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O mercado de marketing sempre vai procurar novas alternativas de se comunicar diretamente com o público. E o marketing de influenciadores é mais um produto da evolução que a propaganda precisava atingir.
“Mas, o que é essa abordagem? Por que ela tem se tornado tão popular? Ela realmente é interessante para as empresas? O que meu negócio ganha ao aplicar essa abordagem?”.
Para responder essas e muitas outras perguntas, neste artigo nós traremos todas as informações necessárias para que entenda o que é o marketing de influenciadores, como ele funciona e outros detalhes a respeito.
Aproveite e boa leitura!
O que é o marketing de influenciadores
O marketing de influenciadores (também conhecido como influencer marketing) é uma das mais novas tendências quando falamos de propaganda.
No passado, esse tipo de abordagem não possuía nome, mas já existia, só que, no caso, era com atores e atrizes famosos na televisão. Agora, repaginado, sua força maior está na internet, justamente por conta dos criadores de conteúdo independente.
Esses são aqueles que possuem quantidades grandiosas de fãs, que foram conquistados por meio de uma das redes sociais disponíveis. Essas pessoas podem criar conteúdos de variados assuntos ou de um nicho específico.
Confira alguns rostos populares na internet que você deve conhecer:
- Whinderson Nunes;
- Felipe Neto;
- Nathalia Arcuri;
- Felipe Castanhari;
- Iberê Thenório;
- Nath Finanças;
- Jade Picon;
- Kéfera;
- Lucas Neto;
- Rezende;
- Entre outros.
Se você nunca ouviu falar de nenhum deles, provavelmente seu filho, sobrinho, neto, primo distante ou qualquer criança que você conheça deve saber quem é, ao menos um dos que foram citados.
Seja por intermédio de YouTube, Twitter, TikTok, Instagram ou outras redes, essas pessoas conquistaram um espaço no coração de diversos indivíduos.
E quando falam sobre algo, a grande parte do público que os assiste tende, ao menos, a se interessar e procurar sobre o assunto, produto, marca, ou o que quer que esteja sendo abordado pelo influencer.
Como funciona?
O Influencer Marketing busca fazer uma parceria com o criador de conteúdo e a empresa. Uma vez realizado o acordo, o criador fará algum conteúdo relacionado a sua marca.
Pode ser uma pequena participação em um comercial, uma review em um vídeo, a divulgação do produto nas redes sociais, entre muitos outros.
Essa é, de longe, a nova e mais eficiente maneira de se comunicar com o público da nova geração que vem crescendo, já que os mais jovens mostram desinteresse pela televisão mas uma grande fixação pela internet.
Qual o objetivo?
O objetivo de se realizar essa abordagem é justamente alcançar um novo público.
A partir do momento que existe uma pessoa conhecida divulgando e falando da sua marca, é natural que aqueles que o seguem querem, ao menos, experimentar aquilo que está sendo oferecido.
Com essa primeira experiência, e contando com a influência exercida do criador de conteúdo, a chance de aceitação do seu produto aumenta, e a probabilidade de se conseguir um novo cliente também.
Porém, você não precisa necessariamente fazer uma parceria com alguém para abranger uma quantidade maior de público.
O que muitas marcas – principalmente as de nicho – fazem, é utilizar da influência de determinada pessoa sobre o público que ela quer atingir para reforçar o quanto ela é eficiente.
Digamos que uma influenciadora de gatos conte com um canal muito grande no YouTube, onde ela fale exclusivamente desses animais. Marcas como Golden, Royal Canin e até Whiskas vão se interessar em fazer parceria com ela.
Ou seja, tudo depende de quem você deseja atingir e quais os resultados que quer alcançar por meio da abordagem.
Qual a importância dos influenciadores no Marketing Digital?
Hoje, os famosos possuem muito mais contato com o público do que antes. As pessoas acompanham de perto cada atividade de quem elas admiram, já que podem falar com um determinado indivíduo por meio de posts, lives e atividades de interação.
Essa proximidade permite a criação de um laço de confiança. Assim, o que a pessoa passa a falar ou fazer é tido como motivo de admiração e até incentivo para muitos dos seus fãs.
Isso é exatamente o que o Marketing Digital, principalmente o Inbound, almeja fazer.
A vantagem é que os influencers são uma ponte mais forte, mais duradoura e mais rápida de se utilizar do que a abordagem tradicional.
Ao fazer uma parceria, os resultados são expressivos desde o primeiro mês. Dependendo do influencer a quem a sua empresa vai se aliar, até mesmo nas primeiras semanas, você começará a ver números significativos.
