Como otimizar tempo e dinheiro em campanhas de SEO

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Muito se fala que o SEO é barato, outras vezes que é muito caro, essa comparação pode ser mensurada e determinada barata, caso você não valorize seu tempo livre, digo isso pois o SEO é destinado a qualquer pessoa que queira estudar muito e sempre está disposto em aprender. O momento que pode ser caro é que a grande maioria das agências de SEO,  por desempenharem equipe e tempo para conseguir o melhor retorno orgânico para seu site. Os benefícios do SEO superam em muito tempo os custos monetários que foram depositados para tal ação.

Os resultados de campanhas de SEO não são cumulativos, porém muitas empresas pensam que SEO é somente para os grandes, esse pensamento está completamente errado. Nesse artigo você verá que existem estratégias de redução de tempo  e custos, que por sua vez serão favoráveis a sua empresa, mostrando dicas para tornar seu tempo e investimento mais rentáveis e proveitosos.

1 – Atinja o nicho mais específico

Mesmo na fase de planejamento você já  pode economizar, diminuindo o universo que vai trabalhar, para isso analise seu segmento de forma minuciosa. Veja quais são as principais dores desse seu nicho em específico, com isso seus resultados serão mais relevantes com imenso material, diferente de tentar começar com uma estratégia ampla.

2 – Abordagem híbrida

No mercado existem inúmeras formas de se contratar bom trabalho de SEO, sendo ele através de uma agência de SEO que custa um investimento alto, consequentemente traz inúmeros benefícios pela experiência e Know-How. Você também pode contratar freelancers que muitas vezes são baratos, pouco confiáveis no quesito de estratégia e entregabilidade, sendo que você deve ter alguns conhecimentos técnicos para em conjunto com o freelancer desenvolver um bom trabalho. A última forma, não menos vantajosa, seria contratar pessoas FullTime para cuidar do SEO de sua empresa e fazer por conta, através de um auxilio de estudos, blogs stakeholders, com isso terá que arcar com as responsabilidades estratégicas.

3 – Jogada natural para complementar o Marketing Digital

Sempre você deve ter em mente que uma estratégia de SEO nunca deve estar isolada, ela deve complementar uma ação de conteúdo, mídias sociais e e-mail Marketing. O SEO seria uma persuação para outras linhas estratégicas onde você colherá frutos de seus esforços, com isso seu ROI de SEO  será bem maior. Você deve ter em mente uma boa estratégia de conteúdo  e boas linkagens internas para facilitar a leitura e paginação de seu site perante ao google.

4 –  Invista em plataformas rentáveis.

O que mais vejo são profissionais de Marketing Digital com muitas ferramentas e muitas vezes apenas uma delas dá conta do recado. Hoje no mercado existem plataformas de análise, mensuração, gerenciamento de mídias sociais, ferramentas para automação de Marketing Digital e E-mail marketing. Selecione a ferramenta que atenda suas necessidades momentâneas. Uma das plataformas que indico seria a MOZ e SemRush, pois para o começo é mais  do que necessário, sendo que as duas ferramentas proporcionam uma versão ou tempo para testes.

Da mesma forma, suas estratégias devem ser podadas. Não adianta nada ter vinte ações paralelas de SEO sendo que apenas duas delas estão de fato trazendo resultados bons. Invista nessas que estão dando retorno, melhore-as e abandone as que não estão trazendo resultados.

5 – Qualidade ou quantidade.

Qualidade sempre, esse item é crucial para o sucesso de suas campanhas de SEO. Não existe aumento linear de visitas quando a qualidade é deixada de lado no google autoridade, isso vale ouro. Um post bem feito, estruturado com imagens, com linguagem voltada para seu nicho vale muito mais do que cinco artigos feitos na correria sem qualidade, com erros de português e baixa autoridade. Mesmo que os artigos de qualidade custem mais tempo e esforço, o trabalho de qualidade é muito rentável a longo prazo, por isso priorize seu tempo de trabalho e pense a longo prazo em suas estratégias de SEO.

Essas dicas podem ser melhoradas com a supervisão de um profissional qualificado de SEO, com insigths para ser aplicado no seu negócio. Lembre-se sempre, o mais barato não significa mais eficaz. No SEO existe sempre algo a ser melhorado, tudo vai depender de suas ideias.

 Vejam:

Como medir o ROI de SEO

Formado em Marketing, pós graduado em Marketing Digital pela FGV, certificado por entidades como FGV, Comschool, e entre outros, apaixonado por Marketing Digital, gerenciou equipes e detêm cases de sucesso

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