Conheça os 5 modelos de e-mail marketing que vão otimizar suas campanhas

Trabalhar com um modelo já se mostra desafiador, portanto, desenvolver estratégias efetivas que fazem uso de diversos modelos de e-mail marketing é uma barreira que precisará ainda de mais trabalho para que possa ser superada.

Porém, apesar da dificuldade, esse tipo de abordagem com certeza resulta em bons frutos. Sabendo aplicar, é possível converter muito mais leads utilizando apenas um único e mesmo modelo para todos os seus e-mails.

Quer conhecer os melhores e mais funcionais modelos de e-mail marketing que vão aprimorar suas campanhas e aumentar a taxa de conversão de leads da sua companhia? Então, continue acompanhando o artigo e boa leitura!

Os 5 modelos de e-mail marketing que mais dão certo

Abaixo, separamos os cinco modelos mais efetivos de e-mail marketing que podem ser implementados na estratégia de praticamente qualquer empresa.

É claro que é preciso levar em consideração os seus objetivos antes de optar por um deles. Se não possuir uma visão clara do que quer alcançar, colocar diversos modelos diferentes em ação não trará um resultado tão satisfatório quanto espera.

Dito isso, vamos aos 5 melhores estilos atuais para se trabalhar!

1 – Newsletter

As newsletter são, muito provavelmente, o primeiro passo que a grande maioria das marcas dá quando começa a implementar o e-mail marketing em suas estratégias. Não é à toa que estão presentes tanto em pequenos quanto grandes negócios.

Geralmente, um desses e-mails são enviados para toda a base de contatos que uma associação possui. Ao depender do conteúdo que a empresa quer levar, ela pode destinar uma carta eletrônica dessas a apenas uma parte dos seus leads.

Sua característica principal é a promoção de uma grande variedade de conteúdo. Ela pode abordar desde descontos e cupons até novas soluções produzidas pela marca.

Tal variedade é um dos principais pontos, pois a newsletter é um tipo de e-mail que atinge os leads que estão em todos os estágios do funil de vendas, e em momentos diferentes de compra.

Ou seja, ela aborda desde pessoas interessadas em ler posts em um blog corporativo introdutório até aquelas que estão avançadas no funil, quase concluindo uma compra.

Ela é uma forma eficiente de manter contato ao longo do tempo, permitindo que o seu cliente sempre esteja atualizado a respeito do seu material e seus novos produtos e serviços, aumentando a interação entre marca e interessado.

Quando se vai analisar esse modelo de e-mail, a principal métrica a ser avaliada não é o clique ou a abertura, por exemplo, mas sim a informação de quem clicou e em qual link que foi enviado.

Tal informação permitirá que a marca possa segmentar o seu público, de forma excelente, por assunto de interesse, ao depender de onde o lead clicar, bem como o estágio de compra de um determinado cliente, dependendo de qual oferta ele escolher.

2 – Campanhas promocionais

Tenha em mente que, quando falamos sobre campanhas promocionais, não estamos abordando apenas um e-mail destinado a divulgar promoções e produtos.

Aqui, a palavra promocional significa “promoção de oferta”, ou seja, ela é um conteúdo gratuito ou até mesmo um produto. 

A grande vantagem desse modelo é o foco, uma vez que, como possui um único objetivo, ela entrega apenas uma opção para o lead.

Dito isso, criar esse tipo de mensagem é bem mais simples quando comparado ao processo de desenvolvimento de outras. 

Por possuir o poder de levar a mensagem certa para a pessoa certa em cada estágio de compra, as campanhas possuem alta taxa de conversão.

E como otimizar um processo simples, mas funcional, em algo ainda mais eficiente? O segredo para isso está na segmentação dos seus clientes.

No caso de vendas de bolos, por exemplo, é interessante saber para quem o seu conteúdo está direcionado, como, por exemplo:

  • Mães, para festas de aniversário;
  • Eventos empresariais;
  • Noivas, para casamentos;
  • Pessoas que já demonstraram interesse em fazer uma encomenda;
  • Pessoas que se interessaram no conteúdo do seu site referente a uma receita;
  • Clientes ou não clientes.

O principal ponto aqui é definir o público e qual oferta será enviada e realizar a segmentação baseada nas informações obtidas da sua base de leads.

3 – E-mails transacionais

Entre os modelos de e-mails marketing mais interessantes para se ter em uma empresa, os transacionais são praticamente obrigatórios.

Sabe aquele e-mail de resposta que recebeu quando precisou recuperar a senha de algum serviço, fez alguma compra online ou baixou um determinado conteúdo na internet? Esses são os transacionais.