Focar em marketing de influenciadores é a melhor alternativa?
Por mais que seja uma opção com grande potência e que é praticamente garantida de lhe gerar grandes números, não é aconselhável focar seus investimentos apenas nessa abordagem.
Que ela será muito eficaz, isso é fato. Porém, é preciso continuar produzindo conteúdos variados e ricos.
Não basta apenas ter uma pessoa associada à marca. Mesmo que isso funcione, o que vai fazer o lead se tornar um verdadeiro cliente é a maneira que você o nutri e o quanto ele percebe o valor da sua marca.
Como dito anteriormente, o influencer marketing é uma ponte mais fácil, porém, ela não é garantia total de adesão. Você precisa ter o que oferecer para que as pessoas continuem comprando o seu produto ou serviço.
A melhor maneira de utilizar dessa estratégia é colocá-la como um complemento às demais que já pratica dentro do seu planejamento de Marketing Digital.
Atraia as pessoas usando a influência do criador e leve-as a consumirem e viajarem por todo o seu funil de vendas por intermédio dos materiais que produz. Essa é a melhor maneira de se usar essa abordagem.
Quais os benefícios do marketing de influenciadores
Que influenciadores ajudam bastante, isso é evidente. Mas, quais os maiores benefícios que se consegue ao fazer uma parceria com um deles?
Abaixo você pode conferir algumas das principais vantagens que a sua empresa obtém ao utilizar o influencer marketing!
Um rosto para a marca
Pode parecer que não, mas muitas pessoas se sentem mais confortáveis quando são capazes de associar um rosto a uma marca, tendo uma maior sensação de confiabilidade.
Muitas vezes, indivíduos deixam de fazer um negócio justamente por não se sentirem seguros em confiar em alguém que não podem ver.
Quando se investe em um rosto para a marca, o público tem uma maior tendência a experimentar, ouvir e confiar no que a empresa diz.
Mesmo que você não seja capaz de fidelizar alguém, ainda será capaz de fazer mais pessoas darem ao menos uma chance para o seu produto, o que já é um grande passo.
Facilidade na comunicação entre a empresa e o cliente
Com um influencer, a comunicação entre a empresa e o cliente fica muito mais fluida. Isso porque será para ele que as pessoas vão direcionar o feedback.
Conforme for lendo o que o público geral diz sobre o produto, o criador de conteúdo poderá passar uma visão geral da opinião pública em relação à sua mercadoria, facilitando o processo de melhoria da solução oferecida por você.
Atração de novo público
Nenhuma abordagem é tão efetiva em atrair novas pessoas quanto o marketing de influenciadores.
Eles se comunicam diretamente com as pessoas, e a partir do momento que falam ou recomendam o seu produto ou serviço, o público desse influenciador tem a tendência de ao menos testar tal mercadoria.
Logo, eles são os meios mais confiáveis para se conquistar uma nova base de leads, tendo em vista que os influencers já possuem o laço necessário de confiança que você está tentando construir.
Engajamento mais fácil
O engajamento certamente se torna mais simples quando temos um influencer por trás, principalmente nesse caso.
Afinal, estando a tanto tempo na internet, geralmente eles sabem tudo o que é preciso e entendem a melhor maneira de abordar um determinado público, o que os transformam em uma enorme ajuda para guiar ou alterar o planejamento estratégico.
Além disso, com a presença de um rosto conhecido que já possui uma base significativa de fãs e pessoas que o escutam e se o seu produto se alinha com o assunto que ele aborda, então você passa a se tornar uma recomendação.
Logo, as pessoas estarão mais propensas a adquirir e consumir o seu material, visto que, como alguém que elas conhecem e confiam falou bem da sua marca e a divulgou, a chance de adquirirem algo ruim passa a ser baixa.
Essa se torna a oportunidade perfeita para nutrir seus leads e transformá-los em clientes.
Agora você sabe o que é marketing de influenciadores!
Como podemos ver, o marketing de influenciadores é uma nova abordagem no mercado, já que tem o potencial necessário para melhorar o engajamento de qualquer negócio.
Quando combinado com outras estratégias e utilizado da maneira correta, ele é capaz de abrir diversas novas oportunidades de negócio. Caso você tenha a oportunidade e condições para investir nesse modelo de abordagem, não perca tempo e faça o quanto antes!
Para ajudar você a conciliar essa e outras estratégias de Marketing Digital, a Inside Digital conta com um time especializado pronto para lhe dar todo o suporte necessário. Entre em contato hoje mesmo e veja como podemos ajudá-lo!