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A persona é uma ferramenta de extrema importância para qualquer empresa na atualidade devido a suas múltiplas vantagens estratégicas.
Porém, nem todos sabem como criar a persona do seu negócio ou sequer entendem como utilizá-la de maneira certa e estratégica.
Por isso, neste artigo, você aprenderá o que é essa ferramenta, a importância dela para sua marca, como criar uma e outros detalhes a respeito!
Aproveite e boa leitura!
O que é persona?
Persona nada mais é que a representação fictícia do seu cliente ideal. Baseada em dados reais, ela utiliza características, comportamentos e atitudes que seus possíveis clientes possuem.
Usando como base histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações, é possível definir o perfil da clientela e entender o que a leva a procurar pela sua solução, como seu produto/serviço pode ajudá-la e por que ela adquire aquilo que sua marca criou.
Assim, em uma rápida, porém precisa análise, é possível identificar características comuns entre os potenciais compradores.
Caso você possua uma base de clientes, ela será a melhor fonte para começar suas investigações. Mesmo que os perfis das pessoas sejam diferentes, os hábitos delas tendem a exemplificar sua persona.
Ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas por seus costumes de consumo e compra, além de preferências pessoais. Estes dados vão além da métrica numérica.
Uma dica importante para quem deseja planejar uma persona é focar tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos. Em ambos os casos, você aprenderá algo e conseguirá entender melhor a percepção que tem do próprio produto.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
A persona tem por padrão a investigação para determinar um perfil geral de seus clientes, levando à melhor compreensão das razões deles para adquirir seu produto/serviço.
Já o público-alvo engloba um grupo amplo. Geralmente, as informações são mais vagas, abrangendo a maior quantidade de pessoas que for possível.
Por exemplo:
- Público-alvo: mulheres, entre 20 e 29 anos, solteiras ou casadas, graduadas em Letras, com renda média mensal de R$ 2.400. Pretendem aumentar sua capacitação profissional.
- Persona: Ana tem 27 anos, leciona há 4 e é formada em Letras. Pensa em se desenvolver profissionalmente e, para alcançar seu objetivo, busca um curso de inglês para poder fazer mestrado fora do país. Pretende ir para o Canadá.
Por que criar uma persona?
A criação de persona é um passo fundamental dentro de qualquer estratégia de marketing digital.
Sem uma persona definida, é possível que sua estratégia se perca e você acabe por não conseguir se comunicar com seu público.
Por isso, é necessário seguir algumas fases no processo de criação de sua persona:
- Identificar o conteúdo que você necessita para atingir seus objetivos.
- Desenhar suas estratégias de marketing, considerando o público que deve ser focado.
- Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.
Algumas perguntas que ajudam a definir uma persona
Agora que já conferimos o que é a persona e suas vantagens, é preciso saber quais perguntas você deseja responder através da criação da persona do seu negócio.
Para ser o mais assertivo possível, esse processo deve ser guiado pela maioria da sua base de clientes, de modo a responder a questões que vão ajudar a compreender o comportamento da persona.
Algumas delas são:
- Quem é seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
- Que tipo de assunto a pessoa tem interesse dentro do seu setor?
- Qual seu nível de instrução?
- Quais são seus objetivos e desafios?
- Quais são seus obstáculos e dificuldades?
É preciso ter em mente quem está comprando e como essa pessoa se comporta para traçar cada pergunta a ser respondida. Nem sempre todas as questões citadas acima estarão presentes, porém sempre haverá a necessidade de realizar tais questionamentos para que se possa compreender, de maneira completa, o cenário e a situação do seu cliente.
Como realizar entrevistas para criar personas?
Em alguns casos, será possível entrevistar clientes a fim de obter dados mais precisos para a criação da sua persona, evitando possíveis “achismos”.
Isso ajuda, e muito, em toda a parte do planejamento estratégico, mas conseguir fazer tal entrevista nem sempre será fácil.
Algumas atitudes que facilitam essa ação e, por consequência, a obtenção de dados cruciais para finalizar a criação da persona do seu negócio são:
- Prestar muita atenção às pessoas mais ativas nas redes sociais da empresa.
- Analisar o perfil de quem pretende entrevistar.
- Mandar uma mensagem ou fazer uma ligação com as perguntas que deseja realizar.
- Se possível, oferecer algum benefício como agradecimento no final da entrevista.
Crie uma persona e saiba como melhorar as estratégias do seu negócio!
Como podemos ver, criar uma persona é extremamente importante para qualquer negócio que deseja entrar no mundo virtual e trabalhar sua imagem. Conhecer seu público é essencial para quem deseja alcançar sucesso através do marketing digital.
E para ajudar nessa e nas demais etapas da sua propaganda e divulgação, nós, da Inside Digital, temos uma equipe extremamente capacitada e pronta para otimizar o seu negócio. Entre em contato com a gente!