A cada dia que passa, a forma com que as pessoas buscam um conteúdo ou serviço muda, e com o SEO não é diferente. Com o avanço, as pesquisas por voz e até mesmo Al, torna-se cada vez mais necessário que o seu site traga informações úteis para sua persona. Para que isso ocorra,  é imprescindível estar sempre buscando insights de concorrentes.

Muito importante antes de tudo sabermos o que é SEO.

SEO é o conjunto de estratégias voltadas para conseguir boas posições na SERP orgânica. Quanto maior a Classificação e autoridade que um site possui, maiores são as chances dele conseguir boas posições. Segundo pesquisas o primeiro lugar da SERP possui cerca de 30% do volume de cliques, já a segunda posição corresponde a 15% e a terceira posição corresponde apenas a 10%.

Vamos apresentar 10 ferramentas de SEO que farão diferença na hora de montar suas estratégias em 2020.

1 – The Answer Public

Answer the Public – 

Ferramenta  GRATUITA que fornece respostas sobre as mais diversas perguntas que um usuário possa fazer dentro do Google. Logo após a colocação de uma palavra-chave para análise, ela busca consultas populares com base nessa palavra e que possua um volume de tráfego interessante para a semântica da mesma.

Esses dados fornecem aos criadores de conteúdo insights informações sobre as preocupações e os desejos de clientes em potencial e permitem que eles criem conteúdo altamente segmentado que atenda a essas necessidades.

Trata-se de uma ótima ferramenta para criar artigos persuasivos que vão ao encontro do seu público.

2 – MozBar


MozBar–  Ferramenta útil, que nada mais é do que uma barra de ferramentas dentro do seu Chrome, trazendo métricas importantes como DA e PA de uma forma simples, sem a necessidade de login etc.

Facilmente pode encontrar palavras-chave na página do concorrente, e com isso formar sua estratégia de SEO, destacar e diferenciar links, bem como comparar as métricas de links de sites diferentes em SERPs.

Caso necessite fazer pesquisas detalhadas de SEO em qualquer lugar, o MozBar é uma das melhores opções a considerar.

Você pode desbloquear recursos ainda mais avançados, como Otimização de Página e Dificuldade de Palavra-chave com uma assinatura do MozPro.

3 – Hrefs

Hrefs – 

Hrefs –  Ferramenta completa para fazer análises de palavras-chaves, backlinks, DA, PA, fazer comparações com concorrentes visando a melhora no score de sua palavra-chave perante os concorrentes. 

Muitos dizem que ela é o canivete suíço de SEO.  Nós, da Inside Digital, utilizamos essa ferramenta para os nossos projetos de Marketing Digital dos nossos clientes. 

De acordo com uma análise do site Incapsula, a Ahrefs possui hoje o robô comercial (crawler) mais ativo da internet, o que dá à ferramenta o prêmio de maior identificadora de backlinks do mercado.

4 – Ubersuggest


O Ubersuggest é fundamental para pesquisa de palavras-chaves, tendo como base o planejador de palavra-chave do Google. Tudo isso para mostrar as melhores palavras-chaves para seu negócio/site.

Essa ferramenta foi criada pelo Marqueteiro Neil Patel.

Uma característica excelente do Ubersuggest é sua capacidade de filtrar as palavras-chave que você não está interessado nos resultados de pesquisa.

Com a versão atualizada recentemente – Ubersuggest 3.0 -, agora você pode inserir URLs e obter métricas de domínio.

 

5 – BrowSEO


BrowSEO – Aplicativo de SEO que vai mostrar seu site em forma textual. Com isso você saberá se os robots do Google estão encontrando alguma dificuldade em anexar seu site, seus textos âncoras e toda a estrutura ONPAGE

Uma característica interessante desta ferramenta gratuita de SEO é a pré-visualização da SERP. Isso mostra uma prévia de como seu site aparece nos resultados da pesquisa.

 

6 – Can I Rank?

CanIRank – Como o nome diz: essa ferramenta de SEO vai mostrar para você se será possível  ranquear para uma determinada palavra-chave no Google.

A maioria das ferramentas apenas fornece dados para que você monte suas estratégias.

Com a CanIRank, você saberá as probabilidades que teremos em uma determinada palavra-chave. A ferramenta fornece insights para mostrar como conseguir alcançar tal posição.

Seus relatórios são intuitivos e ricos em conteúdos.

 

7 – Semrush

Sem Rush – Outra Ferramenta  para SEO. Com esse carinha você pode, dentro da SERP, obter dados reais dos concorrentes que estão à sua frente.

Isso é possível, devido à enorme lista de sites que fornece dados de volume de busca, custo por clique, e concorrência para:

  • Pesquisa do Google;
  • Tendências do Google;
  • eBay;
  • Responda o público;
  • Google Keyword Planner;
  • Bing;
  • Etsy;
  • Soovle;
  • Google Search Console;
  • Youtube;
  • Ubersuggest;
  • Majestoso;
  • Google Analytics;
  • Amazon;
  • Palavra-chave Shitter;
  • Moz Site Explorer aberto.

Sem contar que é totalmente gratuito!!

 

8 – SERPROBOT

SERPROBOT – Todos nós que trabalhamos com SEO temos métricas parecidas, sendo uma delas a tão sonhada primeira posição do Google.  Para que isso aconteça nós temos que ficar checando rotineiramente os dados.

SERPROBOT é um verificador de ranking google livre que você pode usar para encontrar o seu site Google Search Ranking, posição instantaneamente em tempo real em cache.

 

9 – Woorank

O Woorank é fundamental para conseguir extrair o máximo de proveito ONPAGE do seu site.

Com o Woorank é possível visualizar a pontuação de SEO para o seu site em formato de lista, mostrando o que deve ser feito para corrigir tal erro, caso ocorra.

Com o Woorank é possível melhorar os aspectos AMP do seu site.

10 – Google Search Console

Não pense que ele está por último ou que ele seja menos importante. Com o Google Search Console, você pode ver todos os aspectos do seu site. Seria o monitor da saúde do seu site perante o Google.

Além do fato – os dados vêm do Google -, o Google Search Console é rico em insights relacionados aos itens abaixo:

– Palavra-chave e desempenho de URL;

– Problemas de indexação;

– Usabilidade móvel;

– Status do Sitemap;

– E muito mais!

Começar SEO em 2020 nunca foi tão fácil, contando, claro, com ferramentas que permitirão cada vez mais ter insights lucrativos favorecendo a autoridade no Google.
Para saber mais sobre SEO: GUIA de SEO para inciantes.

 

Anterior Pesquisa de palavras-chave: Dicas fundamentais para ter as melhores estratégias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *