Entenda como aparecer no Google com destaque

Todo empresário, não importando o seu tamanho, segmento ou localização, quer saber como aparecer no Google. Afinal de contas, não existe fonte de tráfego melhor na Internet do que o buscador. Para se ter uma ideia, cerca de 100 bilhões de pesquisas são feitas nele todos os meses. São mais de 38 mil por segundo e mais de 10 milhões até você terminar de ler este artigo até o fim.

Ou seja: não dá para comparar, né? É essencial para qualquer empresa, de qualquer ramo ou qualquer tipo de negócio, estar no Google. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente para quem não entende bem como o buscador funciona e quais são os conceitos básicos do Marketing Digital. No entanto, se você quer aprender como colocar sua empresa no Google, nós podemos ajudar.

Confira abaixo algumas dicas básicas que ensinarão como aparecer no Google e quais as estratégias que você precisa colocar em prática para colocar a sua empresa por lá!

Como aparecer no Google em 5 passos

1. Conheça as diferentes vitrines do Google

Em primeiro lugar, quando alguém fala “Quero colocar minha empresa no Google”, é importante entender que isso tem muitos significados. Afinal de contas, são diferentes as vitrines do buscador para as empresas.

Por exemplo, é possível aparecer no Google Meu Negócio – uma plataforma que organiza empresas locais com sua posição no mapa organizado pela plataforma.

Outra possibilidade é estar no Google Shopping – um marketplace do Google que reúne produtos de diversas plataformas diferentes. Se você gerencia um e-commerce, por exemplo, poderia aparecer lá.

A vitrine mais desejada, no entanto, é aparecer nos resultados de busca do Google. Afinal, é nesse lugar em que está a maior parte do tráfego do buscador que pode ir parar no seu site.

2. Otimize o seu site para o buscador

Se você deseja aparecer nos resultados de buscas feitas no Google, precisará otimizar o seu site para isso. O nome dessa estratégia é SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca).

No geral, o Google conta com mais de 200 fatores diferentes para escolher quais são as páginas que aparecerão em primeiro lugar em cada busca diferente que ele realiza.

Pensando nisso, é importante modificar o site para melhor atender a esses fatores e conseguir ser indicado em posições mais relevantes com maior frequência. Para isso, no entanto, é essencial saber o que se está fazendo.

O recomendado, portanto, é contratar um profissional que saiba prevenir os principais erros de SEO e alavancar o potencial do seu conteúdo. Às vezes, você já tem tudo que precisa para um bom trabalho de marketing, só precisa de alguns ajustes na sua página.

3. Invista na produção de conteúdo de qualidade

Se tem algo que se aproxima de uma regra do Google é que o buscador sempre apresenta o conteúdo mais relevante para o usuário. Como mencionado, são 200 fatores diferentes para poder chegar ao resultado final.

Por isso, é importante que você invista na produção de um conteúdo de qualidade para que possa aparecer com destaque no Google. Não basta apenas ter ali um volume de palavras, mas sem valor real. Esse tipo de conteúdo não permanecerá muito tempo na primeira página do buscador, se é que algum dia chegará lá.

Além disso, o conteúdo precisa ser pensado para atingir o público de maneira estratégica. É essencial entender qual é o estágio daquele leitor na sua jornada de compras e montar o seu vídeo, artigo ou post em rede social de modo a movê-lo para o próximo passo.

4. Trabalhe para aumentar a sua autoridade na Internet

Um dos principais conceitos para quem quer aparecer no Google é o de autoridade. Em poucas palavras, é uma espécie de “reputação” do seu site. Quanto maior a autoridade, mais o Google assume que o seu conteúdo é de qualidade e recomenda seu site com frequência.

Aumentar a autoridade na Internet, no entanto, não é tarefa fácil. É necessário pensar em uma boa estratégia de link building via guest posts, assessorias de imprensa e muito mais. É preciso trabalhar bastante para atingir um bom nível de autoridade perante o buscador.

Esse é um trabalho bem complexo, que envolve enviar sinais adequados para o Google de modo que o buscador entenda que o seu domínio é respeitado por outras pessoas e entrega valor real a elas.

5. Trace uma estratégia de tráfego inteligente

Por fim, é importante que você tenha uma estratégia de tráfego para poder alimentar o seu posicionamento no Google. Isso mesmo: um bom número de acesso em uma página pode ajudar a alavancar outras.

Portanto, foque sua estratégia de tráfego primeiro em conteúdos de cauda longa, que contam com menos concorrência. Assim, você conseguirá um fluxo de tráfego relevante para alimentar outros conteúdos.

Pronto! Saber como aparecer no Google, em teoria, é relativamente simples. São 5 passos para atingir esse objetivo. O difícil, no entanto, é conseguir fazer isso do jeito certo e realmente ter sucesso na estratégia. Para conseguir colocar sua empresa no Google, é necessário muito esforço e um trabalho em conjunto de profissionais especializados no assunto.

Aqui na Inside Digital, nós trabalhamos com um time de profissionais treinados e especializados em posicionamento orgânico no Google. Um dos nossos clientes, por exemplo, aparece na primeira página do Google para mais de 1.000 palavras-chave. Isso trouxe para ele mais de 6.000% de tráfego orgânico e um aumento de 40% nas suas vendas. Nada mal, não é mesmo? Veja um print abaixo com os resultados:

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