A geração Z se relaciona de forma natural com o ativismo e demonstra como se relaciona com o mundo. É isso que define as plataformas que usam, os memes que criam e as interseções com as áreas pelas quais querem se aprofundar.
As Agências de Marketing Digital devem e precisam dar um reset e reformular tudo que já pensaram ou fizeram até aqui.
O que isso muda na prática?
Novas infraestruturas estão por vir: “Criação de Shadow board, Programas de aceleração para jovens, Sustentabilidade”.
3ª – Mudança com a IA
IA (Inteligência artificial) é o assunto do momento no qual todos querem obter vantagens na criação de textos, artes e até mesmo música. Por outro lado, esse setor está cada vez mais em expansão, e de forma rápida, fazendo com que as pessoas não saibam lidar da maneira correta com essa tecnologia.
Segundo a Github: “O ingrediente secreto da Inteligência Artificial são os copilotos humanos que vão dar ao seu negócio aqueles 5% de vantagem que farão 100% de diferença.”
Fundamental para o cenário das agências de Marketing Digital, agora mais do que nunca, é investir em capacitação para jovens e readequação para esse futuro. Hoje, várias empresas já estão investindo em “estagiários IA”. Isso mesmo! Softwares ou robôs que criam qualquer coisa que desejar, sem entrar em qualidades.
Muito em breve, teremos gerentes de IA nas empresas – isso é um fato, e essa realidade trará novas mudanças no paradigma atual: “Teremos gerentes de IA, Ética de IA e Treinamentos para IA.”
Conclusão
Teremos uma evolução e uma mudança significativa em tudo aquilo que conhecemos hoje no que diz respeito à Tecnologia. As Agências de marketing Digital necessitam estar preparadas com esse avanço rápido que estamos presenciando. A IA veio para ficar, assim como a Internet também veio.
Esteja preparado, pois poucos são aqueles que se sobressaem com mudanças. Seja você a mudança!