Eles são muito comuns em serviços, programas de computador e aplicativos de celular, e contém funcionalidades que são simples (como troca e redefinição de senha), mas muito úteis.

A grande vantagem desse modelo é que eles são esperados pelo lead, ou seja, ele realizou alguma ação e está esperando essa mensagem.

Por esse motivo, pensando na jornada de compra do cliente, o transacional pode ser implementado para atuar em qualquer momento, desde a primeira conversão de um conteúdo educativo até a confirmação de uma compra.

As mensagens de agradecimento, feitas após realizar uma conversão em uma landing page, também fazem parte desse estilo de carta eletrônica. Nesse caso, o lead normalmente espera que seja enviado um link para acessar o conteúdo em questão, que chamamos de conversão principal.

O que nem todas as empresas aproveitam nesses e-mails é a conversão secundária, que pode ser oferecida além da que já é esperada pelo cliente.

Por essa variedade, dependendo do nível de conteúdo que é baixado, a oferta secundária pode também se adequar ao momento de aquisição por parte do lead. Isto é, ela é uma oportunidade para enviar ofertas que estejam relacionadas à decisão de compra do interessado quanto mais avançado ele estiver no processo de conversão.

4 – Lifecycle E-mail

A chave para o sucesso de diferentes modelos de e-mail marketing é, afinal de contas, a segmentação. E isso fica muito claro quando implementamos o estilo de Lifecycle E-mail.

Esse modelo refere-se ao estágio no ciclo de vendas. Alguns dos estágios a serem considerados são: 

  • Lead; 
  • Oportunidade sendo trabalhada pelo comercial;
  • Cliente ativo (em caso de empresas que trabalham com pagamento recorrente);
  • Cliente que realizou uma compra (pode, inclusive, separar em compras recentes ou que foram feitas há meses);
  • Ex-clientes;
  • Entre outros.

É importante pensar nesses casos que para cada estágio de conversão existem ofertas específicas que são cabíveis, aquelas que devem ser guardadas para um momento futuro e outras que devem ser deixadas de lado, pois já passou a oportunidade de oferecê-las.

Além disso, também é preciso levar em consideração  o objetivo ao se enviar uma oferta específica por e-mail. É preciso considerar se deseja ensinar, vender, fazer upsell ou upgrade, engajar, recuperar, etc.

5 – Automação de Marketing

Muitos tipos de e-mails citados anteriormente trabalham juntos em uma estratégia de automação de marketing.

A automação entra tanto como um processo quanto um modelo. Confira como se dá o seu funcionamento!

Uma vez que o “gatilho” de entrada em um fluxo de automação é executado pelo lead – seja download de material, clicar em um determinado link ou dar uma resposta específica em formulários – os e-mails que essa pessoa passará a receber serão altamente segmentados não apenas pelo perfil e interesse, mas também levando em conta o quão avançado o lead se encontra na jornada de compra.

Um caso bem comum onde ela ocorre, por exemplo, são em empresas que enviam campanhas promocionais oferecendo um e-book ou uma newsletter com links para ofertas variadas.

Um lead já nutrido irá baixar alguns desses materiais e começará a receber as cartas eletrônicas com conteúdos complementares. 

Contudo, ele já está considerando uma solução para seu problema em específico e acaba demonstrando interesse entrando no site e pedindo uma avaliação da empresa.

Nesse cenário, utilizando a automação, a mesma pessoa deixaria de receber e-mails sobre o material baixado e entraria em um novo fluxo onde receberia dessa vez o contato de um vendedor da marca.

Esse é apenas um dos muitos casos onde a automação de marketing pode ser aplicada. Ela pode abranger praticamente todas as etapas da jornada de compra e tem ótimo engajamento, além de preparar o seu cliente em potencial para a compra de um produto ou serviço.

Com esses modelos de e-mail marketing, suas campanhas alcançarão melhores resultados

Ao utilizar um, dois ou até mesmo os cinco modelos de e-mail marketing que foram apresentados ao longo do artigo, alcançar melhores resultados com suas campanhas é totalmente possível.

Certamente que isso é um grande desafio. Afinal, implementar cada modelo e torná-lo efetivo não é algo simples. No entanto, isso se mostra muito efetivo, principalmente quando falamos sobre a retenção de leads que é possível alcançar por meio dessa estratégia.

Para ajudar você a superar essa barreira, a Inside Digital conta com um time de profissionais que vai ajudá-lo na implementação de quaisquer estratégias relacionadas ao Marketing Digital da sua empresa, permitindo levar o seu conteúdo a mais pessoas!

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