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Se tem procurado saber mais a respeito das estratégias utilizadas dentro do Marketing Digital, com certeza já deve ter visto citações que falam a respeito do Outbound Marketing, principalmente quando comparado ao inbound.
Mas, a pergunta que fica é: do que se trata? E por que é que cada vez mais o mercado fala na substituição desse modelo?
Para responder essas e outras perguntas, no artigo de hoje você vai conferir o que é Outbound Marketing e mais detalhes a respeito dessa estratégia que, ao contrário do que muitos pensam, não está em desuso.
Aproveite e boa leitura!
O que é Outbound Marketing
O Outbound Marketing pode ser tido como um “irmão oposto” ao Inbound Marketing. Isso porque eles são completamente diferentes em tudo, mesmo que tenham nomes tão similares.
Essa é uma estratégia de prospecção ativa de clientes, utilizando meios e abordagens diretas para levar o produto até o consumidor final.
Enquanto que no inbound se utiliza de um caminho mais brando e passivo, a proatividade é característica aqui.
No outbound clássico, utiliza-se muito telemarketing, flyers, outdoors, malas diretas e até propagandas em TV e rádio.
Versões mais modernas passaram a utilizar Adwords e outros modelos digitais para levar a marca até o cliente.
O infortúnio para esse modelo é que ele é visto como “agressivo”, o que, quando feito em excesso, acaba ocasionando desconforto e descontentamento para diversas pessoas, “sujando” a imagem da marca para elas.
Mas ainda vale a pena investir na abordagem?
Com toda a certeza! Principalmente quando o seu modelo de negócio é voltado para B2B (business to business).
Apesar de ser um estilo mais agressivo de propaganda, o outbound não pode ser descartado por um simples fator: ele é capaz de atrair muito mais visibilidade quando o assunto é quantidade.
Utilizando-se de adwords, você é capaz de fazer uma propaganda por 24 horas do seu produto com um baixíssimo investimento comparado ao retorno.
E mesmo que não realize vendas, ainda existe a possibilidade de despertar a curiosidade da pessoa que está vendo aquilo, fazendo-a procurar para saber mais a respeito da mercadoria.
Ainda é um fato que esse estilo praticamente desmoronou quando o assunto é B2C (business to costumer), mas ele ainda possui seu valor e uso.
Qual o principal
Como hoje as pessoas não estão mais interessadas em propagandas agressivas (essas estão gerando mais prejuízos do que lucro), o outbound tem seu direcionamento ativo mais para modelos de negócio B2B.
Isso porque ainda existem diversos vendedores que vão de empresa em empresa para apresentar sua solução.
Empresas não conseguem permanecer na internet e serem engajadas em conteúdos, se não disponibilizarem uma equipe para isso. E mesmo as que conseguem, ainda podem ser abordadas diretamente.
Além disso, esse tipo de cliente também é mais aberto a conhecer seu produto ou serviço, já que o mesmo tem potencial para se tornar uma vantagem econômica, o que vai permitir realocar recursos em outros setores.
Inbound x Outbound
Nas últimas décadas, o Inbound Marketing vem ganhando muito mais popularidade e destaque do que seu irmão Outbound Marketing. E não é para menos, já que ele é focado no engajamento e fidelização do público.
Além disso, a agressividade das propagandas caiu no desgosto de diversas pessoas. Quantas vezes um marketing de um serviço aleatório que você não precisa liga e você demonstra não ter interesse?
Fora que, quando falamos no quesito econômico, o inbound também se sobressai, já que é uma estratégia passiva que é capaz de gerar continuamente resultados em longo prazo.
Porém, isso não torna o outbound inviável. Muito pelo contrário.
Os Adwords, por exemplo, são pertencentes a esse tipo de estratégia e ainda são muito utilizados dentro do próprio Marketing Digital.
Isso porque, apesar deles se concentrarem na venda, a propagação é tão grande que ele compensa muito, mesmo não gerando praticamente nenhum engajamento.
E mesmo que a pessoa que veja o anúncio não se interesse pela marca, o produto ainda é capaz de chamar a atenção, fazendo-a procurar mais a respeito.
É comum que diversas companhias utilizem ambas estratégias em conjunto a fim de atraírem a visibilidade da maior quantidade de pessoas possível.
Outbound Marketing ainda é viável!
Como podemos ver, o Outbound Marketing ainda possui uma grande parcela de público viável, já que a sua utilização agora é destinada a modelos B2B.
Assim, trabalhar a estratégia não é um desperdício, caso o seu negócio tenha um produto ou serviço ou seja direcionado a atender empresas de um ou mais setores.
E para ajudar você a trabalhar essa e outras estratégias dentro do Marketing Digital, a Inside Digital conta com um time de especialistas extremamente capacitados para garantir que você alcance o seu público!
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