Como criar conteúdos para o topo do funil de vendas

Se você não dá muita atenção para o seu funil de vendas de marketing digital, esse artigo é um ponto de partida para otimizar a sua performance.

O funil nada mais é do que o caminho da venda por onde passam todos os seus clientes. É nesse processo que os potenciais consumidores tomam conhecimento da marca do produto/serviço que você oferece.

Pode acreditar: criar conteúdo voltados para o topo do funil é o primeiro passo para despertar o interesse e preparar o terreno para futuras conversões.

E, neste guia, vamos explicar quatro conteúdos para o topo do funil de vendas a fim de você converter e fidelizar clientes. Aproveite o conteúdo e ótima leitura.

O que é o funil de vendas?

Em outras palavras, o funil de vendas é o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa até a compra. No topo do funil, estão o grande número de interessados, que vai diminuindo conforme avançam nas fases do processo.

A estratégia de marketing digital ilustra cada movimento do cliente para ajudar a empresa a distribuir o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo.

Isto é, trata-se de um roteiro para o time comercial entender o momento certo de abordar o cliente e a mensagem adequada para, assim, fechar negócios.

Mas, afinal, como criar conteúdos para o topo do funil de vendas?

4 conteúdos para o topo do funil de vendas

O conteúdo é um chamariz para atrair a atenção das pessoas que ainda não conhecem a sua marca/produto e mostrar que você entende do assunto.

E aqui vamos mostrar quatro conteúdos para o topo do funil de vendas que podem fazer toda a diferença na hora de implementar a estratégia de marketing da sua empresa.

Veja só os conteúdos:

1. Artigos de blog

Os artigos de blog são os conteúdos ideais para o topo do funil. Eles ajudam a atrair as pessoas que estão começando a se interessar pelo produto/serviço oferecido, mas que ainda não estão prontas para comprar.

Veja por que os artigos são tão importantes:

  • Ajudam a atrair o máximo de pessoas possível para que conheçam a sua marca.
  • São fáceis de encontrar na internet – principalmente se forem otimizados pelos mecanismos de buscas, como o Google, usando o SEO.
  • As pessoas podem procurar informações sobre o tema em seu blog.
  • É fácil de compartilhar e pode levar muitas pessoas ao seu site.

Portanto, o artigo de blog é uma estratégia de marketing para mover o visitante para a próxima etapa do funil (o meio).

2. Infográficos

Assim como os artigos de blog, os infográficos também são ótimos conteúdos para o topo do funil. Isso porque:

  • Eles podem explicar informações complexas de forma simples e visual.
  • Quando alguém vê um infográfico interessante, é comum que compartilhe com amigos ou seguidores, o que ajuda a expandir o alcance da sua marca e atrair mais pessoas para o topo do funil.
  • Quando sua empresa cria infográficos bem pesquisados e informativos, ajuda a posicioná-la como uma autoridade no assunto.
  • Se você publicar um infográfico no seu blog ou site, ele pode aumentar o tempo que os visitantes passam em suas páginas. As pessoas tendem a passar mais tempo examinando e absorvendo um infográfico do que um texto tradicional.
  • Infográficos podem ser usados em diversas plataformas e formatos, desde postagens em redes sociais até partes de uma apresentação.

Por meio de infográficos, as pessoas começam a associar sua marca com conhecimento e expertise, o que pode ser muito útil quando elas estiverem prontas para considerar uma compra mais adiante.

3. E-book e whitepapers

E-books e whitepapers são conteúdos com informações detalhadas e aprofundadas que ajudam a atrair potenciais clientes.

E por que esse tipo de conteúdo pode ser explorado? Saiba a seguir:

  • Ele vai atrair leitores que querem entender melhor sobre um problema ou uma área de interesse.
  • Oferecido como conteúdo gratuito em troca de informações de contato, como o e-mail do leitor, ajuda a capturar leads qualificados.
  • Ao criar um e-book ou whitepaper bem pesquisado e informativo, sua empresa se posiciona como uma autoridade no assunto;
  • E-books e whitepapers são formatos versáteis que podem ser usados de várias maneiras: download em landing pages, distribuição em campanhas de e-mail e compartilhamento em redes sociais.
  • Quando bem otimizados, também podem contribuir para o conteúdo SEO ser otimizado nos mecanismos de buscas do seu site, criando uma poderosa ferramenta de atração e qualificação de potenciais clientes.

4. Quizzes e questionários

Os quizzes e questionários interativos são conteúdos que ajudam os usuários a identificar necessidades ou problemas, levando-os a explorar mais sobre os produtos ou serviços que você oferece.

E tem mais:

  • Eles engajam de forma interativa, o que torna o conteúdo mais envolvente e aumenta a probabilidade de o visitante dedicar mais tempo à página.
  • Quizzes que ajudam o usuário a avaliar seu conhecimento, descobrir seu “perfil” com relação a um tema específico ou identificar suas necessidades são irresistíveis. Por exemplo, um quiz como “Qual é o melhor estilo de decoração para sua cozinha?” pode atrair muitas pessoas interessadas em decoração que talvez não conheçam sua marca ainda.
  • Muitos quizzes e questionários pedem que o usuário forneça informações de contato, como nome e e-mail, para receber os resultados, e isso permite que sua empresa capture leads de forma natural e sem parecer invasiva.
  • Os quizzes e questionários podem deixar uma impressão positiva e aumentar as chances de o usuário se lembrar de você no futuro.

Agora, você já sabe por que quizzes e questionários são poderosos conteúdos de topo de funil: eles engajam de forma interativa, atraem curiosidade, capturam leads de maneira eficaz, personalizam a experiência do usuário, aumentam o tempo de permanência no site e facilitam o compartilhamento nas redes sociais.

Tudo isso ajuda a atrair e preparar potenciais clientes para as próximas etapas do funil de vendas.

Como criar conteúdo para o funil de vendas?

Como vimos ao longo deste conteúdo, o funil de vendas é a estratégia de marketing mais importante para alavancar as vendas.

Para criar conteúdos para o seu topo, não deixe de contar com o apoio de um time de profissionais expert no assunto.

É justamente pensando nisso que a agência de marketing digital Inside Digital conta com uma equipe de profissionais de várias áreas para criar conteúdo para o seu funil de vendas e alavancar os resultados de sua empresa. 

Clique aqui e fale conosco agora mesmo!

Este post ajudou você?

Aproveite para aprender também sobre: Brandformance: como essa estratégia pode ajudar a sua empresa. 

 

Anterior SEO para TikTok: como criar para os mecanismos de buscas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *