Dentro do Marketing Digital existem diversas estratégias capazes de trabalhar o engajamento e a relação com o público. Porém, nenhuma é tão boa neste aspecto quanto o Inbound Marketing.
Mas o que leva essa forma de publicidade ser tão eficaz? E qual a relação do mesmo com o próprio engajamento?
Quer descobrir a resposta para essas perguntas? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!
O que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing também pode ser tido como “Marketing de Atração”.
Isso porque o seu foco não está apenas em divulgar a marca. Não! Aqui, a intenção vai muito além disso.
O que essa abordagem procura fazer é nutrir o lead com conteúdo de qualidade, focando em fortalecer o laço entre a marca e o possível comprador.
E o que seria esse conteúdo? Esse pode variar desde posts no Instagram, Twitter e Facebook até artigos em blogs corporativos, vídeos curtos no YouTube, e-mails marketing automatizados, entre outros.
A questão não é apenas atrair a atenção e fazer a venda, mas sim trabalhar esse relacionamento em longo prazo, criando uma relação de qualidade e fazendo com que a pessoa tome consciência e tenha a sua marca como uma referência.
Relação do engajamento com Inbound Marketing
Pelo estilo de abordagem, já é possível imaginar qual a relação do Inbound Marketing com o engajamento.
A verdade é que o próprio engajamento é o centro dessa estratégia de propaganda. O que você deseja não é apenas a venda, mas a fidelização do cliente em si.
Não é à toa que tantas gigantes do mercado migraram e trabalham esse estilo na internet. Elas enxergaram não apenas o potencial do inbound, como também suas vantagens.
Confira essas vantagens a seguir!
Alcançar o público certo
Provavelmente, essa é a maior vantagem dessa modalidade de marketing. O aumento na visibilidade por intermédio do inbound permite alcançar o público-alvo de maneira simples, mas eficiente.
Segundo a Content Trends de 2017, as companhias que optam por adotar o marketing de conteúdo são capazes de alcançar até 2,2 vezes mais visitas por ano, quando comparadas às que não o fazem.
Ou seja, em vez de atrair tráfego alheio de pessoas que sequer tem interesse ou não possuem o problema que a solução da marca propõe em resolver, as marcas ganham muito mais acesso quando levam o seu produto para aqueles que realmente têm possibilidade de compra futura.
E isso só melhora – quanto mais conteúdo uma companhia é capaz de produzir, maiores serão seus números. Os gigantes do mercado conseguiram aumentar mais de quatro vezes os seus acessos por meio dessa abordagem.
Aproximação da marca com o cliente
Uma marca mais próxima do cliente final é a mais capacitada a oferecer um conteúdo que possa ajudar a pessoa que está com um problema, em vez de empurrar qualquer produto para ela.
Ou seja, aqui é construída uma relação de confiança, onde o lead – e possível cliente – passa a acreditar que você se importa com ele.
Por intermédio desse laço, o seu público estará mais aberto a ouvir suas dicas, recomendações e novidades.
De acordo com a HubSpot, uma das maiores referências de Inbound Marketing do mundo, enquanto que 29% das pessoas querem saber mais sobre um produto de um vendedor, 62% preferem utilizar sites de busca para tal fim.
Além disso, o inbound se baseia em uma comunicação aberta e na interação constante com o cliente. Saber sua opinião e conhecer a reação que a pessoa tem ao adquirir o produto é o melhor feedback para uma empresa.
Maior poder de persuasão
Conteúdo de qualidade gera direcionamento de qualidade.
A persuasão é e sempre será um dos elementos mais importantes quando o assunto é fechar vendas. É muito mais difícil vender para uma pessoa que está em dúvida, do que para alguém que tem certeza que aquela solução é verdadeiramente boa para ela.
Por isso, o inbound foca em levar o conteúdo que a persona precisa e dá a ela o tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando.
Fora que, quando chega o momento de conversar com leads sobre o seu produto ou serviço, dizendo que o seu é o melhor para eles, todo esse histórico de enriquecimento entra em jogo.
Mais de 51% das empresas que utilizam mídias sociais afirmam que um dos principais benefícios delas é ampliar as vendas e o número de clientes.
Aumente seu engajamento com Inbound Marketing
Como podemos ver, aumentar o seu engajamento com Inbound Marketing é gerar benefícios extremamente valiosos para qualquer empresa que deseja permanecer anos no mercado.
Contar com estratégias eficientes será o diferencial para se tornar uma referência e garantir o sucesso do seu negócio.
Pensando nisso, a Inside Digital conta com um time de especialistas em diversos pontos do Marketing Digital a fim de ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência. Entre em contato hoje mesmo e veja o que podemos fazer por você!