Quais as melhores redes sociais para o seu negócio?

As redes sociais são a melhor maneira de entrar em contato com o seu público-alvo e levar a sua solução até eles, além de ser um ótimo meio de estreitar o laço entre empresa e cliente e aumentar sua visibilidade na internet.

Mas será que todas são essenciais para um negócio? Ou será que seria melhor trabalhar apenas uma ou duas delas na sua estratégia de marketing digital?

Quer descobrir a resposta para essas perguntas? Neste artigo nós levantamos tudo que é preciso saber a respeito de quais as melhores redes para uma empresa, assim como os motivos para usá-las!

Aproveite e boa leitura!

Como descobrir as melhores redes sociais para o seu negócio

Antes de saber quais as melhores redes sociais para sua empresa, é preciso entender como definir o que procura, para que assim seja possível escolher as opções que realmente vão ajudar na visibilidade, engajamento e vendas.

Será preciso tomar uma série de ações antes de escolher em qual rede trabalhar, principalmente levando-se em consideração o seu público e a sua solução. Confira alguns pontos antes de definir uma plataforma!

Tenha um planejamento

Analise sua base de dados e faça um planejamento baseando-se nela. De preferência, crie algumas personas e verifique os pontos em comum entre elas.

A partir disso, você poderá planejar uma estratégia para trabalhar nas redes sociais onde a grande maioria – senão todos – dos perfis se encontram.

Assim, você poderá criar conteúdos e anúncios baseando nas regras e padrões de uma determinada plataforma, além de descobrir qual a melhor maneira de direcionar as pessoas para o seu funil de vendas dentro do site da sua página.

Um bom planejamento é uma etapa crucial para qualquer negócio bem-sucedido. Por isso, faça-o de maneira a levar em consideração todos os dados.

Entenda o que o seu público procura

Entender o que o público está procurando vai lhe permitir alinhar a sua solução à dor que ela se propõe a resolver, ou seja, será mais fácil para as pessoas entenderem que seu produto ou serviço é o que elas procuram. Isso é de extrema importância para qualquer um que deseja trabalhar anúncios dentro da internet.

Enquanto que o volume de acesso é elevado, a retenção de pessoas em uma página ou perfil em rede social é baixa. Cerca de 25% do público que acessa o seu conteúdo é que realmente se mantém consumindo-o.

Quando se cria propagandas que se propõem a comunicar e ser aquilo que as pessoas estão procurando, você aumenta naturalmente as possibilidades das pessoas pararem para saber mais sobre o que o seu produto ou serviço oferece.

Veja se a plataforma é a melhor para falar com o seu público

Esse ponto está diretamente conectado ao último. Isso porque, se a sua solução é eficiente, mas poucas pessoas que se interessaram em adquiri-la estão presentes na rede, então a melhor opção será usar outra mídia para se comunicar.

Verifique se o acesso de pessoas com perfis parecidos com a sua base de dados é alto o suficiente para que trabalhar na plataforma seja viável.

Cada rede social conta com suas ferramentas e permite possibilidades únicas e diferentes de comunicação. Veja o que é possível fazer por meio desses recursos e quais resultados se pode obter a fim de engajar e conectar o público da melhor maneira possível.

Escolhendo a melhor plataforma para o seu negócio

Cada rede social possui seu público e permite diferentes tipos de propagandas e formatos de comunicação. Além disso, se você pretende atingir algum nicho específico, é interessante escolher uma que possua a grande maioria desse perfil de pessoas.

Abaixo você pode conferir um pouco mais a respeito de cada uma das principais plataformas do momento!

Instagram

O “Insta” é uma das principais redes sociais do momento, contando com mais de 122 milhões de usuários ativos diariamente no Brasil.

Quer ganhar visibilidade e ampliar sua marca? Engajar e estreitar seus laços com o público? Melhorar a comunicação com aqueles que adquiriram sua solução? Interagir com as pessoas engajadas em seu negócio? Então, aqui é o seu ambiente!

Um Instagram comercial tem potencial para alavancar a marca e torná-la conhecida facilmente. Ele está presente na estratégia da maioria dos negócios e, inclusive, é a porta de entrada de grande parte deles para a internet.

Outro ponto positivo que vale ressaltar a respeito do Instagram é a possibilidade de conseguir fazer parcerias e trabalhar estratégias de marketing de influenciadores.

Facebook

O Facebook perdeu alguns números de acessos, mas ainda é a principal rede social no Brasil, contando com mais de 116 milhões de usuários ativos.

