O que é e como fazer Marketing Multicanal.

Talvez você já tenha ouvido falar em marketing multicanal ou multichannel.

Trata-se de uma estratégia que explora diferentes canais e formatos para alcançar clientes e interagir com eles, independentemente de onde estejam.

Você já se perguntou como as marcas conseguem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, oferecendo uma experiência consistente e personalizada aos seus clientes? O segredo é o marketing multicanal.

E aqui, neste conteúdo, desvendaremos tudo sobre esta estratégia: o que é, como fazer e muito mais. Continue a leitura!

O que é marketing multicanal?

Como falado, marketing multicanal é a utilização de vários canais para o cliente interagir com a marca da empresa.

Essa estratégia surgiu da necessidade de acompanhar o comportamento dos consumidores, oferecendo uma experiência personalizada, em todos os pontos de contato.

Assim, em vez de depender de um único meio de comunicação, como apenas e-mails ou redes sociais, as empresas usam uma combinação de canais para se conectar com seu público.

Portanto, o marketing multicanal é uma estratégia para criar uma experiência coesa e integrada, onde cada veículo reforça a mensagem da marca, em qualquer lugar que o cliente esteja.

Como funciona o marketing multicanal?

Quando falamos em marketing multicanal, estamos nos referindo a uma combinação de canais utilizados para se conectar com o público, incluindo:

  • redes sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, LinkedIn, entre outros;
  • e-mail marketing: envio de newsletters, promoções e informações relevantes;
  • sites e blogs: conteúdo informativo e de qualidade para atrair e engajar visitantes;
  • aplicativos móveis: notificações push, promoções e conteúdo exclusivo;
  • lojas físicas: experiência presencial, eventos e promoções em loja;
  • publicidade online: anúncios em Google Ads, banners em sites parceiros etc.;
  • televisão e rádio: comerciais e spots publicitários;
  • SMS: promoções e atualizações via mensagens de texto;

Seja qual for o tipo de canal, a ideia é que o cliente tenha a mesma experiência e perceba a mesma mensagem, independentemente do canal utilizado.

Exemplo de marketing multicanal 

Vamos mostrar um exemplo de como as empresas podem utilizar a estratégia de marketing multicanal na prática. Acompanhe:

Empresa de roupas esportivas

Redes sociais

  • redes sociais: posts diários sobre os produtos com fotos e vídeos da coleção;
  • anúncios patrocinados: campanhas de anúncios no Instagram e Facebook direcionadas a pessoas interessadas em moda.

E-mail marketing

  • newsletter: envio de e-mails para a lista de clientes com um “sneak peek” (“pequena amostra”) da coleção e um código de desconto exclusivo para as primeiras compras.

Blog

  • post: artigo no blog da loja com dicas de moda e looks que podem ser montados com as peças da coleção.

Aplicativos móveis

  • notificação push: envio de notificações push para os usuários do aplicativo com alertas sobre o lançamento e as promoções exclusivas.

Lembre-se de que este é apenas um exemplo de como funciona o marketing multicanal.

Ao integrar diferentes canais de comunicação, as empresas podem alcançar um público maior, oferecer um atendimento mais personalizado e aumentar a fidelização dos clientes.

Quais as vantagens do marketing multicanal?

Como vimos há pouco, o marketing multicanal permite que as empresas estejam presentes em diversos canais, garantindo que elas estejam onde seus clientes estão.

Mas não é só isso. Listamos as principais vantagens do marketing multicanal. Veja só:

Melhora a experiência do cliente

Ao oferecer uma experiência integrada em todos os pontos de contato, você melhora a satisfação do cliente.

Quando os clientes podem interagir com sua marca de várias maneiras e ainda sentir uma continuidade na comunicação, eles têm uma experiência mais agradável e confiável. Você já tinha parado para pensar nessa questão?

Aumenta a taxa de conversão

Quando as pessoas podem ter contato com sua marca através de diferentes canais de comunicação, como redes sociais, sites, dentre outros, as chances de conversão aumentam.

Isso porque elas recebem informações e incentivos em várias plataformas, o que pode motivá-las a tomar uma decisão de compra.

Otimiza a segmentação e personalização da campanha

O marketing multicanal permite coletar e analisar dados de diferentes fontes, ajudando a entender melhor o comportamento e as preferências dos clientes.

Logo, com essas informações, é possível criar campanhas mais segmentadas e personalizadas, aumentando a relevância das mensagens enviadas.

Promove maior visibilidade da marca

Estar presente em múltiplos canais aumenta a visibilidade do negócio. Sem contar que manter uma comunicação consistente em todos os canais reforça a identidade da marca e aumenta o reconhecimento entre os consumidores.

De uma forma bem simples: quanto mais canais de comunicação, mais oportunidades.

Como fazer o marketing multicanal?

Para colocar a estratégia de marketing multicanal em prática, o mais recomendado é contar com uma capacitada e experiente agência de marketing digital, já que para implementar o marketing multicanal é crucial:

  • conhecer o público-alvo;
  • escolher os canais certos;
  • criar uma mensagem consistente;
  • integrar os canais com o CRM e a automação de marketing;
  • monitorar a analisar todos os resultados;
  • ajustar e otimizar as campanhas sempre que necessário.

Pensando nisso, a agência de marketing Inside Digital conta com uma equipe de profissionais de várias áreas para fazer o marketing multicanal da sua empresa.

Quer saber como podemos implementar essa estratégia em seu negócio? Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções.

Anterior CRM: por que integrar a estratégia ao seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *