Mesmo com o momento econômico pouco favorável no Brasil um setor que permanece em crescimento é o da tecnologia e, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), para os próximos anos a tendência ainda é de aumento na oferta de empregos.
Essas informações podem servir como um grande incentivo para quem deseja abrir uma empresa de assistência técnica. Mas o maior desafio é estruturar o negócio e se destacar entre os concorrentes do ramo.
Para criar uma empresa de Assistência Técnica de sucesso é preciso estar atento a alguns itens fundamentais: ter conhecimento de mercado, fazer parcerias com bons fornecedores e manter uma equipe eficiente, conhecer a região onde vai atuar e desenvolver o relacionamento comercial. Mas não para por aí.
A gestão empresarial é outro ponto que exige atenção já que envolve diversos conhecimentos e detalhes. No caso de uma assistência técnica a gestão envolve ainda mais informações já que o sucesso do negócio está diretamente ligado à satisfação e confiança do cliente na empresa.
Para facilitar o trabalho dos novos empreendedores o ideal é utilizar os recursos tecnológicos disponíveis como um software de Gestão ERP, que oferece módulos específicos para cada setor da empresa, ajudando o gestor a perceber a empresa por completo.
Outro ponto que muitos empreendedores de primeira viagem deixam de lado é o marketing, pois acreditam que esse serviço é apenas para as grandes empresas. Ao contrário, as pequenas empresas talvez sejam as que mais precisam do marketing para atrair novos clientes e alimentar a base de consumidores.
E o marketing digital permite que empresas divulguem seus serviços e produtos sem que seja necessário fazer grandes investimentos. A pequena empresa pode começar investindo pouco e aumentar os recursos conforme os resultados sejam apresentados. É importante, porém, buscar profissionais capacitados para garantir a eficiência da estratégia de marketing.
Além dessas, ainda existem outros pontos a serem observados para aumentar as chances de sucesso da sua assistência técnica:
- SEJA PROATIVO
É importante estar atento às novidades do mercado e se antecipar às ocorrências de futuros problemas, necessidades ou mudanças em relação aos equipamentos. Busque Alternativas que melhorem o ambiente de trabalho da empresa e também os serviços prestados. Crie um planejamento para novas ideias.
- TREINE SUA EQUIPE
Sua equipe é a representação da sua empresa diante dos clientes. Se houver um mau atendimento, essa será a percepção dos clientes da sua empresa e, principalmente nesse ramo de atuação, a reputação é extremamente importante.
Treine seus colaboradores e garante que eles ofereçam um atendimento de excelência em todos os canais de contato com os clientes.
- MANTENHA A COMUNICAÇÃO EM MÃO DUPLA
A comunicação eficiente é fundamental para o bom desenvolvimento da empresa. E o gestor deve dar o exemplo garantindo que a comunicação aconteça dos dois lados, estando aberto a ouvir seus colaboradores e ponderar suas colocações.
A comunicação livre evita muitos problemas internos e sem ela sua empresa não se manterá de pé.
- MONITORE DIARIAMENTE AS TAREFAS
É preciso que cada colaborador da empresa saiba quais são suas atribuições diárias e os prazos de cada atividade, para garantir que não haverá problemas com as entregas ou erros nos serviços.
Utilize sistemas de gestão de projetos para facilitar o acompanhamento das atividades e abrir um canal eficiente de comunicação entre você e os funcionários
- ZELE PELA QUALIDADE DO SERVIÇO
Serviços de assistência técnica são baseados na confiança do cliente na empresa e na indicação, o famoso boca à boca. Sendo assim é fundamental oferecer serviços com qualidade e uma forma de garantir a eficiência dos serviços é, além do treinamento adequado, criar regras claras para todos os colaboradores.
- CONSIDERE OS RESULTADOS
Muitas vezes demoramos para acreditar, mas os números e resultados não mentem. Se o telefone não para de tocar com reclamações, ou se faltam peças no estoque, certamente isso será refletido nos resultados da empresa.
Para não levar um susto ao final do mês é importante acompanhar os resultados diariamente e realizar ações corretivas durante o processo. Dessa forma você garante que a empresa estará trilhando um caminho certo.
É importante que sua ferramenta de ERP online forneça relatórios com dados confiáveis que facilitarão esse acompanhamento diário.
Agora você já possui algumas informações importantes para abrir em empresa de assistência técnica. Com essas dicas e um programa para assistência técnica você conseguirá desenvolver o negócio com eficiência e aumentar as chances de sucesso.