Ele é essencial para quem quer trabalhar com o Lookalike e Facebook Ads. Além disso, é uma ótima maneira de gerir uma comunidade e fazer divulgações a respeito de novos produtos.

O Face também se sobressai quando o assunto é levantamento de base de dados. Por mais que boa parte das redes sociais possua métricas para avaliar engajamento, fazer isso nessa plataforma é muito mais simples e intuitivo.

Além disso, muitos recursos do Facebook já vêm com a possibilidade de integração, facilitando a comunicação da rede com outros sistemas, como CRMs, por exemplo.

TikTok

O TikTok é uma rede social recente, muito utilizada por jovens e com um grande potencial para negócios. Ele vem se tornando cada vez mais popular, e já conta com 73,5 milhões de acessos diários, e continua crescendo.

Sendo excelente para trabalhar vídeos curtos, a produção de conteúdo para o TikTok pode parecer trabalhosa (e é, em alguns casos), mas compensa muito.

Ele possui alto poder de engajamento e é excelente para se conseguir feedback a respeito de um determinado produto.

Além disso, nessa rede, tudo “viraliza” muito fácil. Ou seja, se quer chamar a atenção de mais pessoas e encaminhá-las para o site da sua empresa de maneira rápida, essa será a sua melhor opção.

Twitter

Assim como o TikTok, o Twitter também é uma rede social utilizada em sua grande maioria por jovens. Porém, aqui é o espaço ideal se estiver procurando pessoas para fazer parceria e iniciar uma estratégia de marketing com influenciadores.

A grande maioria deles está presente na rede e contam com milhares de seguidores. Como a plataforma é feita em torno de mensagens rápidas, ela é muito dinâmica, e a informação aqui espalha muito mais rápido.

YouTube

Para quem quer trabalhar vídeos mais longos, o YouTube é a melhor rede que há. Aqui, diversos formatos são possíveis, e você pode criar desde tutoriais a respeito de como usar o seu produto ou serviço até dicas e possibilidades a respeito do mesmo.

O YouTube conta com 138 milhões de acessos, sendo a principal rede para assistir vídeo e consumir conteúdo de outras pessoas.

Além disso, não há uma limitação a respeito de assuntos que se pode produzir para essa plataforma. Você pode fazer desde um vídeo curto, cozinhando e emitindo uma opinião, até análises e “reacts” de outros vídeos.

LinkedIn

Essa rede já é mais voltada para negócios. O LinkedIn conta com 56 milhões de acessos diários, e existe a possibilidade de se criar conteúdo para o mesmo. Mas, o público aqui é bem diferente.

Se pretende utilizar essa plataforma para vendas, então seu objetivo não pode ser B2C, mas sim B2B. Pode-se dizer que a rede é feita para empresas e fornece grandes possibilidades de negócios entre elas.

Encontrar parcerias no LinkedIn é muito mais simples, pois basta uma rápida pesquisa que você encontrará o perfil de diversos outros negócios na área que deseja atingir.

Se a sua marca trabalha com serviços, essa será sua melhor aposta. Produza conteúdos voltados a destacar como a sua solução ajuda na rotina e otimiza processos internos e externos do seu possível cliente a fim de chamar a atenção de outros empreendedores.

WhatsApp

A rede social mais utilizada no Brasil sem dúvida é o WhatsApp. Com mais de 165 milhões de acessos diários, a plataforma conta com diversos recursos que podem ser utilizados tanto por perfis pessoais quanto por perfis empresariais.

Apesar de haver a limitação relacionada ao número de telefone, investir no Whats acaba sendo muito mais vantajoso, principalmente pelo fato de que a pessoa interessada no seu negócio pode entrar em contato a qualquer hora.

Também é possível utilizar bots para automatizar respostas e serviços, realizar vendas e fazer negociações pelo aplicativo. Todo negócio na atualidade precisa ter um WhatsApp. Ele é a principal maneira que o público deseja entrar em contato com a empresa.

Trabalhe suas redes sociais junto a suas estratégias de marketing digital com a Inside Digital

Agora que já sabe quais as características de cada rede e como definir uma estratégia para selecionar as redes sociais, chegou a hora de implementar isso no seu plano de marketing digital.

Nisso a Inside Digital sabe como ajudar você. Contamos com uma equipe formada por profissionais especializados que trabalham para alavancar a sua visibilidade na internet.

Entre em contato agora mesmo e veja tudo o que podemos fazer pelo seu negócio!

Anterior Marketing Digital para empresas financeiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *