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Todos os clientes que chegam até a Inside Digital têm muitas dúvidas sobre o que fazer e o que não fazer na questão de SEO. Muitos deles, inclusive, assustados com o que veem dentro do SEARCH CONSOLE – ferramenta fundamental para qualquer profissional ou consultor de SEO. Sabendo de alguns macetes, vamos listar 5 deles para ajudar em suas estratégias de SEO.
1 – Auditoria do site
Primeiramente devemos nos atentar em fazer uma auditoria interna do site para saber o que pode estar sendo um obstáculo para o sucesso dele. Para isso precisaremos de algumas ferramentas, sendo algumas pagas e outras não.
O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google destinado a conseguir identificar erros e mudanças relacionadas à saúde do seu site. É no Search Console que será verificado se o Sitemap está OK, se o AMP está OK, ou até mesmo os links que estão apontando para o seu site.
Outra ferramenta muito útil é o Screenfrog – ferramenta de auditoria desenvolvida por uma agência do Reino Unido. Fundada em meados de 2011, a empresa lançou uma versão gratuita de sua ferramenta, conseguindo ver até 500 páginas de um site. Com o passar do tempo, essa ferramenta sofreu muitas mudanças benéficas, ajudando os consultores de SEO a identificarem alguns erros, como:
- auditoria de redirecionamentos;
- auditoria de links com erro 404;
- verificação de titles, metadescription, comprimento, ausência etc.;
- visualizar a arquitetura do site, textos âncoras;
- linkagem interna;
- erros de img com atributo ALT.
Screaming Frog SEO é um rastreador de sites que simula a ação do robô do Google no rastreamento das páginas.
2 – Landing Pages para SEO
Acredito que todos devam saber a definição de Landing Page – nada mais do que uma página de aterrissagem contendo elementos que farão com que um lead tome uma ação. Sendo ela preenchimento de um formulário de contato, clique em um CTA (Call to Action), ou qualquer outra ação.
Partindo desse pressuposto, crie páginas que vão responder dúvidas que o seu nicho esteja procurando. Sempre otimize essas páginas com H1, H2, padrão de escrita, Linkagem interna, Linkagem externa. Monitore sempre os links externos para saber se estão dando a devida autoridade para o seu artigo. Assim como é bom ter links apontando para o seu site, também é bom que seus pensamentos tenham algum embasamento teórico de autoridade web, aumentando as chances de ranquear um tema determinado. A otimização de SEO para uma determinada Landing Page entende que você tem em mente a intenção de busca da sua persona. Quanto mais otimizada for sua Landing Page, maiores serão as chances de conseguir ranqueamento.
3 – Mensure o valor do SEO do seu site
Páginas de destino têm a função, como mencionamos, de conseguir ranquear e ter conversões e cliques qualificados. Para que consiga identificar as melhores páginas que você possui, em termos de SEO, é necessário saber quais artigos ou páginas de destino possuem um bom ranqueamento.
Uma das formas de se conseguir essa informação é por intermédio do Google Analytics. Para isso, vá até a parte de conversão> Metas, um pouco para baixo clique em conclusão de meta e veja os detalhes de cada página do seu site em termos de visualização.
Outra forma muito eficaz de conseguir analisar como estão as visitas de suas Landing Pages é utilizando o Hrefs.
Hrefs, para quem não sabe, é uma ferramenta paga que nos mostra todas as informações necessárias para saber se estamos indo no caminho certo em termos de ranqueamento e posicionamento.
4 – Otimize a velocidade do seu site
Outro elemento muito importante para o sucesso do SEO do seu site é melhorar a velocidade do mesmo, fazendo com que ele cumpra algumas exigências. É de suma importância que o seu site tenha um resultado aceitável dentro das ferramentas do Google como o Mobile Friendly Test. Nessa ferramenta você conseguirá saber se o seu site está com tecnologia Mobile para atender aos padrões de Mobile First do Google. Sempre aconselhamos que se faça um SCAN para obter a informação. Basta colocar o link do seu site na ferramenta e clicar no botão “analisar”, fazendo com que tenha o resultado impresso. Veja o exemplo positivo aqui do nosso site!
5 – Vídeos para SEO
Sabemos que primeiramente devemos entender o Google e saber que ele adora conteúdo – isso é fato. Porém, com a vontade que as pessoas têm de cada vez mais aprenderem algo, acabam sempre recorrendo ao Youtube ou qualquer outra ferramenta de vídeos.
As métricas e KPIs do Youtube foram seriamente afetadas por aplicativos de bloqueio de propaganda. Contudo, a ferramenta teve um aumento de 400% nas demandas de pessoas querendo aprender algo. Podemos interpretar essa situação como oportunidade de novos leads. Nesse momento, você deve ter em mente como poderá fazer a melhor otimização dos seus vídeos.
Para isso, confira os passos que deverá seguir:
- crie vídeos curtos dos artigos que já possuem ranqueamento;
- crie vídeos educando os leads para um determinado serviço ou produto, favorecendo assim a sua empresa;
- faça transmissões ao vivo para atrair mais pessoas para o seu canal;
- sempre otimize as palavras-chaves do seu canal dentro do Youtube;
- preencha sempre as tags quando for upar um vídeo novo.
Espero que todos tenham gostado do artigo. Diga pra gente o que você tem feito para melhorar o ranqueamento do seu site!